03/08/2016
Vereadores mirins realizam última reunião do mandato
Jovens parlamentares ficaram no cargo por um ano e dois meses
Xaxim- Na sexta-feira, 29 os vereadores mirins realizaram a última reunião do mandato. Depois de um ano e dois meses de trabalho, estudo e conhecimento, o Programa Vereador Mirim: A Câmara vai à escola encerrou as atividades no ano de 2016. Reativado após 10 anos, pela vereadora Clesi Brandielli, os vereadores mirins foram eleitos ou indicados pelas escolas municipais e estaduais de Xaxim em abril de 2015.
´Durante a reunião, os vereadores mirins ainda entregaram um certificado parabenizando os estudantes Kamily Pércio, vencedora do concurso de oratória da Escola Gomes Carneiro e Tiago Zilli,vencedor da Escola Neusa Massolini.
Durante esse período, além de conhecer o funcionamento da Câmara de Vereadores, os jovens parlamentares puderam atuar como vereadores e fazer indicações, requerimentos e apresentar sugestões de projetos. Além disso, o trabalho dos vereadores mirins foi além, pois muitas ações sociais foram desenvolvidas.
Para a vereadora coordenadora do Projeto Clesi, o projeto foi muito positivo, pois pode criar lideranças jovens no município com visão diferenciada da política. Ainda, a vereadora destaca que entrou com o propósito de fazer um trabalho diferenciado e sai com a certeza do dever cumprido. Ela agradece as escolas, pais, alunos e professores que apoiaram e se empenharam para que o Projeto Vereador Mirim fosse criado no município de Xaxim.
Armando Roncaglio, vereador coordenou os vereadores mirins durante alguns meses. De acordo com ele, as jovens lideranças evoluíram muito neste período. “Hoje o entendimento deles sobre política, da diferença entre Poder Legislativo e Executivo é diferente, mais avançado”.
Como foi ser vereador mirim?
O vereador mirim Valdinei Alves Pereira, destaca que além de obter mais conhecimento, sua participação no Programa o auxiliou também na melhora da oratória e ele perdeu o medo de falar em público. Outro avanço que Valdinei teve neste período, foi observar a responsabilidade que tem um vereador, e para o futuro o jovem parlamentar tem intenção de disputar um cargo no legislativo, por isso ele acredita que sua passagem pela Câmara Mirim foi um passo a frente.
Para Mateus Dalla Riva, além das amizades que ele cultivou também pôde perceber a força que a juventude exerce na política. “A política não é o que muitas falam ou pensam. Os jovens precisam se interessar pela política”, afirma.
Gabriel Orlandi, diz que a Câmara Mirim foi um grande crescimento pessoal e profissional além de pensar de maneira diferente de como é a política. A mesma opinião é da jovem Beatriz Grafetti que diz ter adquirido grande experiência com o parlamento jovem. “Eu vi como é o funcionamento da Câmara de Vereadores, como é a política da nossa cidade e também a diferença entre o Poder Legislativo e Executivo, que são bem distintos”.
De acordo com a vereadora mirim, Letícia Sacardo, a oportunidade que teve, poucas pessoas da idade deles tiveram. Segundo Eduarda Bernardi, que substitui um vereador titular, foi um período de muito conhecimento e experiências, além das amizades que cultivou dentro da Câmara Mirim. Ela agradece a todos os servidores da Câmara que sempre estiveram dispostos a ajudar e tirar as dúvidas dos jovens parlamentares.