TEB 19º BIMtz - Batalhão da Serra

TEB  19º BIMtz - Batalhão da Serra A TEB reúne militares e civis que serviram no 19º BIMtz em qualquer tempo ou ainda servem. É um g O primeiro encontro ocorreu em 1988.

Esta página não pertence ao 19º BIMtz, não lhe cabendo qualquer responsabilidade sobre ela. Regras desta página:

Comentários e mensagens de usuários que apresentem conteúdos indevidos poderão ser removidos sem aviso prévio. Isso vale para:
● comentários que contenham número de telefone, endereço, e-mail , CEP e número de documentos ou qualquer conteúdo que represente risco ao usuário ou à institu

ição;
● comentários e mensagens com conteúdos ofensivos, obscenos, difamatórios, ilegais, racistas, preconceituosos, ameaçadores, abusivos e/ou depreciativos aos produtos/serviços/colaboradores da TEB e de outras organizações públicas ou indivíduos;
● comentários e mensagens com conteúdos não relacionados ao tema da publicação ou que infrinjam os Termos de Uso do Facebook;
● comentários e mensagens em que há propaganda e/ou venda de algum produto ou serviço, pessoal ou de empresas, assim como práticas de spam e autopromoção. Esta página reserva-se ao direito de excluir usuários que ajam em discordância ou manifestem contrariedade às regras acima, ou que adotem comportamentos que, de alguma forma, seja dissonante às leis brasileiras, à ética ou à moralidade. TEB (Turma do Exército Brasileiro)

A TEB (Turma do Exército Brasileiro) surgiu com as reuniões de Cabos e Soldados que serviram na CCSv no ano de 1971. Posteriormente, as reuniões foram agregando outros camaradas até que passaram a congregar aqueles que serviram no Batalhão em qualquer época ou ainda servem. Assim, o nome histórico permaneceu. Desde 2006, a TEB realiza duas ou três reuniões anuais e, a partir de 2007, passou a ser liderada pelo empresário e professor universitário Marco Aurélio Passini, antigo Tenente no Btl, auxiliado por diversas pessoas, entre as quais o Cel Leonardo Araujo, antigo Oficial do Btl que mantém esta página. Nesse ano, também passou a realizar seus encontros no Galpão Crioulo do 19º BIMtz, com o total apoio de todos os Comandantes do Batalhão. Além da TEB, também se reúnem periodicamente os antigos Tenentes do Batalhão dos anos 70/80/90 e antigos integrantes do PELOPES. Conheça aqui a a história da função da TEB por um dos fundadores, Cb Paixão:
- "Em 1988 um sábado, na então sede campestre do Clube 7 de Setembro, em Sapucaia do Sul, na localidade Fazenda dos Prazeres, reuniram-se mais ou menos 20 ex-companheiros do 19 RI, depois 19 BIMtz, para a primeira reunião da turma de 1971 da CCSv. Posteriormente estes encontros foram batizados por todos, consta em Ata, com TEB 71. Então os encontros perduram até hoje e vão muito mais longe. Os fundadores deste encontro foram os Soldados VIDAL; SCHUMANSKI; MOLINA E PAIXÃO. Esta é a história da TEB que com o decorrer dos anos teve agregada ao seu nome inicial, TEB, o ano das administrações. Ex: TEB 99, TEB 2014 e assim por diante; Saudades daquele sábado aonde tudo começou. Vários companheiros que fizeram parte da primeira reunião, estão no Oriente Eterno. Que Deus os receba em sua companhia." OBSERVAÇÃO: esta página não pertence ao 19º BIMtz e nem a seus atuais integrantes, não possuindo esses qualquer responsabilidade sobre ela. Para acessar a página do Batalhão vá em http://www.19bimtz.eb.mil.br/

*Homenagem ao Veterano Dolirio Domingos de Oliveira*A TEB comunica, com profundo pesar, o falecimento do Veterano Doliri...
11/03/2026

*Homenagem ao Veterano Dolirio Domingos de Oliveira*

A TEB comunica, com profundo pesar, o falecimento do Veterano Dolirio Domingos de Oliveira, aos 95 anos, ocorrido nesta data.

O Velho Soldado integrou o glorioso Batalhão da Serra — então 19º Regimento de Infantaria — nos anos de 1949 e 1950, onde serviu com honra e dedicação à Pátria. Seu exemplo de disciplina e amor ao Exército permanece vivo, atravessando gerações.

Seu legado militar se perpetua por meio de seu filho, Veterano Alzemar de Oliveira, bastante ativo atividades da TEB, que também vestiu a farda verde-oliva como Soldado da 3ª Companhia de Fuzileiros do 19º BIMtz, em 1988.

À família, aos amigos e a toda a comunidade de Veteranos, expressamos nossos mais sinceros sentimentos neste momento de despedida...

Ao Velho Soldado Dolírio, a nossa mais caprichada continência!

*Incorporação 2026*No dia 2 de março, o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, “Batalhão da Serra”, realizou a solenidad...
03/03/2026

*Incorporação 2026*

No dia 2 de março, o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, “Batalhão da Serra”, realizou a solenidade de incorporação de 353 recrutas, que passaram a compor as fileiras do Exército Brasileiro.

O Comandante do Batalhão, Tenente-Coronel Lauro Lima dos Santos Neto, deu as boas-vindas aos novos soldados e destacou que o “Batalhão da Serra” se alegra em abrir seus portões para receber os novos recrutas, que cumprirão a honrosa missão de servir à nação brasileira.

Estiveram presentes, na oportunidade, os senhores Cel. Alexandre Da Rosa, secretário de segurança da cidade de São Leopoldo; Marco Aurélio Passini, Presidente da Turma do Exército Brasileiro (TEB); Everson Klaus, Presidente da Associação de Veteranos Leão da Serra (AVELS); Lodoir Matos, Vice-Presidente da Associação de Veteranos Leão da Serra (AVELS) e Márcio Ricardo Rodrigo Pereira, Soldado Ilustre do Batalhão e membro da AVELS.

Durante a cerimônia, foi lida também a Mensagem Especial do Comandante do Exército, Sr. General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, destinada ao efetivo que incorporou na presente data.

Por fim, o Comandante do Batalhão, após a solenidade, proferiu uma palestra destinada aos pais e responsáveis dos novos recrutas, com intuito de estreitar, ainda mais, os vínculos entre a sociedade, o 19º BI Mtz e, consequentemente, o Exército Brasileiro.

*Gen Trindade é promovido e irá comandar a 8ª RM*O General de Brigada Márcio Cossich Trindade, que comandou o Batalhão d...
28/02/2026

*Gen Trindade é promovido e irá comandar a 8ª RM*

O General de Brigada Márcio Cossich Trindade, que comandou o Batalhão da Serra nos anos de 2015 e 2016, e atualmente é o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, foi promovido ao posto de General de Divisão e deverá assumir o comando da 8ª Região Militar.

O Gen Trindade exerceu também o cargo de Diretor de Assistência ao Pessoal, em Brasília-DF. Promovido ao generalato em 25 de novembro de 2022, o oficial-general incorporou ao Exército em 1987, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército e foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria em 1993. Ao longo de sua carreira, aperfeiçoou-se em diversos cursos militares no Brasil e no exterior, incluindo operações conjuntas, montanhismo, paraquedismo e estudos estratégicos em países como Polônia, Argentina e China.

Com vasta experiência em operações, gestão e assessoramento em altos níveis decisórios, o Gen Trindade reforça o compromisso do CMN com a excelência operacional e administrativa, somando sua expertise à condução das atividades estratégicas na Amazônia Oriental.

Ao distinto chefe e estimado amigo, os efusivos parabéns da TEB pela merecida promoção, com votos de continuados sucessos na 8ª RM!

*Licenciamento do efetivo profissional*No dia 26 de fevereiro, o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, realizou a forma...
26/02/2026

*Licenciamento do efetivo profissional*

No dia 26 de fevereiro, o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, realizou a formatura de licenciamento do efetivo profissional.

Após cumprirem o Serviço Militar, 58 (cinquenta e oito) novos reservistas deixaram o convívio da caserna para iniciarem uma nova etapa em suas vidas.

A solenidade foi presidida pelo Comandante do Batalhão, Tenente-Coronel Lauro Lima dos Santos Neto, que proferiu as palavras de despedidas e agradecimentos pelos relevantes serviços prestados ao “Batalhão da Serra” e ao Exército Brasileiro.

Vale notar também o adiantamento das obras de reconstrução do Pavilhão de Comando, destruído por um violento incêndio em meados de 2018.

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Soldado Veterano Luís Antônio Juchem, ocorrido ontem.Veterano da 3...
17/02/2026

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Soldado Veterano Luís Antônio Juchem, ocorrido ontem.

Veterano da 3ª Companhia de Fuzileiros do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado – “Batalhão da Serra”, turma de 1980, Juchem foi um exemplo de camaradagem e dedicação ao serviço.

Atuante e sempre presente nas atividades da TEB e da AVELS, era estimado por todos os companheiros, deixando lembranças de amizade, lealdade e bom humor.

Aos familiares e amigos, expressamos nossas mais sinceras condolências e solidariedade neste momento de dor. Que seu exemplo continue inspirando as gerações que seguem.

Descanse em paz, Soldado Juchem. Tua missão foi cumprida!

Ao querido Veterano e amigo, a nossa mais caprichada continência...

*Licenciamento do Efetivo Variável - 2ª turma*No dia 13 de fevereiro de 2026, o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado - ...
14/02/2026

*Licenciamento do Efetivo Variável - 2ª turma*

No dia 13 de fevereiro de 2026, o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado - Batalhão da Serra realizou a formatura do 2º Licenciamento do Efetivo Variável incorporado no ano de 2025.

Após cumprirem o Serviço Militar Obrigatório e participarem de diversas atividades de instrução, administrativas e operacionais — dentre as quais se destacam o treinamento físico militar, a ordem unida, a assimilação de valores, deveres e da ética militar — 80 (oitenta) novos reservistas deixaram o convívio da caserna.

A solenidade marcou o encerramento de um ciclo de dedicação à Pátria, contribuindo para o fortalecimento dos valores institucionais e para a formação cívica dos militares ora licenciados.

A todos, a TEB deseja muitos sucessos na nova fase!!!

*Do quartel ao mercado de trabalho: as vantagens de alistar quem serviu à Pátria*- Milhares de militares deixam as Força...
23/01/2026

*Do quartel ao mercado de trabalho: as vantagens de alistar quem serviu à Pátria*
- Milhares de militares deixam as Forças Armadas anualmente, levando consigo um sólido período de formação. Mas o que encontram do outro lado do portão das armas?

Análises e notícias especiais sobre empresas do Setor de Defesa: Avibras, Agrale, CBC, Embraer, Imbel, Ta**us, etc.

*Licenciamento do Efetivo Variável de 2025*No dia 23 de janeiro, foi realizada, no 19º Batalhão de Infantaria Motorizado...
23/01/2026

*Licenciamento do Efetivo Variável de 2025*

No dia 23 de janeiro, foi realizada, no 19º Batalhão de Infantaria Motorizado - “Batalhão da Serra”, a formatura alusiva ao licenciamento do Efetivo Variável incorporado no ano de 2025.
Na ocasião, foram licenciados 93 militares, que retornam agora à vida civil, levando consigo valores castrenses que seguramente irão facilitar a conquista de futuros desafios.

🦁 Parabéns, Batalhão da Serra! 🦁Hoje celebramos mais um ano de história do nosso glorioso 19º Batalhão de Infantaria Mot...
10/01/2026

🦁 Parabéns, Batalhão da Serra! 🦁

Hoje celebramos mais um ano de história do nosso glorioso 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, uma Unidade que carrega consigo 287 anos de tradição, bravura e dedicação à Pátria!

Desde 1739, quando o Brigadeiro José da Silva Paes criou o Batalhão de Artilheiros-Fuzileiros, Unidade Militar primeira que nos deu origem, o Batalhão da Serra escreveu páginas inesquecíveis na história do Brasil. Das batalhas contra os espanhóis no Sul, passando pela Guerra do Paraguai, onde o então 3º Batalhão de Fuzileiros cobriu-se de glórias em Tuiuti, Humaitá, Itororó e Lomas Valentinas, até a heroica participação na Segunda Guerra Mundial, quando fomos lutar na Europa ao lado das Forças Aliadas.

Quantas denominações, quantas sedes, quantas batalhas! Mas sempre com o mesmo espírito: PRONTO!

São Leopoldo nos acolheu em 1922 com carinho fraternal, e desde então esta caserna tem sido o lar de gerações de soldados que honraram o Estandarte do Batalhão da Serra. Fomos Soldados da Paz no Haiti, no Timor-Leste, nas operações de pacificação no Rio de Janeiro. Sempre presentes quando a Pátria chamou!

Mesmo quando, em 2018, vimos o Pavilhão de Comando do nosso histórico quartel ser consumido pelas chamas daquele violento incêndio, a essência do Batalhão da Serra permaneceu intacta. Porque sabemos que o verdadeiro patrimônio desta Unidade não está nas paredes, mas no coração e na alma de cada militar que aqui serviu. Das cinzas, como fizemos diversas vezes ao longo de quase três séculos, nos reerguemos mais fortes!

A todos os veteranos da TEB, aos que envergaram ou ainda envergam com orgulho a farda verde-oliva no 19º BIMtz, aos capilés que sempre nos acolheram com tanto carinho, nossa profunda gratidão e respeito.

PRONTO!
BRASIL!

8ª Companhia de Engenharia do Exército será instalada em São Leopoldo a partir de fevereiro- Nova unidade militar ficará...
30/12/2025

8ª Companhia de Engenharia do Exército será instalada em São Leopoldo a partir de fevereiro
- Nova unidade militar ficará nas dependências do antigo quartel do 16º GAC AP

Nova unidade militar ficará nas dependências do antigo quartel 16

O General de Brigada  Márcio Cossich TRINDADE comandou o Batalhão da Serra nos anos de 2015 e 2016.Ao nosso eterno Coman...
15/12/2025

O General de Brigada Márcio Cossich TRINDADE comandou o Batalhão da Serra nos anos de 2015 e 2016.
Ao nosso eterno Comandante, muitos sucessos na nova e honrosa missão!
PRONTO!
🇧🇷🇧🇷🇧🇷

*Solenidade dos 286 anos de criação e 103 anos de instalação do 19º BI Mtz em São Leopoldo*O 19º Batalhão de Infantaria ...
18/11/2025

*Solenidade dos 286 anos de criação e 103 anos de instalação do 19º BI Mtz em São Leopoldo*

O 19º Batalhão de Infantaria Motorizado – o tradicional Batalhão da Serra – realizou, na manhã do dia 18 de novembro, em São Leopoldo, a solenidade em comemoração aos seus 286 anos de criação e 103 anos de instalação no município. A cerimônia reuniu autoridades, antigos comandantes, veteranos, familiares e convidados que, movidos pela admiração pela Unidade e pela saudade dos tempos de caserna, prestigiaram o evento.

O quartel encontrava-se impecável, refletindo a história e o orgulho da Organização Militar que, há mais de um século, integra e contribui para a cidade. As equipes do Batalhão não mediram esforços para receber dignamente todos os presentes, que chegavam com alegria e emoção ao reencontrar amigos e recordar momentos vividos no 19º.

Entre as autoridades, destacaram-se o General de Brigada Túlio Endres da Silva Gomes, Comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, e o prefeito de São Leopoldo, Heliomar Athaydes Franco, além de diversos comandantes de Organizações Militares, veteranos e familiares, cujas presenças abrilhantaram ainda mais a celebração.

Um dos momentos mais aguardados foi a entrega dos diplomas “Amigo do Batalhão”, honraria concedida a personalidades civis e militares que contribuíram de maneira ímpar para o desenvolvimento das atividades da Unidade. O gesto reconhece e eterniza o apoio daqueles que caminham lado a lado com o Batalhão da Serra ao longo dos anos.

Após a entrega das homenagens, o pátio do quartel tornou-se palco de reencontros emocionados. Velhos amigos e irmãos de farda, alguns sem se ver há décadas, relembraram histórias, missões, marchas, desafios e vitórias que moldaram caráteres e fortaleceram laços.

Encerrando a solenidade, o Comandante do Batalhão, Tenente-Coronel Lauro Lima dos Santos Neto, dirigiu-se aos presentes com palavras que ecoaram o passado glorioso e a responsabilidade do presente. Enalteceu os feitos dos antepassados que construíram o legado do 19º BI Mtz e lembrou que a Unidade segue sendo referência na Infantaria do Exército Brasileiro, cumprindo suas missões com excelência, preparo, dedicação e destaque — seja em operações, seja no apoio à comunidade de São Leopoldo e de toda a região.

Finalizada a cerimônia, permaneceu no ar o sentimento de orgulho e pertencimento, enaltecendo os amigos, irmãos de farda e admiradores do querido Batalhão da Serra, unidos pelo respeito e pela história construída em comum.

*Texto e imagens: Comunicação Social do 19º BIMtz

Endereço

Avenida Theodomiro Porto Da Fonseca, 908
São Leopoldo, RS
93020-080

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando TEB 19º BIMtz - Batalhão da Serra posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria

TEB - nossa história

TEB (Turma do Exército Brasileiro) A TEB (Turma do Exército Brasileiro) surgiu com as reuniões de Cabos e Soldados que serviram na CCSv no ano de 1971. O primeiro encontro ocorreu em 1988. Posteriormente, as reuniões foram agregando outros camaradas até que passaram a congregar aqueles que serviram no Batalhão em qualquer época ou ainda servem. Assim, o nome histórico permaneceu. Desde 2006, a TEB realiza duas ou três reuniões anuais e, a partir de 2007, passou a ser liderada pelo empresário e professor universitário Marco Aurélio Passini, antigo Tenente no Btl, auxiliado por diversas pessoas, entre as quais o Cel Leonardo Araujo, antigo Oficial do Btl que mantém esta página. Nesse ano, também passou a realizar seus encontros no Galpão Crioulo, no Rancho ou no Ginásio do 19º BIMtz, com o total apoio de todos os Comandantes do Batalhão. Além da TEB, também se reúnem periodicamente os antigos Tenentes do Batalhão dos anos 70/80/90/00, além de antigos integrantes do PELOPES e da Companhias. Conheça aqui a a história da fundação da TEB por um dos fundadores, Cb Paixão: - "Em 1988 um sábado, na então sede campestre do Clube 7 de Setembro, em Sapucaia do Sul, na localidade Fazenda dos Prazeres, reuniram-se mais ou menos 20 ex-companheiros do 19 RI, depois 19 BIMtz, para a primeira reunião da turma de 1971 da CCSv. Posteriormente estes encontros foram batizados por todos, consta em Ata, com TEB 71. Então os encontros perduram até hoje e vão muito mais longe. Os fundadores deste encontro foram os Soldados VIDAL; SCHUMANSKI; MOLINA E PAIXÃO. Esta é a história da TEB que com o decorrer dos anos teve agregada ao seu nome inicial, TEB, o ano das administrações. Ex: TEB 99, TEB 2014 e assim por diante; Saudades daquele sábado aonde tudo começou. Vários companheiros que fizeram parte da primeira reunião, estão no Oriente Eterno. Que Deus os receba em sua companhia." Observação: esta página não pertence ao 19º BIMtz e nem a seus atuais integrantes, não possuindo esses qualquer responsabilidade sobre ela. Para acessar a página do Batalhão vá em http://www.19bimtz.eb.mil.br/

Regras desta página: Comentários e mensagens de usuários que apresentem conteúdos indevidos poderão ser removidos sem aviso prévio. Isso vale para:

● comentários que contenham número de telefone, endereço, e-mail , CEP e número de documentos ou qualquer conteúdo que represente risco ao usuário ou à instituição;

● comentários e mensagens com conteúdos ofensivos, obscenos, difamatórios, ilegais, racistas, preconceituosos, ameaçadores, abusivos e/ou depreciativos aos produtos/serviços/colaboradores da TEB e de outras organizações públicas ou indivíduos;