Sistema Integrado Municipal de Museus e Espaços de Memória

Sistema Integrado Municipal de Museus e Espaços de Memória O SIMMEM é uma rede de instituições que visa articular ações e políticas públicas referentes à preservação do patrimônio cultural de São Leopoldo/RS

08/04/2025

➡️Começa hoje o 15º Fórum Estadual de Museus! 🏛️

Promovido pelo Sistema Estadual de Museus (SEM/RS), órgão da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o evento é uma oportunidade para profissionais de museus, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas trocarem ideias e debaterem sobre o fortalecimento dos espaços de memória no Rio Grande do Sul.

📝 A programação, que segue até sexta-feira (11), na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), inclui palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações de trabalhos sobre temas como modelos sustentáveis e inovadores de gestão, novas tecnologias e práticas para garantir a preservação da memória e estratégias para tornar os museus espaços mais acolhedores e acessíveis para todos.

🔗 Acompanhe mais informações em cultura.rs.gov.br ou na página

: descrição no texto alternativo.

16/08/2024

O Kit Digital e Audiovisual está disponível aos museus inscritos na plataforma Visite Museus, uma ferramenta para o público consultar toda a programação e também um novo sistema de inscrições dos eventos.

Acesse o Kit ao inscrever a instituição: visite.museus.gov.br/faca-parte

Dúvidas e outras informações:

Whatsapp (61) 98265 1140

Acompanhe em www.gov.br/museus

12/04/2024
11/03/2024

🖼️ O secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), Marcel Frison, e o coordenador do Patrimônio Histórico da Secult, Márcio Linck, estiveram reunidos com o supervisor da Estação São Leopoldo, Jaime Nasario Moraes, e o chefe do setor de Estações da Trensurb, Rodrigo Vieira, na manhã desta quinta-feira, 7 de março. O encontro ocorreu junto à Estação São Leopoldo no espaço utilizado como reserva técnica que abriga há muitos anos o acervo histórico da viação férrea do RS, mantido e conservado pelo município de São Leopoldo através do Museu do Trem.

📝 O encontro teve como objetivo avaliar as condições do espaço e possibilidades de melhoria, bem como a manutenção e ampliação da parceria entre a empresa e a Prefeitura de São Leopoldo.

11/03/2024

Como ainda estamos com a nossa Rua Independência - também carinhosamente conhecida e chamada de Rua Grande - em ritmo de obras, vale a pena conhecer como era essa importante via leopoldense ao longo do tempo. E hoje faremos uma viagem até 31 de dezembro de 1903, quando esta fotografia foi tirada. Se passaram pouco mais de 120 anos, mas a presença da Rua Independência na vida de São Leopoldo e de sua gente continua marcante.

27/12/2023
26/09/2023

O Ibram agradece aos 805 museus, pontos de memória e centros culturais de todas as regiões brasileiras que participaram da 17ª Primavera dos Museus!

Nesta edição, a temporada cultural ofereceu mais de 2,5 mil atividades inspiradas pelo tema "Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas".

O tema deste ano suscitou importante debate sobre o papel dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia. Destacou agentes de nossa democracia ainda invisibilizados ou marginalizados e refletiu sobre sua representatividade nos espaços de memória.

Atividades presenciais e online como exposições, visitas guiadas, palestras, seminários, mesas redondas, rodas de conversa, lançamentos, oficinas, saraus, performances, apresentações musicais e teatrais integraram a programação deste ano, promovida em 321 cidades das 27 unidades da federação.

Agradecemos a todos os envolvidos nas atividades realizadas e claro, ao público que participou! Em algumas instituições participantes ainda haverá atividades nos próximos dias. Confira a programação completa em gov.br/museus.

Obrigado! Ano que vem tem mais Primavera dos Museus!

22/05/2023

21ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS |

👏😁 Obrigado! É o que o Ibram quer dizer hoje aos mais de 1,1 mil museus e centros culturais/educativos que aceitaram nosso chamado e realizaram em todo o Brasil mais uma bela edição da Semana Nacional de Museus.

A 21ª edição da temporada cultural, encerrada neste domingo (21), em 2023 trouxe como tema "Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar" e contou com mais de 3,5 mil atividades nas 27 unidades da federação!

Os museus brasileiros enfrentaram muitos desafios nos últimos anos. O Ibram agradece quem manteve sua programação cultural e colaborou para que, este ano, a Semana Nacional de Museus voltasse ao patamar pré-pandemia!

E é pelos museus brasileiros que o Ibram organiza a ação todos os anos: levantamentos que realizamos demonstram expressivo incremento da visitação dos museus participantes, além do fortalecimento de laços com suas comunidades.

Ano que vem tem mais Semana Nacional de Museus!

19/05 - 16h - Live na página do Facebook da  sobre o Projeto de Lei do Arquivo Público e Histórico Eloisa Capovilla     ...
19/05/2023

19/05 - 16h - Live na página do Facebook da sobre o Projeto de Lei do Arquivo Público e Histórico Eloisa Capovilla


18/05/2023

Secretário de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison, deixa sua mensagem no Dia Internacional dos Museus.

Prefeitura de São Leopoldo Secretaria de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo

Endereço

Rua Osvaldo Ar**ha, 934
São Leopoldo, RS
93010040

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 18:00
Terça-feira 09:00 - 18:00
Quarta-feira 09:00 - 18:00
Quinta-feira 09:00 - 18:00
Sexta-feira 08:00 - 18:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Sistema Integrado Municipal de Museus e Espaços de Memória posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar