12/04/2021
Live do dia 16/04/2021
Apresentação do Projeto Guardiões da Água.
Quem são os participantes?
Ediana Krohn é Assessora de Planejamento Ambiental do SEMAE onde colaborou no desenvolvimento dos projetos socioculturais "Festival de Música de São Leopoldo - Um canto para o Rio dos Sinos" e o "Circuito Ambiental e Cultural" e é a atual coordenadora do projeto "Guardiões da Água".
Atuou como instrutora de danças tradicionais de crianças e adolescentes, formadora de grêmios estudantis e é licencianda em História. Milita na Marcha Mundial das Mulheres em busca de um mundo mais justo e equitário.
Lívia Saggin é jornalista, Mestra e Doutora em Comunicação. Tem experiência de trabalho, pesquisa e docência em diferentes áreas da comunicação, com ênfase em Comunicação Comunitária, Educomunicação, Cidadania, Comunicação Alternativa e Popular. É Membro do Grupo de Pesquisa Processocom (Unisinos) e da Rede Internacional Temática de Cooperação: Comunicação, Cidadania, Educação e Integração (Rede Amlat). Tem diversos trabalhos publicados e apresentados na América Latina, entre palestras, artigos científicos, capítulos de livros e livros. Autora da premiada Tese "Educomunicação Comunitária: horizontes para repensar a educomunicação, a comunicação comunitária e a cidadania comunicativa". No projeto Guardiões da Água (Semae/São Leopoldo), atua como oficineira de Comunicação Comunitária desde 2020.
Rogério nasceu no Brasil um ano depois de instalada a Ditadura Militar, sua mãe e seu pai participaram da luta contra os Governos militares e por isso foram presos e torturados. Com menos de dois anos de idade Rogério, sua irmã e sua mãe tiveram que partir para o exílio. Moraram no Chile de 1967 até 1973 quando o general Pinochet deu um Golpe de estado que derrubou o governo democrático de Salvador Allende. Depois de um período no Panamá chegaram em Cuba, primeiro país socialista da América, onde viveu mais de 20 anos.
Sua mãe escrevia poesias desde muito jovem, também pintava de forma autodidata. Foi assim que, desde criança, Rogério começou a se interessar pela arte. Em 1991 entrou para o curso técnico de artes plásticas na Escola Nacional de Artes Plásticas de Havana, concluindo o curso em 1995. Nesse ano retorna ao Brasil e desde lá desenvolveu diversas atividades artísticas e culturais. Realizou diversas exposições de fotografia e pintura e participou em inúmeros eventos culturais. Trabalhou como Coordenador se artes Visuais na Secretaria da Cultura de São Leopoldo e como Auxiliar de Cultura no SESC SL. Realizou o Curso de Gestão Cultural (120 h.) na Unisinos e começou a graduação em Artes Visuais, na Uniasselvi (não concluído).
Atualmente Rogério Tosca ministra Oficinas de Muralismo no Projeto Guardiões da Água. Este é um projeto do SEMAE e da Secretaria da Cultura de São Leopoldo que tem como objetivo oferecer oficinas de diversas linguagens culturais e ações socio ambientais em diversas regiões da cidade. Além das oficinas, vem realizando diversos murais pelo município.
Participe!