06/11/2018
Um texto excelente de Helena Dornelles
SOBRE A DIFERENÇA ENTRE CIÊNCIAS EXATAS E BAIXARIA POLÍTICA.
Quando ainda era muito jovem, o Marcos Pontes, um moço de família humilde do interior de São Paulo, conseguiu ser aprovado em um dos concursos de admissão mais difíceis que existem no Brasil, o da AFA - Academia da Força Aérea, e foi ser oficial da Força Aérea Brasileira.
Além do muito que teve que aprender de teoria, ele também ganhou muita experiência de vôo e, por ter a habilidade necessária para ser piloto de caça, no decorrer de sua carreira militar ele voou muitas horas em aviões supersônicos.
Tempos depois, ele passou em um outro exame tão ou mais difícil do que o da Academia, que é o vestibular do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, e conseguiu o diploma de engenheiro aeronáutico.
No ITA não tem enganação, ou você aprende e sabe de verdade, ou não é aprovado.
Para completar, ele também escolheu um lugar igualmente difícil para fazer a sua pós-graduação, a Naval Postgraduate School, que f**a na Califórnia.
Os que a conhecem, sabem que a coisa por lá também não é fácil, eles são muito exigentes.
Terminado tudo isso, ele se candidatou e foi aprovado nos dificílimos te**es e exames para ser astronauta.
Teve que aprender tudo e mais um pouco do que é exigido de um astronauta, porque não existe passageiro em veículo espacial. Engana-se quem acredita que alguma pessoa seja simplesmente levada de carona ao espaço, todos os que estão a bordo têm que saber tudo o que a tripulação técnica sabe, porque se acontecer alguma coisa e eles morrerem ou f**arem incapacitados de operar a nave, são os demais que terão que assumir o controle da máquina. As pessoas não fazem idéia do tamanho e da quantidade de páginas dos muitos manuais de um veículo espacial, são milhares de páginas e centenas de esquemas, de gráficos e de tabelas (que agora até já deixaram de ser em papel e passaram a ser armazenados em um computador pessoal, aonde ocupam alguns gigabytes). Além dessa dificílima parte teórica, tem também o severo treinamento nos simuladores, aonde só é aprovado quem tem 100% de aproveitamento, nem uma fração a menos.
E depois disso tudo, tome coragem para sentar no topo daquele rojão fabricado pelos russos e ser jogado violentamente lá para o espaço, podem ter certeza que não é coisa para qualquer um.
E aí, por motivos políticos, ideológicos ou qualquer besteira assim, aparecem alguns inúteis, improdutivos e ignorantes tecendo comentários negativos sobre o camarada.
Gente que não sabe nem usar uma régua de cálculo, aliás não devem nem saber o que é isso, pessoas que não fazem idéia do sejam uma ortodrômica e uma loxodrômica e que menos ainda sabem qual é a diferença entre elas, se atrevem a falar sobre alguém que só no dedão do pé já tem muito conhecimento do que eles.
Verdadeiros "achólogos", que nada sabem e que nada produzem de verdadeiramente útil para o planeta e para a humanidade, mas que não têm o menor pudor em sair por aí dando as suas opiniões sobre assuntos dos quais eles não sabem nada, seja na imprensa, na internet, nas assembléias ou nos palanques da vida, com uma certeza e com uma convicção que só é própria das pessoas ignorantes.