03/06/2025
📍 Na noite de 02 de junho, reuniram-se na Casa do Idoso Leste membros da Defesa Civil e participantes do Projeto Ecomuseu dos Campos de São José. O objetivo da conversa foi conscientizar os participantes sobre os riscos de incêndio no período de estiagem e orientar sobre o que fazer ao se deparar com um foco de fogo. Representantes da Defesa Civil compartilharam experiências, relataram dificuldades no combate a incêndios, explicaram as responsabilidades do órgão e esclareceram dúvidas dos presentes. Estavam presentes cerca de 50 pessoas, moradoras de diversos bairros da zona leste e sudeste.
🙌 A atividade conjunta foi um verdadeiro sucesso! O evento demonstrou o forte engajamento da comunidade em se envolver nas ações de prevenção e segurança. A participação ativa dos moradores reforçou a importância de iniciativas que fortalecem o vínculo entre o poder público e os cidadãos.
🔥 Durante o encontro, foi realizada uma roda de conversa produtiva sobre a prevenção e o combate às queimadas, além da apresentação da proposta de criação dos NUPDEC – Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil 🛑. Também foi firmada uma parceria para futuras instruções voltadas à prevenção de desastres como inundações, deslizamentos e queimadas 🌧️🌪️, fortalecendo o espírito comunitário e a capacidade de resposta da região 💪.
🌱 Destacamos com entusiasmo e gratidão o Projeto Ecomuseu dos Campos de São José, que nos procurou com a proposta da parceria e forneceu todo o suporte necessário para a realização do encontro. Sua iniciativa e comprometimento com a comunidade foram fundamentais para o êxito da atividade, reafirmando a importância de ações colaborativas para a segurança e bem-estar de todos. 👏
🦺DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS