O 11º Grupamento de Bombeiros nasceu de uma necessidade imposta pelo extraordinário desenvolvimento industrial do Vale do Paraíba e seus reflexos sócio-econômicos, principalmente pelo crescimento acelerado das estruturas urbanas em conseqüência da demanda do fluxo de mão-de-obra para as grandes cidades da Região. Este crescimento trouxe um sério número de preocupações às administrações municipais
em termos de infra-estrutura, necessitando uma demanda maior de serviços, dentre os quais o do Corpo de Bombeiros. A primeira Unidade de Bombeiros a surgir na região do Vale do Paraíba foi o Posto de Bombeiros do Bom Conselho, em 05 de dezembro de 1970, na cidade de Taubaté, sendo que na época pertencia à Sede Administrativa de Santo André. Com a necessidade de novas Unidades de Bombeiros, foi criado o 11o Grupamento de Bombeiros, em 10 de março de 1975, com sede em São José dos Campos responsável pela prevenção e extinção de incêndios e atividades de busca, salvamento e resgate em todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte. O Quartel de Bombeiros de São José dos Campos foi inaugurado em 01Out74, não configurou como sede de GB, pois foi citado, oficialmente, pela primeira vez, no Boletim Geral N° 36, de 24 de fevereiro de 1975, que publicou o Quadro de distribuição do efetivo do então 11° Grupamento de Incêndios, sediado na Av. Em 1975, com as Instruções Provisórias, foi criado o Décimo Primeiro Grupamento de Incêndio, com sede no Posto de Bombeiros de Taubaté (2ª Companhia do 15º BPMN). Em abril de 1976, com a inauguração do Posto de Bombeiros de Jacareí, a sede do GB transferiu-se para aquela cidade. Em 26 de março de 1982, devido ao crescimento da cidade e a necessidade de um tempo resposta mais rápido à emergência, foi criado o 2º Posto de Bombeiros, de São José dos Campos, na Av. Doutor Felício Savastano, 350 - Vila Industrial, para onde também novamente se transferiu a sede do GB. E em 23 de julho de 1991, com grandes reformas nas instalações da sede, e do ""Posto 2" ali existente, foram inauguradas as suas novas instalações e, em 30 de junho de 1995 o Posto de Bombeiros da Vila Industrial recebeu, como homenagem, o nome de Sgt Alexandre em virtude do falecimento desse Graduado em ocorrência.