28/09/2013
Diante de tantas lamúrias por causa da falta de água, fico a me perguntar: Será que não irá piorar? A resposta, sem sombra de dúvidas, é um SIM, literalmente grande. E Deus nos livre de pensar na possibilidade de mais um ano de seca. Isso seria motivo de uma grande catástrofe humana, principalmente no nordeste. E ainda assim não nos conscientizamos ao usar esse líquido tão precioso, e o que é mais preocupante, FINITO. Ele está prestes a acabar. E nós, o que iremos fazer? Não temos muitas opções. Afinal, de que adianta chorar o "líquido" derramado? Precisamos agir antes que seja tarde demais: minimizar as ações que causam tantos desequilíbrios ecológicos. Evitar, possivelmente, guerras por um copo com água. Saber usar a água que chega às torneiras das nossas casas. Sei que precisamos lavar as calçadas, regar as plantas, construir ou reformar casas e prédios, lavar roupas, motos, carros, tomar banho de chuveiro, piscina. Mas precisa desperdiçar ou ser tudo com água potável, água doce? Esta não poderia estar saciando a sede daqueles que padecem por sua escassez em tantas localidades sertanejas? Está na hora de mudar atitudes. Cobrar dos governantes políticas públicas “urgentes”, no que diz respeito ao abastecimento de água adequado às diversas situações do dia a dia dos brasileiros. "Já diziam nossas avós que sabendo usar não vai faltar. O velho ditado é cada dia mais atual, assim como a necessidade de utilizar com sabedoria o que temos. A água é um recurso limitado, e o seu desperdício tem consequências". E olhe que não são poucas!!!
Artigos, Agricultura, Agroecologia, Agrossilvicultura, Dejetos da Suinocultura, Erosão, Extensão Rural, Planejamento Rural, Produtos Orgânicos,...