14/05/2025
4º Inclua-se promoveu semana de inclusão, cultura e conscientização em São João da Boa Vista
Nos dias 20 e 28 de setembro do ano passado (2024), São João da Boa Vista (SP) foi palco de uma importante mobilização em prol da inclusão social com a realização do 4º Inclua-se. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) e contou com a participação de diversas instituições parceiras. Seu objetivo foi sensibilizar a população sobre os direitos das pessoas com deficiência e a necessidade de uma sociedade mais justa e igualitária.
A programação teve início no dia 20 de setembro, com a palestra "Capacitismo em Foco: conhecimentos para uma Atitude Inclusiva", ministrada pelo professor Lucas Delbello, no Instituto Federal – Câmpus São João da Boa Vista. A atividade reuniu estudantes, educadores e servidores municipais, e foi acompanhada de uma apresentação de dança dos alunos da APAE, que emocionou o público e reforçou o protagonismo das pessoas com deficiência.
O encerramento da semana de atividades ocorreu no dia 28 de setembro, na Praça Rui Barbosa, na Estação das Artes, com uma grande celebração aberta ao público. Um dos destaques foi a apresentação da Orquestra Brasileira Inclusiva, que encantou os presentes com sua musicalidade e mensagem de valorização da diversidade.
O evento também ofereceu pipoca, algodão doce, brinquedos e a exposição de serviços inclusivos promovidos por instituições parceiras como a APAE, AVAPED, SENAI, IFSP, UNESP, Senac, Sebrae e Unimed Leste Paulista.
O 4º Inclua-se integrou as comemorações dos 200 anos de São João da Boa Vista, reafirmando o compromisso do município com a acessibilidade, o respeito e a valorização das diferenças.
Com forte participação da comunidade, o evento pretende se consolidar como um marco na luta pela inclusão e equidade, reforçando que respeitar a diversidade é defender o direito à igualdade – e incluir-se é um dever de todos.