Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo

Bem-vindos à página oficial da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo

Desenvolvimento, saúde, educação, cultura e trabalho, essas palavras definem São Gonçalo do Rio Abaixo.

🌱💚 Dia Mundial do Meio Ambiente 💚🌱Cuidar do meio ambiente é investir no futuro da nossa cidade.Em São Gonçalo do Rio Aba...
05/06/2026

🌱💚 Dia Mundial do Meio Ambiente 💚🌱

Cuidar do meio ambiente é investir
no futuro da nossa cidade.

Em São Gonçalo do Rio Abaixo, esse compromisso se transforma em ações concretas: de janeiro a abril, foram distribuídas 7.168 mudas, coletados 1.657 litros de óleo usado e ampliadas iniciativas como a implantação da Agrofloresta, fortalecendo a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Cada muda plantada, cada litro de óleo descartado corretamente e cada projeto ambiental fazem a diferença na construção de um município mais verde e consciente.

🌳 Juntos, seguimos cultivando um futuro sustentável para todos.

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Agricultura, promoveu o “Dia de Campo” na Fazenda B...
03/06/2026

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Agricultura, promoveu o “Dia de Campo” na Fazenda Brejaúba com foco em capacitação técnica sobre criação e sanidade de bezerras. A atividade foi conduzida pelo médico-veterinário Rodrigo Meneses, que abordou protocolos de manejo e criação de bezerras. A iniciativa integra as ações de extensão rural do município, visando fortalecer a pecuária por meio do apoio ao produtor rural. 🐂✅
eloisio.pdt

EDUCAÇÃO PREPARA NOVA ESCOLA INTEGRAL DE PACAS PARA RECEBER ALUNOS A PARTIR DE 2027A Secretaria Municipal de Educação de...
03/06/2026

EDUCAÇÃO PREPARA NOVA ESCOLA INTEGRAL DE PACAS PARA RECEBER ALUNOS A PARTIR DE 2027

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Rio Abaixo avança nos preparativos para a entrada em funcionamento da nova Escola Integral de Pacas, prevista para 2027. A unidade será a quarta escola em tempo integral do município e a segunda localizada na zona rural, ampliando o acesso à educação de qualidade para crianças e famílias da comunidade.

Com capacidade para atender cerca de 250 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano, a escola também está em processo de regularização documental para acolher crianças de 2 e 3 anos, faixa etária que ainda não era contemplada na localidade. Além disso, o setor pedagógico da Secretaria de Educação estuda a inclusão de oficinas voltadas para a educação no campo, valorizando as características, saberes e potencialidades da região rural.

Enquanto a construção entra na fase final de acabamento, com execução de serviços como pintura interna e instalações elétricas, a Secretaria de Educação acompanha adequações solicitadas para garantir que a estrutura atenda plenamente às necessidades pedagógicas e operacionais da unidade.

Paralelamente, o planejamento da pasta já conduz os processos de aquisição de equipamentos e mobiliários. Estão em andamento as compras de itens para cozinha, copa e lavanderia, além de laboratórios de Ciências e Informática. Para a Educação Infantil, serão adquiridos caminhas, brinquedos, livros, tatames e equipamentos para o parquinho, incluindo piso emborrachado. O auditório, com capacidade para 155 pessoas, também está sendo mobiliado.

A nova unidade contará ainda com salas de aula equipadas, biblioteca, instalações esportivas, tecnologias de ensino e ambientes planejados para garantir acessibilidade, segurança e bem-estar aos estudantes.

De acordo com a secretária de Educação, Lucinda Imaculada de Barcelos Santos, o trabalho de preparação da escola acontece de forma integrada para que tudo esteja pronto quando as atividades forem iniciadas. “A Escola Integral de Pacas representa mais um importante investimento da administração municipal na educação pública de qualidade. Estamos trabalhando simultaneamente na finalização da obra, na aquisição dos equipamentos e no planejamento pedagógico para que a comunidade receba uma escola moderna, acolhedora e preparada para atender desde a primeira infância até os anos iniciais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo é oferecer uma formação integral, conectada à realidade local e capaz de promover o desenvolvimento pleno dos nossos estudantes”, destacou.

A implantação da nova escola é mais uma ação que mostra o compromisso do município com a ampliação da educação em tempo integral, proporcionando mais oportunidades de aprendizagem, desenvolvimento social e formação cidadã para crianças e adolescentes da zona rural de São Gonçalo do Rio Abaixo.

🌿📚 Dia Nacional da Educação Ambiental, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo reforça a importância da conscientizaçã...
03/06/2026

🌿📚 Dia Nacional da Educação Ambiental, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo reforça a importância da conscientização e do cuidado com
o meio ambiente.

A educação ambiental é uma ferramenta fundamental para formar cidadãos mais conscientes, responsáveis e comprometidos com a preservação dos recursos naturais. Pequenas atitudes no dia a dia fazem a diferença na construção de uma cidade mais sustentável para as atuais e futuras gerações.

Transformar conhecimento em ação é cuidar do
meio ambiente 🌱💚

ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO REDUZEM IRREGULARIDADES E MELHORAM ESPAÇOS PÚBLICOS EM SÃO GONÇALODesde março de 2026, quando ...
03/06/2026

ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO REDUZEM IRREGULARIDADES E MELHORAM ESPAÇOS PÚBLICOS EM SÃO GONÇALO

Desde março de 2026, quando entrou em vigor a Lei Complementar nº 2.396/2025, que instituiu o novo Código de Posturas Municipal, São Gonçalo do Rio Abaixo já registra avanços significativos na organização urbana e na preservação dos espaços públicos. A atuação preventiva da fiscalização tem contribuído para reduzir irregularidades, promover a conscientização da população e fortalecer a convivência harmoniosa na cidade.

A Secretaria de Serviços Urbanos passou a realizar rondas periódicas em rotas previamente definidas, independentemente do recebimento de denúncias. A estratégia tem apresentado resultados expressivos: as reclamações relacionadas aos temas fiscalizados pelo Código, como obstrução de vias e calçadas, descarte irregular de lixo e entulho, entre outras infrações, tiveram redução de 80% desde o início da nova sistemática de trabalho.

Entre março e maio deste ano, a equipe de fiscalização acompanhou 233 situações relacionadas ao cumprimento do Código de Posturas. A maior parte dos registros envolveu obstrução de calçadas e vias públicas, com 144 ocorrências identificadas, das quais 124 já foram solucionadas. Também foram acompanhadas 49 situações de lotes sem manutenção adequada, sendo 36 já regularizadas.

Outros casos monitorados incluem 18 ocorrências de veículos abandonados, com 16 resolvidas; 15 situações de descarte irregular de lixo e entulho, das quais 11 foram solucionadas; duas ocorrências de utilização indevida da via pública, ambas regularizadas; além de cinco registros classificados em outras categorias, todos resolvidos.

Os números demonstram que o trabalho tem sido conduzido com foco na orientação e na conscientização dos responsáveis. Das 233 situações acompanhadas, 194 já foram solucionadas e os demais casos permanecem dentro dos prazos legais para adequação. Apenas três ocorrências exigiram a aplicação de multa, reforçando o caráter educativo da fiscalização.

Além dos benefícios para a organização urbana, o Código de Posturas também tem contribuído para a regularização de atividades econômicas no município. A Secretaria de Serviços Urbanos vem orientando e regularizando a situação de vendedores ambulantes, proporcionando mais segurança jurídica e melhores condições de trabalho, com boa receptividade por parte dos profissionais.

Nos eventos promovidos pela cidade, as mudanças também já são visíveis. A comercialização sem autorização, antes recorrente em festas e celebrações, vem sendo substituída pela regularização das atividades. Somente na Cavalgada 2026 foram emitidos 26 alvarás para comerciantes, enquanto o Moto Rock contou com cinco autorizações. Além disso, quatro food trucks que atuam de forma permanente no município tiveram suas atividades regularizadas.

Mais do que um instrumento de fiscalização, o novo Código de Posturas vem se consolidando como uma importante ferramenta de gestão urbana. A combinação entre orientação, acompanhamento e cumprimento das normas tem contribuído para uma cidade mais organizada, limpa, segura e preparada para oferecer melhor qualidade de vida à população.

PROJETO QUE INSTITUI ENSINO INTEGRAL COMO POLÍTICA PERMANENTE É APROVADO EM 2º TURNO EM SÃO GONÇALOA Câmara Municipal de...
02/06/2026

PROJETO QUE INSTITUI ENSINO INTEGRAL COMO POLÍTICA PERMANENTE É APROVADO EM 2º TURNO EM SÃO GONÇALO

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo aprovou por unanimidade, em segundo turno, o Projeto de Lei nº 014/2026, de autoria do Executivo Municipal, que institui a Política Municipal de Educação em Tempo Integral. A votação ocorreu durante reunião extraordinária realizada no último dia 29 de maio.

Com a aprovação definitiva pelos vereadores, a matéria segue agora para sanção do prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho, tornando-se lei e garantindo a continuidade e o fortalecimento do sistema de ensino integral na rede municipal de educação.

A iniciativa consolida uma trajetória construída ao longo de quase duas décadas no município. Há 18 anos, São Gonçalo do Rio Abaixo implantava sua primeira escola de ensino em tempo integral. Em 2027, a rede municipal dará mais um passo importante com a entrada em funcionamento da quarta unidade nesta modalidade.

O projeto estabelece a Educação em Tempo Integral como uma política pública permanente, voltada à ampliação qualificada da jornada escolar e à promoção da formação integral dos estudantes. A proposta assegura que a oferta dessa modalidade seja estruturada de forma contínua, independente de mudanças administrativas futuras.

De acordo com o texto aprovado, considera-se Educação em Tempo Integral a jornada escolar com duração mínima de sete horas diárias ou 35 horas semanais durante todo o período letivo anual. A carga horária contempla tanto as atividades pedagógicas obrigatórias quanto ações complementares que contribuem para o desenvolvimento acadêmico, cultural, esportivo e social dos alunos.

Entre as diretrizes estabelecidas pela nova legislação estão a garantia da qualidade do ensino, a promoção da equidade no acesso e na permanência dos estudantes, a formação integral, a integração entre currículo, território e comunidade, além da valorização da gestão democrática, da participação social, da eficiência administrativa e da responsabilidade fiscal.

Com a transformação do programa em política pública permanente, o município reforça seu compromisso com uma educação que amplia oportunidades de aprendizagem e contribui para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes da rede municipal.

PROJETO BOM DE BOLA, BOM DE ESCOLA EMPATA PELA COPA EMILTON BARTOLOMEU CIROLA 2026Os jovens atletas do Projeto Bom de Bo...
02/06/2026

PROJETO BOM DE BOLA, BOM DE ESCOLA EMPATA PELA COPA EMILTON BARTOLOMEU CIROLA 2026

Os jovens atletas do Projeto Bom de Bola, Bom de Escola participaram da terceira rodada da Copa Emilton Bartolomeu Cirola 2026, realizada em Barão de Cocais, pela categoria Sub-12. O confronto aconteceu na tarde do último sábado, 30 de maio, em uma partida marcada pelo equilíbrio e pela dedicação das equipes em campo.

Representando São Gonçalo do Rio Abaixo, a equipe enfrentou o América/PMSB e conquistou um empate por 2 a 2. Os gols do Bom de Bola, Bom de Escola foram marcados pelos atletas Leandro Sousa Araújo e Victor Gabriel Martins da Paixão, que contribuíram para garantir o resultado da equipe na competição.

A participação na Copa Emilton Bartolomeu Cirola integra o processo de formação esportiva promovido pelo projeto, que alia o desenvolvimento técnico dos atletas aos valores educacionais, incentivando a disciplina, o trabalho em equipe e a cidadania.

Além da experiência competitiva, os jogos proporcionam aos jovens a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos adquiridos nos treinamentos, fortalecendo o aprendizado dentro e fora dos gramados. A equipe segue sua trajetória na competição com o objetivo de continuar evoluindo e representando o município com dedicação e espírito esportivo.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2026 TERÁ TEATRO, PALESTRAS, AÇÕES EDUCATIVAS E DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS EM SÃO GONÇALOA Prefeitura...
02/06/2026

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2026 TERÁ TEATRO, PALESTRAS, AÇÕES EDUCATIVAS E DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS EM SÃO GONÇALO
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove entre os dias 8 e 13 de junho a Semana do Meio Ambiente 2026, com uma programação diversificada voltada à conscientização ambiental, educação e participação da comunidade.
As atividades terão início na segunda-feira (8), com a apresentação do teatro “O Guardião do Amanhã e a Missão Planeta Limpo”, no auditório do Centro Cultural, destinada aos alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais. A ação é realizada em parceria com a Vale e ocorrerá em dois horários: às 8h30, para estudantes das escolas Municipais de Pacas, de Tempo Integral de Vargem Alegre e de Tempo Integral Ioleide Aparecida Pessoa Araújo; e às 13h30, para os alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos e da Escola Municipal Manoel Gonçalves Moreira.
Na terça-feira (9), os alunos dos 6º e 7º anos do Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo (Cesgra) assistirão ao teatro “Nem tudo que há no lixo, não é lixo não”, às 13h30, também no Centro Cultural, em parceria com a PROA.
A programação segue na quarta-feira (10) com uma blitz ecológica na Praça do Rosário, às 9h, quando serão distribuídas mudas de espécies nativas e sabão ecológico à população. À tarde, às 14h, o auditório do Centro Administrativo receberá a palestra “Mudanças Climáticas”, ministrada pela professora e pesquisadora Ana Carolina Vasques Freitas, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Referência na área de climatologia e meteorologia, a palestrante abordará os impactos das mudanças climáticas e a importância das ações locais para a preservação ambiental.
Na quinta-feira (11), o hall do Centro Cultural receberá a exposição de animais taxidermizados, realizada em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A mostra será aberta às 8h30 para os Centros de Educação Infantil e, às 13h, para os alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental.
Já na sexta-feira (12), às 9h, será celebrada uma missa na Estação Ambiental do Peti, reunindo participantes em um momento de reflexão sobre a relação entre o ser humano e a natureza.
Encerrando a programação, no sábado (13), a tradicional Feira na Praça contará com distribuição de mudas e ação de troca de sabão ecológico, incentivando práticas sustentáveis entre os moradores.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Oliveira, a programação foi elaborada para envolver diferentes públicos e fortalecer a consciência ambiental no município.“A Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade de ampliar o diálogo sobre sustentabilidade e despertar, principalmente nas crianças e jovens, o compromisso com a preservação dos recursos naturais. Preparamos atividades educativas, culturais e de conscientização que mostram que pequenas atitudes do dia a dia podem gerar grandes transformações para o futuro. Convidamos toda a população a participar e contribuir para a construção de uma cidade cada vez mais sustentável”, destacou.
A iniciativa é parte do compromisso do município com a educação ambiental e a promoção de ações que incentivem a preservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida da população.

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO PROMOVE DIA DE CAMPO SOBRE CRIAÇÃO E SANIDADE DE BEZERRASA Prefeitura de São Gon...
02/06/2026

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO PROMOVE DIA DE CAMPO SOBRE CRIAÇÃO E SANIDADE DE BEZERRAS
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realiza na próxima terça-feira, dia 3 de junho, às 9h, mais uma edição do Dia de Campo, iniciativa voltada à capacitação e ao fortalecimento da atividade agropecuária no município. O evento acontecerá na Fazenda Brejaúba e terá como tema “Criação e Sanidade de Bezerras”.
A programação contará com a palestra do médico veterinário Rodrigo Meneses, especialista em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), que abordará técnicas e cuidados essenciais para garantir o desenvolvimento saudável das bezerras, contribuindo para a melhoria da produtividade e da rentabilidade das propriedades rurais.
A ação faz parte do trabalho contínuo desenvolvido pela Secretaria de Agricultura para levar conhecimento técnico aos produtores rurais, incentivando a adoção de boas práticas no campo e promovendo o desenvolvimento sustentável da agropecuária local.
De acordo com o secretário de Agricultura, Aloísio Raimundo dos Santos, Lulu, o Dia de Campo é uma oportunidade para que produtores, trabalhadores rurais e demais interessados possam trocar experiências, esclarecer dúvidas e conhecer novas técnicas que contribuem para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite e da pecuária.
“O desenvolvimento do setor rural passa pelo acesso à informação e à qualificação. Investir em conhecimento é investir no crescimento das propriedades e na valorização do homem e da mulher do campo”, destaca.
A participação é gratuita e aberta aos produtores rurais do município e da região.
Data:3 de junho Horário: 9h
Local: Fazenda Brejaúba
Tema: Criação e Sanidade de Bezerras
Palestrante: Rodrigo Meneses – Médico Veterinário e especialista em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais pela UFV.

Endereço

Rua Henriqueta Rubim, Nº 27, Centro
São Gonçalo Do Rio Abaixo, MG
35935000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar