Inicialmente chamada de: "Divisão de Saúde e Serviço Social", o órgão que tinha por finalidade as atividades Assistência médico-social aos habitantes do Município, mediante a administração de unidades de saúde e de promoção do Bem Estar e melhoria das condições de vida da comunidade, foi criada pela Lei nº 442, em 18 de agosto de 1969. Mais tarde, em 10 de maio de 1993, através da Lei Municipal nº
23/1993, foi criada junto à Prefeitura Municipal, diretamente subordinada ao Prefeito, a Secretaria de Habitação e Bem Estar Social, extinguindo a Divisão de Saúde e Serviço Social. Inicialmente as atribuições deste órgão baseavam-se em promover o desenvolvimento habitacional e saneamento básico para as famílias de baixa renda; elaborar e executar programas que visem ao bem estar social; administrar as creches municipais; conceder auxílio financeiro em casos de pobreza extrema ou outra emergência; receber e atender pessoas necessitadas que procurem a Prefeitura em busca de ajuda; desenvolver programas de fomento à agropecuária e à piscicultura do Município; dentre outras ações correlatas. Com as modernizações administrativas do Poder Público Municipal nos anos de 2003 e posteriormente em 2013, através da Lei nº 1.450, de 1 de fevereiro de 2013, este órgão passou a chamar-se "Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Cidadania" - SDSC. Em 2004, com a promulgação da Política Nacional de Assistência Social - PNAS, todos os municípios brasileiros foram desafiados com uma difícil tarefa: implantar o Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Em nosso município a SDSC é responsável pela implementação desse sistema. Desde 2015 a Política de Assistência Social no município é regida pelo Sistema Municipal de Assistência Social, que entrou em vigor em 30 de setembro do mesmo ano através da Lei nº 1758. Com uma nova modernização administrativa em 31 de janeiro de 2017, através da Lei nº 1862, a Secretaria passa a atuar como órgão do sistema fim, que tem dentro dos seus objetivos assegurar, conforme os ditames da justiça social, planejar, organizar, coordenar, executar e controlar a política municipal de desenvolvimento na área de assistência social, visando amparar e proteger a família, o idoso, a mulher, a criança e o adolescente e as pessoas com deficiência; atuar como serviço social em programas de organização da comunidade; ministrar cursos profissionalizantes com o intuito de reeducação social e integração do indivíduo no mercado de trabalho; manter convênio com organizações governamentais e da sociedade civil para execução de programas e ações de natureza social, assessorar o Prefeito em assuntos de sua competência e desempenhar ainda outras tarefas que lhe forem delegadas. O SUAS hoje é uma realidade de resultados positivos. Para transformar a realidade social das famílias francisquenses mais vulneráveis, a secretaria está constantemente reestruturando a nossa forma de atuação, implantando e qualificando equipamentos, aprimorando e ampliando equipes técnicas, aumentando significativamente os investimentos, fortalecendo o controle social e mobilizando agentes locais.