Nem sempre a EE CEL BONIFÁCIO DE CARVALHO esteve no local de funcionamento de hoje. O antigo Ginásio Estadual foi criado pelo Decreto 19.210-R, de 1º de março de 1950. O então prefeito Ângelo Raphael Pellegrino contribuiu muito, politicamente, para a criação do curso. Foi instalado em 1º de abril de 1950, provisoriamente, nas dependências do Grupo Escolar Senador Fláquer, à rua Heloísa Pamplona, n
o Bairro Fundação. Após as provas de admissão, em maio, iniciou o seu funcionamento em 1º de junho de 1950, comportando no local apenas o período noturno, das 18h30 às 23h30. Na medida dos seus limitados recursos e enfrentando toda série de dificuldades, ainda assim, levaram em frente diversas atividades que concorreram para melhor eficiência do ensino, bem como, participação em comemorações cívicas, exposições e projeções de filme. Destacaram, também, a parte recreativa e social, inclusive, organizando "saraus" dançantes na sede do Clube Comercial, em prol de suas formaturas. Neste local, o Ginásio do Estado funcionou durante oito anos e meio, sempre em regime noturno. Restava, agora, pensar na construção de um novo prédio próprio. O terreno da Avenida Goiás já havia sido doado ao Estado, pela municipalidade. o novo prédio foi edificado pela própria Prefeitura, gestão do então prefeito, Anacleto Campanella. Foi construído um grande e imponente edifício, onde iniciou as atividades, a partir do dia 19 de março, foi também instalada a Escola Normal Estadual, que funcionou anexa ao Colégio. Com o novo prédio, ocorreu um grande desenvolvimento quanto ao número de alunos e, consequentemente, quanto ao número de classes e de professores. O novo estabelecimento possuía salas especiais para Trabalhos Manuais, Química, Física e História Natural. Foram feitos vestiários com chuveiros e outras instalações para Educação Física, quadras modernas de bolas ao cesto e voleibol. o Colégio Estadual abrangia diferentes atividades extracurriculares, como o "Órgão de Cooperação Escolar", dirigido pelos pais dos alunos; a Biblioteca; o Grêmio Estudantil "28 de julho", com sede própria; auditório; Clube de Inglês "Evening Saturday Club "; Clube de Português "Silveira Bueno"; Imprensa Escolar, representada pelo jornal mensal, gratuito, "O Archote". O primeiro diretor-fundador foi José Teixeira Gonçalves, professor de Geografia e História no colégio, durante 18 anos. Em tempos mais recentes, a figura marcante do "Bonifácio" que merece ser destacada, é a dor professor Carmelo Cisprino, que tomou posse em 1967 na direção do estabelecimento. Era um educador idealista, dinâmico e com larga experiência pedagógica. Com o professor Carmelo, conquistou-se a ampliação da estrutura do prédio, agora abrangendo a Av Dr Augusto de Toledo. Hoje, a EE CEL BONIFÁCIO DE CARVALHO está sob a direção de Roseli Oliveira Furlan. Atualmente a escola oferece o Ensino Fundamental Ciclo II Regular, Ensino Médio Regular, Ensino Fundamental II EJA e o Ensino Médio EJA. Sua finalidade fundamental foi atingida: servir bem no setor da educação e cultura ao maior número possível de jovens. (Cristina Ortega) - adaptado da Revista Raízes / Ano XXII / São Caetano do Sul / Julho de 2010.