A“ASSOCIAÇÃO GRUPAMENTO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO”, terá como objetivo prioritário o seguinte:
a) A Prevenção e Combate a Incêndios;
b) O Socorro às populações em caso de Incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes, catástrofes ou calamidades;
c) O Socorro a náufragos e buscas subaquáticas;
d) O socorro e transporte de sinistrados e doentes, i
ncluindo a urgência pré – Hospitalar, no âmbito do sistema integrado de emergência médica;
e) A prevenção contra incêndios em edifícios públicos, casas de espetáculos e divertimento público e outros recintos, mediante solicitação e de acordo com as normas em vigor, nomeadamente durante a realização de eventos com aglomeração de público;
f) A emissão, nos termos da Lei, de pareceres técnicos em matéria de prevenção e segurança contra riscos de incêndio e outros sinistros;
g) A colaboração em outras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções especificam que lhes forem cometidas;
h) A participação noutras ações, para as quais estejam tecnicamente preparados e se enquadrem nos seus fins específicos;
i) O exercício de atividades de formação e sensibilização cívica, com especial incidência, nos domínios da prevenção contra o risco de incêndios e outros acidentes;
j) A prestação de outros serviços, remunerados ou não, previstos nos regulamentos internos e demais legislação aplicável. k) - A proteção dos Associados, em favor dos seus direitos ou contra qualquer excesso ou abuso,perante as Autoridades Civis, Militares ou Judiciárias em todas as instâncias Nacionais ou Internacionais;
l) - Proporcionar aos interessados a oportunidade de fácil acesso aos conhecimentos das técnicas de Defesa Civil, Segurança do Tráfego, Resgate, Busca,Salvamento e Meio Ambiente;
m) - Criar, Implantar, Assessorar, Incentivar, Apoiar, Fortalecer ou Coordenar em meio às Cidades, Comunidades, Rodovias ou Estradas um Serviço de Atendimento a Situações de Urgências /Emergências, disciplinado, hierarquizado, exaustivamente treinado e devidamente equipado e credenciado de acordo com os protocolos e padrões internacional, bem como trabalhar em conjunto,com sistemas de emergência, públicos ou privados em cidades que já ofereçam o serviço, visando prioritariamente à vida, à diminuição do tempo resposta e a otimização operacional do serviço. n) - Conscientizar a comunidade, e os associados através de Cursos, Palestra, Treinamentos,
Encontros, Simulados, Feiras, Simpósios, Conferências e Eventos a importância da Defesa Civil,
dos Primeiros Socorros, da Preservação do Meio Ambiente, da Fauna e da Flora.