28/01/2026
A administração Municipal no dia 26 de janeiro, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, realizaram um Encontro Alusivo à Campanha “Janeiro Branco”.
Um momento oportuno para fomentar debates sobre a saúde mental e emocional. A escolha do nome “Janeiro Branco” remete à ideia de uma “folha em branco”, incentivando as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental.
️O encontro realizado na Praça Adair Vicente de Brum, teve como público alvo os Grupos de PAIF e SCFV do CRAS e os Grupos de Saúde Mental.
️ Programação:
🔹️Atividade física/alongamento:
Conduzida pelo Diretor de Esportes Carlos Eduardo.
🔹️️Roda de conversa:
Abordando a temática da campanha conduzida pela Psicóloga Ângela.
🔹️Dinâmica de grupo:
Realizada pelas técnicas do CRAS, Psicóloga Michelle e Assistente Social Franciele, com o objetivo de promover a reflexão coletiva sobre o cuidado e a promoção da saúde mental, estimulando a participação social e a construção de propostas para melhorar o acesso e atendimento da população.
🔹️Conversa reflexiva:
Enfermeira Aretuza conscientizando sobre a necessidade e importância do cuidado e promoção da Saúde Mental e também uma atividade de meditação em movimento – Dança Circular.
🔹️Lanche compartilhado:
Um delicioso lanche compartilhado e a entrega de mimos.
“Cuidar da saúde mental envolve vários fatores e é uma responsabilidade coletiva que deve ser debatida e trabalhada o ano todo. Ela se constrói no dia a dia, na escuta, no acolhimento e no apoio que encontramos tanto nos serviços quanto nas relações comunitárias.
Gratidão aos secretários Romeu e Marilene pelo apoio e parceria e em especial nossa Secretária de trabalho Vanessa Wust e Coordenadora do CRAS Deise Costa.
Prefeitura de Roque Gonzales
Vanessa Wust Berwaldt