03/06/2020
Olha só a Programação do Sesc RJ para a Semana do Meio Ambiente!
Toda semana especialistas trocam ideias e experiências, convidando você para conversar e refletir sobre diversos temas. Fique ligado na agenda especial da Semana do Meio Ambiente e inscreva-se.
🗓 3/6 (quarta), às 14h> Oficina: “Propagação e cultivo de mudas em casa”.
Confira práticas de cultivo e propagação de espécies que consumimos, como manjericão, cheiro verde entre outras. Duração: 45 minutos.
Mediação: Daniela Paes (Sesc Tijuca).
Inscrições em: https://bit.ly/cultivodemudas
🗓 4/6 (quinta), às 15h> “Mundo pós-pandemia.”
Um encontro para refletir sobre o consumo durante e após o distanciamento social.
Convidados: Domingos Savio Teixiera, ambientalista e fundador do projeto Pão de Açúcar Verde, e Fernanda Glicia Magnago de Paula Lima, pós-graduada em Ciências Ambientais e bióloga no Parque Natural Municipal Chico Mendes.
Mediação: Anderson Oliveira (Sesc Ramos), Edson Loiola (Sesc Nova Iguaçu) e Fátima Pereira (Sesc Engenho de Dentro).
Inscrições em: https://bit.ly/36UTToH
🗓 4/6 (quinta), às 17h> “Mudanças climáticas e manguezais.”
Convidado: Camilo Pinto de Souza, mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, especialista em Ciências Ambientais e biólogo do Instituto Manguezais, uma organização sem fins lucrativos que busca a defesa e a preservação dos ambientes costeiros e alagadiços, além daqueles que mantêm relações com esses ecossistemas.
Mediação: Daniela Paes (Sesc Tijuca).
Inscrições em: https://bit.ly/clima_mangue
🗓 5/6 (sexta), às 19h> “Práticas sustentáveis no município de Petrópolis/RJ.”
Convidados: para falar de Moda Sustentável, Camila Filardi, representante local do Movimento Fashion Revolution, e Ana Luiza Castro, do Coletivo de Brechós. Trazendo o tema Práticas Agroecológicas, Fabiano Azevedo, do espaço Agroecovida. Abordando a pauta Permacultura, Luiz Salgueiro, do Coletivo EcoBingen. E, para falar de coleta seletiva, Jorge Luiz Plácido, diretor do Departamento Técnico de Engenharia COMDEP.
Mediação: Alexandre Goulart (Sesc Quitandinha).
Inscrições em: https://bit.ly/2ZYqacY
🗓 6/6 (sábado), às 15h> “Contágio, a relação entre degradação ambiental e zoonoses.”
Pela ótica de filmes atuais, saiba mais sobre a relação entre as nossas atitudes, o nosso modo de viver e se relacionar com o meio ambiente e o surgimento de zoonoses.
Convidada: Priscila Monteiro, bióloga e divulgadora científica, mestra em Ecologia e Evolução e doutoranda do Laboratório de Ecologia de Mamífero da UERJ.
Mediação: Kamilla Ramada (Sesc Duque de Caxias).
Inscrições em: https://bit.ly/ecocine_sesc
🗓 6/6 (sábado), às 16h> “Agroecologia em movimento (além da comida).”
Vamos falar sobre a importância da agroecologia e sua relação com a qualidade de vida, comportamento, saúde, cultura, segurança alimentar e identidade territorial.
Convidados: agricultores e membros da AAT (Associação Agroecológica de Teresópolis).
Mediação: Helena Oliveira (Sesc Teresópolis).
Inscrições em: https://biy.ly/agroecologiaemmovimento
🗓 6/6 (sábado), às 17h> “Impactos do isolamento social na Baía de Guanabara.”
O isolamento social e a desaceleração dos grandes centros urbanos revelaram cenários que nem imaginávamos. Será que tudo isso é consequência apenas da situação atual?
Convidado: Emanuel Alencar, mestre em Engenharia Ambiental, especialista em Gestão Ambiental e jornalista, editor de conteúdo e sustentabilidade do Museu do Amanhã.
Mediação: Karen P. da Silva (Sesc São Gonçalo).
Inscrições em: https://bit.ly/baiadeguanabara
🗓 9/6 (terça), às 15h30> “Reflexos da pandemia na preservação da vida marinha.”
Convidados: Luana Seixas, doutora em Ecologia, com graduação e mestrado em Ciências Biológicas, é supervisora do Projeto Meros do Brasil e atua nas linhas de pesquisa de ecologia de ambientes aquáticos e ecologia de peixes, e Leonardo Flach, doutor em Ecologia e Evolução, mestre em Zoologia de Vertebrados e graduado em Ciências Biológicas, é coordenador científico do Instituto Boto Cinza, que atua na conservação de cetáceos nas Baías de Sepetiba e Ilha Grande.
Mediação: Claudia Aldea (Sesc Nova Friburgo), Daniela Almeida (Sesc Niterói), Luana Amaral (Sesc Campos) e Mauro Rezende(Sesc Barra Mansa).
Inscrições em: https://bit.ly/2Mzu04J
🗓 9/6 (terça), às 17h> “A importância das Unidades de Conservação da Baixada Fluminense.”
Belezas naturais nessas áreas têm resistido ao processo de crescimento industrial. Quanto de verde essas Unidades ocupam? Por que é tão importante sua conservação? Confira tudo isso e muito mais.
Convidados: Alex da Costa Vieira, biólogo, especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade, com formação em Educação Ambiental, é professor, palestrante e coordenador do Instituto de Educação Ambiental e Ecoturismo (EAE), atua na restauração vegetativa e recuperação de corpos hídricos no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, e Leandro Travassos, mestre em Ecologia, licenciado em Ciências Biológicas, técnico em Agropecuária, professor, desenvolve ações voluntárias de sensibilização ambiental, mobilização social e elaboração de projetos para consolidação, ampliação e monitoramento da biodiversidade da Reserva Biológica do Tinguá, por meio da ONG Associação Ecocidade.
Mediação: Anderson Oliveira (Sesc Ramos), Edson Loiola (Sesc Nova Iguaçu) e Fátima Pereira (Sesc Engenho de Dentro).
Inscrições em: https://bit.ly/3eGv56M
🗓 10/6 (quarta), às 17h> “Justiça socioambiental.”
Vamos falar sobre as três dimensões desse conceito: o cuidado com a natureza, com a sociedade e com as pessoas.
Convidado: Sérgio Ricardo, ecologista, gestor ambiental, produtor cultural, cofundador do Movimento Baía Viva e da Rede Brasileira de Justiça Ambiental, membro suplente do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas (CEDIND/RJ), representando a Rede GRUMIN de Mulheres Indígenas/RJ.
Mediação: Anderson Oliveira (Sesc Ramos), Edson Loiola (Sesc Nova Iguaçu) e Fátima Pereira (Sesc Engenho de Dentro).
Inscrições em: https://bit.ly/2Xm95YL
Participe!