Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras - PPLB

Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras - PPLB O Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras é constituído por pesquisadores de várias áreas do conheci

O Centro de Estudos tem como finalidade precípua a realização de cursos, conferências, palestras, congressos etc, bem como promover o intercâmbio e a colaboração com universidades e institutos culturais e artísticos do país e do exterior. Criado em 1969, na presidência de António Saldanha de Vasconcellos, mas tornado realidade por António Pedro Martins Rodrigues, o seu primeiro Diretor foi Antonio

Gomes da Costa e seu principal dinamizador Francisco da Gama Lima. Contou sempre, em seus quadros de colaboradores, com um conjunto de professores universitários, nas áreas de Literatura, História, Antropologia, Sociologia, Artes etc. O Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras (PPRLB) é constituído por professores e pesquisadores de várias áreas do conhecimento, empenhados em aprofundar e dar visibilidade aos estudos que contemplam relações luso-brasileiras. Encontra-se vinculado ao Centro de Estudos do Real Gabinete Português de Leitura e sediado nas dependências desta instituição cultural fundada em 14 de maio de 1837, que tem em seu patrimônio uma das mais importantes e belas bibliotecas brasileiras.

16/12/2025
16/12/2025

Estudiosos das relações luso-brasileiras tem até o dia 5 de janeiro para submeter suas propostas de comunicação para o 12º Colóquio do Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras do Real Gabinete Português de Leitura, que acontecerá entre os dias 14 a 16 de abril de 2026, sob o tema "Livros, bibliotecas e lugares de memória luso-brasileiros".

Inscrições e mais informações: https://www.12coloquiopplb.com.br.

06/12/2025

Faltam apenas 10 dias para o término das inscrições para comunicações! Submeta sua proposta até o dia 15 de dezembro de 2025.

O 12º Colóquio do Polo de Pesquisas Luso-brasileiras (PPLB) convida professores, pesquisadores e estudantes dedicados à cultura luso-brasileira para discutir o papel dos livros, bibliotecas e lugares de memória na preservação e difusão do patrimônio cultural compartilhado entre Portugal e Brasil.

Inscrições e mais informações: https://www.12coloquiopplb.com.br.

28/11/2025

Em celebração ao bicentenário de nascimento de D. Pedro II (1825–1891), o Real Gabinete Português de Leitura inaugura, no dia 3 de dezembro de 2025, a Exposição “D. Pedro II, o Real Gabinete e o Liceu Literário Português”, que revisita a trajetória do último Imperador do Brasil e seu vínculo com duas das mais tradicionais instituições luso-brasileiras.

A mostra apresenta um panorama da vida pública e privada do monarca. Da infância ao exílio e morte, a vida e o reinado de D. Pedro II são retratados por meio de documentos, iconografias e objetos.

O vínculo entre o Imperador, o Real Gabinete e o Liceu Literário Português ocupa lugar central na exposição. Em 10 de junho de 1880, foi D. Pedro II quem lançou a pedra fundamental do atual edifício do Real Gabinete, durante as comemorações do tricentenário de morte do poeta Luís de Camões, autor de Os Lusíadas.

Essa relação se estendeu ao Liceu Literário Português, outra secular instituição fundada por imigrantes portugueses no Rio de Janeiro. Em março de 1885, o Liceu criou o Curso Livre de Náutica, concedendo a D. Pedro II o título de patrono. Admirador declarado das iniciativas educacionais do Liceu, o Imperador frequentava as aulas e acompanhava os exames dos alunos do curso, que funcionou por mais de quatro décadas e formou gerações de pilotos.

Ao reunir preciosidades de seus acervos, o Real Gabinete e o Liceu Literário Português apresentam um conjunto que não só perpassa a trajetória de D. Pedro II, como destaca seu papel fundamental como incentivador das letras, das ciências e da educação no Brasil.

A exposição ficará aberta ao público de 3 de dezembro de 2025 a março de 2026.

A curadoria é de Angela Telles e Gabriel Ferraz Martins.

Entrada franca.

O programa Ler com Elas Eles no Real deste mês convida o Prof. Dr. Márcio Muniz (UFBA) para uma leitura comentada do "Au...
24/11/2025

O programa Ler com Elas Eles no Real deste mês convida o Prof. Dr. Márcio Muniz (UFBA) para uma leitura comentada do "Auto da Lusitânia", do escritor e dramaturgo português Gil Vicente, o pai do teatro lusitano.

É nesta terça-feira, dia 25 de novembro, às 15h, no canal do Real Gabinete no YouTube. Não perca!

Assista em: https://youtube.com/watch?v=s_gTIvgkqA8

18/11/2025
14/11/2025
11/11/2025
10/11/2025
Duas pesquisadoras brasileiras discutem a relação entre escrita e memória na obra do escritor português José Cardoso Pir...
10/11/2025

Duas pesquisadoras brasileiras discutem a relação entre escrita e memória na obra do escritor português José Cardoso Pires.

Cláudia Amorim (UERJ/RGPL) analisa o tempo e a escrita de José Cardoso Pires e Fernanda Lacombe (UFF/UNIRIO) discute o tema da monstruosidade e do colonialismo em dois romances do autor. A mediação é da Prof.ª Viviane Vasconcelos (UERJ/FAPERJ/RGPL).

Luso-brasilidades: práticas e trânsitos é um projeto do PPBL que se manifesta como uma série de programas mensais online, transmitidos pelo YouTube do Real Gabinete, com o objetivo de abordar diversos temas relacionados ao diálogo e às conexões entre Portugal e o Brasil. O programa é dirigido pela Prof.ª Ida Alves, coordenadora do Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras do Real Gabinete Português de Leitura (PPLB/RGPL).

Endereço

Rua Luiz De Camões, 30
Rio De Janeiro, RJ
20051-020

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 10:00 - 18:00
Terça-feira 10:00 - 18:00
Quarta-feira 10:00 - 18:00
Quinta-feira 10:00 - 18:00
Sexta-feira 10:00 - 18:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras - PPLB posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria