10/02/2012
Brasil a caminho da autossuficiência na produção de radiofármacos
O Brasil está a caminho de se tornar autossuficiente na produção de radiofármacos, substâncias essenciais na Medicina Nuclear, especialidade médica que hoje possibilita as maiores chances de diagnóstico preciso e tratamento de doenças relevantes, como o câncer; e possui importantes aplicações em problemas cardíacos, avaliação das atividades cerebrais, entre outras. O Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), projeto coordenado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), deverá entrar em funcionamento em 2017, no município de Iperó, no interior de São Paulo. Trata-se de um reator nuclear de pesquisa e produção de radioisótopos, que são a base para os radiofármacos e para fontes radioativas que o Brasil já usa em larga escala nas áreas industrial e de pesquisa.
O RMB também será usado em te**es de irradiação de combustíveis nucleares e materiais estruturais utilizados em reatores de potência e na realização de pesquisas com feixes de nêutrons. O projeto está sendo desenvolvido pelos institutos de pesquisa da CNEN em parceira com outras instituições do setor nuclear brasileiro. Sensível à expectativa dos servidores sobre este que é um dos mais relevantes projetos da CNEN, e já tornou-se assunto amplamente abordado pela imprensa nacional, o presidente Angelo Fernando Padilha convida todos os servidores da sede para a palestra que será realizada no auditório Carneiro Felippe, na segunda-feira, dia 13 de fevereiro, às 14h30min. Os palestrantes serão José Augusto Perrotta e Isaac José Obadia, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD). A ideia do encontro é abordar o assunto de forma clara, didática e esclarecer dúvidas, curiosidades e quaisquer outras questões sobre o tema.
Lembre-se: Auditório Carneiro Felippe, na segunda-feira, dia 13 de fevereiro, às 14h30min.