Sindsprev/RJ - Página gerida pela Secretaria de Imprensa e Divulgação

Sindsprev/RJ - Página gerida pela Secretaria de Imprensa e Divulgação O conceito de Previdência Social abrangia o seguro e
assistência social e as ações de saúde. Art. 194.

Com quase 30 anos de existência, Sindsprev/RJ (Sindicato dos Trabalhadores Federais em Seguridade e Seguro Social no Estado do Rio de Janeiro) tem história de lutas em defesa dos servidores da seguridade e seguro social. O Sindsprev/RJ (Sindicato dos Trabalhadores Federais em Seguridade e Seguro Social no Estado do Rio) surgiu da
organização dos trabalhadores da saúde e previdência social,
agreg

ados, na época de sua fundação, em 1989, no SINPAS –
Sistema Nacional de Previdência Social, criado pela Lei nº 6.439,
de 1º de setembro de 1977, integrado pelo INAMPS – Instituto
Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, INPS –
Instituto Nacional de Previdência Social, IAPAS – Instituto de
Arrecadação da Previdência Social, Fundação Legião Brasileira
de Assistência – LBA, Fundação Nacional do Bem-Estar do
Menor FUNABEM, Empresa de Processamento de Dados da
Previdência Social – DATAPREV, Instituto de Administração
Financeira da Previdência e Assistência Social – IAPAS, Central
de Medicamentos - CEME e do próprio Ministério da Previdência
e Assistência Social, conforme seu primeiro estatuto registrado. Na época, todos os serviços
de saúde, hoje integrantes do SUS, eram próprios do INAMPS ou
por ele remunerados na forma de contas médicas. Com a reforma administrativa promovida pelo governo
Collor, em 1990, o INAMPS foi extinto e seus servidores,
alocados no Ministério da Saúde. O Ministério do Trabalho foi
então fundido com o da Previdência Social e as Delegacias
Regionais do Trabalho foram incorporadas ao INSS – Instituto
Nacional do Seguro Social, órgão resultante dos extintos IAPAS e
INPS. A LBA e a CEME também foram extintas e seus
servidores, redistribuídos para o INSS e Ministério da Saúde,
respectivamente. Posteriormente, o Ministério do Trabalho foi desvinculado
do Ministério da Previdência Social e as Delegacias Regionais do
Trabalho, desmembradas do INSS. A Constituição de 1988 ampliou o conceito de Sistema de
Previdência Social para Sistema de Seguridade Social, na forma
do art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado
de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade,
destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência
e à assistência social. A possibilidade de mudança na configuração dos órgãos
públicos já estava prevista no art. 2º dos estatutos do
Sindsprev/RJ, mas era necessária, por questão de afirmação, a
mudança de denominação para abrigar os novos servidores
incorporados pela reforma administrativa aos órgãos já
representados pelo Sindsprev/RJ, uma vez que os servidores
oriundos do SINPAS eram numericamente 10 (dez) vezes maiores
que os servidores dos demais órgãos. Art. 2º - A representação da categoria profissional abrange os
servidores lotados no SINPAS, no MPAS e em novos órgãos a
serem criados, transformados ou desmembrados no Estado do Rio
de Janeiro, e de servidores cedidos às instituições Estaduais e/ou
municipais por força de Reforma Administrativa. Com a alteração promovida em 1991, a denominação do
sindicato foi alterada de Sindicato dos Trabalhadores da
Previdência Social no Estado do Rio de Janeiro para SINDICATO
DOS TRABALHADORES EM SAÚDE, TRABALHO E
PREVIDÊNCIA SOCIAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. No entanto, sua base permaneceu a mesma, abrangendo
servidores da saúde, do trabalho e previdência social. Em 1999, o Sindsprev/RJ apresentou para arquivamento o
seu novo estatuto junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. Documento no qual existe previsão expressa para representar os
servidores e empregados públicos vinculados à Saúde, ao
Trabalho e à Previdência social. Com quase 30 anos de existência, o Sindsprev/RJ sempre pautou
sua atuação pela defesa intransigente dos servidores da
seguridade e do seguro social, organizando greves, atos públicos e
mobilizações que, objetivamente, resultaram em conquistas
históricas para as categorias que representa. É o caso, por
exemplo, da jornada semanal de 30h para a saúde federal e parte
do INSS; da realização de concursos públicos nos níveis auxiliar,
intermediária e superior; da bem-sucedida luta contra a
privatização dos hospitais estaduais do Rio de Janeiro, quando do
governo Marcelo Alencar (PSDB); da luta pela reintegração dos
demitidos pelo governo Collor, em 1983; da vitoriosa luta pela
reintegração dos mata-mosquitos da Funasa, em 2003, após 5
anos de históricas mobilizações; da vitoriosa greve de 2003, no
INSS, que conquistou os 48% de incorporação do PCCS dos
servidores do Insttituto; da greve da saúde federal, em 2014, que
forçou o governo a respeitar o direito dos servidores ao
duplo-vínculo; e das greves da saúde federal e do INSS, em 2015,
que conquistaram a incorporação gradativa das gratif**ações
recebidas pelos servidores (GDASS e GDPST), beneficiando
milhares de aposentados ou trabalhadores em vias de se
aposentar. Na saúde dos municípios, o Sindsprev/RJ atua na luta pela
regularização funcional de agentes comunitários de saúde (ACS)
e agentes de combate a endemias (ACEs) segundo o dispostos na
Lei 11.350 e Emenda Constitucional 51.

03/06/2026
𝐅𝐢𝐧𝐠𝐢𝐧𝐝𝐨-𝐬𝐞 𝐚𝐝𝐯𝐨𝐠𝐚𝐝𝐨𝐬, 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐢𝐧𝐨𝐬𝐨𝐬 𝐭𝐞𝐧𝐭𝐚𝐦 𝐚𝐩𝐥𝐢𝐜𝐚𝐫 𝐠𝐨𝐥𝐩𝐞 𝐞𝐦 𝐚𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐝𝐨𝐬(𝐚𝐬) 𝐝𝐨 𝐒𝐢𝐧𝐝𝐬𝐩𝐫𝐞𝐯/𝐑𝐉O Departamento Jurídico do Sinds...
02/06/2026

𝐅𝐢𝐧𝐠𝐢𝐧𝐝𝐨-𝐬𝐞 𝐚𝐝𝐯𝐨𝐠𝐚𝐝𝐨𝐬, 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐢𝐧𝐨𝐬𝐨𝐬 𝐭𝐞𝐧𝐭𝐚𝐦 𝐚𝐩𝐥𝐢𝐜𝐚𝐫 𝐠𝐨𝐥𝐩𝐞 𝐞𝐦 𝐚𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐝𝐨𝐬(𝐚𝐬) 𝐝𝐨 𝐒𝐢𝐧𝐝𝐬𝐩𝐫𝐞𝐯/𝐑𝐉

O Departamento Jurídico do Sindsprev/RJ novamente alerta os(as) associados(as) à entidade para não caírem em mais um golpe que criminosos estão tentando aplicar nos(as) servidores(as).

Desta vez, fazendo-se passar pelo coordenador do Departamento, advogado Roberto Marinho, os criminosos estão ligando para servidores(as) beneficiados(as) por ações judiciais da entidade. Nas ligações, os criminosos pedem aos(às) servidores(as) que efetuem pagamentos como “pré-condição” para a liberação de alvarás na Justiça. O que é inteiramente falso.

O Departamento Jurídico do Sindsprev/RJ reafirma que não existe a necessidade de pagamento para liberação de alvarás. É preciso que todos(as) os(as) servidores fiquem atentos(as) e não caiam neste golpe.

A orientação do Jurídico do Sindsprev/RJ é de que os servidores abordados pelos golpistas não respondam às mensagens nem passem qualquer informação, documentos ou dados pessoais.

Em caso de dúvida, entrar em contato pelos canais oficiais do Departamento Jurídico do Sindsprev/RJ, no telefone (21) 34788200 ou pelo e-mail: [email protected]

𝐅𝐞𝐧𝐚𝐬𝐩𝐬 𝐜𝐨𝐛𝐫𝐚 𝐬𝐨𝐥𝐮𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐮𝐫𝐠𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐛𝐥𝐞𝐦𝐚𝐬 𝐧𝐚𝐬 𝐝𝐞𝐜𝐥𝐚𝐫𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐈𝐑 𝐝𝐨𝐬 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐢𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐞́𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐚 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞Na última ...
27/05/2026

𝐅𝐞𝐧𝐚𝐬𝐩𝐬 𝐜𝐨𝐛𝐫𝐚 𝐬𝐨𝐥𝐮𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐮𝐫𝐠𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐛𝐥𝐞𝐦𝐚𝐬 𝐧𝐚𝐬 𝐝𝐞𝐜𝐥𝐚𝐫𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐈𝐑 𝐝𝐨𝐬 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐢𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐞́𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐚 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞

Na última segunda-feira (25/5), a Fenasps (federação nacional), encaminhou ofício ao Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde, Sérgio Henrique Moreira Cunha, cobrando providências urgentes para solucionar os problemas enfrentados por servidores e servidoras do Ministério da Saúde nas declarações do Imposto de Renda.

A Fenasps alertou que inconsistências nos dados fornecidos pelo governo têm levado milhares de trabalhadores e trabalhadoras a terem suas restituições retidas pela Receita Federal do Brasil. Problema ainda mais grave porque as inconsistências não podem ser resolvidas individualmente pelos servidores, uma vez que dependem da retif**ação das informações prestadas pelos órgãos responsáveis.

No documento, a Fenasps destaca que a solução passa por uma ação do Ministério da Saúde junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e aos setores responsáveis pelos dados utilizados nas declarações enviadas à Receita Federal. A federação nacional também destaca uma grande preocupação entre os(as) servidores(as), considerando que o prazo para regularização junto à Receita Federal termina na próxima sexta-feira (29 de maio). Se as pendências não forem solucionadas no prazo estipulado, muitos servidores e servidoras poderão f**ar sem receber a restituição do Imposto de Renda em 2026, mesmo sem terem cometido qualquer erro na declaração.

A Fenasps também solicitou que o Ministério da Saúde publique uma nota explicativa orientando os(as) servidoras(as) sobre como proceder para resolver as pendências. É inadmissível que os trabalhadores sejam penalizados por falhas administrativas e pela falta de informações corretas por parte do próprio governo.

Foto: Marcello Casal_Agência Brasil.

𝐒𝐢𝐧𝐝𝐬𝐩𝐫𝐞𝐯-𝐑𝐉 𝐞 𝐀𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐒𝐞𝐫𝐯𝐢𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐞𝐱𝐢𝐠𝐞𝐦 𝐢𝐦𝐩𝐥𝐚𝐧𝐭𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐌𝐞𝐬𝐚 𝐝𝐞 𝐍𝐞𝐠𝐨𝐜𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐞𝐦 𝐍𝐢𝐭𝐞𝐫𝐨́𝐢O Sindsprev-RJ e a Ass...
13/05/2026

𝐒𝐢𝐧𝐝𝐬𝐩𝐫𝐞𝐯-𝐑𝐉 𝐞 𝐀𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐒𝐞𝐫𝐯𝐢𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐞𝐱𝐢𝐠𝐞𝐦 𝐢𝐦𝐩𝐥𝐚𝐧𝐭𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐌𝐞𝐬𝐚 𝐝𝐞 𝐍𝐞𝐠𝐨𝐜𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐞𝐦 𝐍𝐢𝐭𝐞𝐫𝐨́𝐢

O Sindsprev-RJ e a Associação dos Servidores da Saúde de Niterói protocolaram, no último dia 7, um ofício na prefeitura de Niterói, assinado pelo Fórum Municipal de Niterói – criado para unif**ar as entidades sindicais que lutam pelos servidores do município de Niterói. O objetivo foi solicitar o agendamento de reunião, com o prefeito Rodrigo Neves e o Secretário Executivo Felipe Peixoto, para iniciar as tratativas da implantação da Mesa de Negociação Permanente. A iniciativa se deve a várias demandas e reivindicações, tendo como objetivo principal a implantação da Tabela Salarial.

Vale lembrar que, em 2024, o então candidato a prefeito Rodrigo Neves se comprometeu com o Fórum Municipal de Niterói de instituir uma Mesa de Negociação Permanente, baseada nos moldes da Mesa Nacional de Negociação Permanente.

Em 2025, em reuniões que a área de Saúde teve com o prefeito Rodrigo Neves, foi cobrada novamente a implantação da Mesa de Negociação Permanente.

As demandas envolvem reajuste salarial, reestruturação de carreiras e melhorias nas condições de trabalho. Para a negociação da Tabela Salarial, o prefeito delegou a tarefa ao secretário executivo Felipe Peixoto.

As entidades sindicais tentaram inúmeras vezes agendar com o Secretário Executivo uma reunião com os movimentos dos servidores para elaborar um cronograma de reuniões, com o objetivo de colocar em prática a implantação da Mesa de Negociação Permanente.

Segundo as entidades sindicais, a implantação da Mesa de Negociação Permanente tem várias tarefas, como o Reajuste Geral do Funcionalismo (RGF, que ocorre em junho; recomposição das perdas salariais, que chega a 17%; além de outras demandas e tarefas, como a extensão do Vale Refeição para todo o funcionalismo – hoje, o auxilio é extensivo somente a uma parcela do funcionalismo -, independente de teto salarial. Perícia médica, assistência médica, instalações, segurança do trabalho, insalubridade e Plano de Cargos e Carreira também estão na lista de reivindicações.

As entidades sindicais ressaltam que a instalação de uma Mesa de Negociação Permanente é fundamental para que o município tenha um espaço de escuta do servidor.

A Tabela Salarial tem por base o reajuste linear de 65% para todos os níveis.

𝐒𝐢𝐧𝐝𝐬𝐩𝐫𝐞𝐯-𝐑𝐉 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞𝐠𝐚 𝐩𝐚𝐮𝐭𝐚 𝐝𝐨𝐬 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐢𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐚̀ 𝐧𝐨𝐯𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐈𝐍𝐒𝐒, 𝐀𝐧𝐚 𝐂𝐫𝐢𝐬𝐭𝐢𝐧𝐚 𝐒𝐢𝐥𝐯𝐞𝐢𝐫𝐚Na última sexta-feira (8 de m...
13/05/2026

𝐒𝐢𝐧𝐝𝐬𝐩𝐫𝐞𝐯-𝐑𝐉 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞𝐠𝐚 𝐩𝐚𝐮𝐭𝐚 𝐝𝐨𝐬 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐢𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐚̀ 𝐧𝐨𝐯𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐈𝐍𝐒𝐒, 𝐀𝐧𝐚 𝐂𝐫𝐢𝐬𝐭𝐢𝐧𝐚 𝐒𝐢𝐥𝐯𝐞𝐢𝐫𝐚

Na última sexta-feira (8 de maio), os dirigentes do Sindsprev-RJ Rolando Medeiros e Carlos Vinícius Lopes foram recebidos em Brasília pela nova presidente do INSS, Ana Cristina Viana Silveira. Foi a primeira reunião da nova presidente da autarquia com representantes sindicais. No encontro, os dois dirigentes do Sindsprev-RJ pontuaram algumas das principais demandas e problemas vividos cotidianamente por trabalhadores e trabalhadoras da autarquia, como precárias condições de trabalho das agências do INSS, falta de climatização, mobiliários e equipamentos inadequados, sobrecarga de trabalho, metas de produtividade dissociadas das condições reais de trabalho, assédio moral, cumprimento dos acordos de greve e queda na qualidade do atendimento aos segurados.

Em resposta, Ana Cristina Silveira alegou estar há apenas três semanas no cargo, mas que os contratos de manutenção estão sendo acompanhados. Segundo a presidente do INSS, sua gestão já está elaborando um levantamento por áreas do INSS. De sua parte, o Sindsprev-RJ entregou a Ana Cristina um documento com resumo das principais pendências, questionamentos e reivindicações dos trabalhadores da autarquia. No texto, o Sindsprev-RJ critica a progressiva deterioração das condições laborais e seu impacto direto na saúde física e psicossocial dos servidores. O sindicato também reivindica outras questões fundamentais, como valorização da carreira e recomposição da força de trabalho, consideradas essenciais para a redução de filas de benefícios e melhoria do atendimento à população. O Sindsprev-RJ pede ainda o abono sumário dos dias da greve de 2024. Em relação a este ponto, Ana Cristina disse que irá apresentar uma proposta na próxima reunião com o sindicato, prevista para acontecer em um mês. Para o Sindsprev-RJ, o abono dos dias de greve seria um bom começo para a nova gestão do INSS.

𝐏𝐋 𝟑.𝟏𝟎𝟐 𝐞́ 𝐢𝐧𝐜𝐥𝐮𝐢́𝐝𝐨 𝐧𝐚 𝐨𝐫𝐝𝐞𝐦 𝐝𝐨 𝐝𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝐒𝐞𝐧𝐚𝐝𝐨 𝐅𝐞𝐝𝐞𝐫𝐚𝐥Na última sexta-feira (8/5), o Projeto de Lei (PL) nº 3.102/2022 ...
11/05/2026

𝐏𝐋 𝟑.𝟏𝟎𝟐 𝐞́ 𝐢𝐧𝐜𝐥𝐮𝐢́𝐝𝐨 𝐧𝐚 𝐨𝐫𝐝𝐞𝐦 𝐝𝐨 𝐝𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝐒𝐞𝐧𝐚𝐝𝐨 𝐅𝐞𝐝𝐞𝐫𝐚𝐥

Na última sexta-feira (8/5), o Projeto de Lei (PL) nº 3.102/2022 foi incluído na Ordem do Dia da sessão deliberativa do Senado Federal que acontecerá na quarta-feira (13 de maio). A inclusão na ordem d dia é mais uma importante etapa na tramitação do PL 3.102, que assegura a transposição dos servidores da rede federal para a carreira da Ciência e Tecnologia.

“Esse projeto não pertence a uma direção sindical, ele pertence aos trabalhadores da rede federal, aos servidores da saúde, da ciência e tecnologia, aos que resistem diariamente ao desmonte, à precarização e ao abandono. O PL 3.102/2022 é fruto da insistência, da mobilização e da coragem de quem nunca desistiu. E agora é hora de transformar esperança em presença. Cada companheiro em Brasília fará diferença”, afirmou Christiane Gerardo, dirigente do Sindsprev-RJ, ao anunciar a inclusão do projeto na ordem do dia do Senado.

Desde a chegada do PL 3.102 ao Senado Federal, em dezembro de 2025, o Sindsprev-RJ tem promovido decisivas articulações visando conquistar apoio à aprovação do texto. Na prática, o sindicato repete a atuação também decisiva que teve durante a tramitação e aprovação do PL 3.102 na Câmara dos Deputados.

Foto: Agência Brasil.

𝐄𝐦 𝐚𝐮𝐝𝐢𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐧𝐚 𝐂𝐨𝐠𝐞𝐩, 𝐒𝐢𝐧𝐝𝐬𝐩𝐫𝐞𝐯-𝐑𝐉 𝐜𝐨𝐛𝐫𝐚 𝐬𝐨𝐥𝐮𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐝𝐞𝐦𝐚𝐧𝐝𝐚𝐬 𝐝𝐨𝐬 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐫𝐞𝐝𝐞 𝐟𝐞𝐝𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐑𝐢𝐨Na última qua...
08/05/2026

𝐄𝐦 𝐚𝐮𝐝𝐢𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐧𝐚 𝐂𝐨𝐠𝐞𝐩, 𝐒𝐢𝐧𝐝𝐬𝐩𝐫𝐞𝐯-𝐑𝐉 𝐜𝐨𝐛𝐫𝐚 𝐬𝐨𝐥𝐮𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐝𝐞𝐦𝐚𝐧𝐝𝐚𝐬 𝐝𝐨𝐬 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐫𝐞𝐝𝐞 𝐟𝐞𝐝𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐑𝐢𝐨

Na última quarta-feira (6/5), em Brasília, a delegação do Sindsprev-RJ participou de audiência na Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogep) do Ministério da Saúde, onde foram deliberados os seguintes encaminhamentos:

Frequências em aberto – o Sindsprev-RJ encaminhará ofício à Cogep contendo nome e matrícula dos trabalhadores com frequência em aberto, anexando documentação comprobatória da legitimidade da greve e solicitando adoção das providências cabíveis para regularização da situação funcional.

Hospital Federal da Lagoa – em relação à avaliação de desempenho do Hospital Federal da Lagoa, foi informado que será repetida a última avaliação com repercussão financeira (ciclo 2023/2024) para os trabalhadores que aderiram ao movimento grevista.

CTUs – os contratos/termos vinculados aos CTUs serão renovados por mais 6 meses. Existe possibilidade de remoção de trabalhadores para outras unidades de saúde. No entanto, permanece preservado o vínculo empregatício, conforme decisão judicial vigente.

Insalubridade dos Cedidos – o Sindsprev-RJ vai encaminhar ofício à Cogep contendo nome, matrícula e unidade de cessão dos servidores afetados, solicitando adoção das providências necessárias ao restabelecimento do pagamento da insalubridade. Entretanto, será necessário que o(a) trabalhador(a) apresente documentação emitida pela unidade de cessão, especif**ando as atividades efetivamente desempenhadas junto aos pacientes em condições insalubres.

Articulações pela aprovação do PL 3.102 no Senado Federal

Antes da audiência na Cogep, o Sindsprev-RJ esteve no Senado visando ampliar o apoio à aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 3.102, que transpõe os servidores da rede federal de saúde para a carreira da Ciência e Tecnologia. O sindicato dialogou com o gabinete da senadora Leila do Vôlei (PDT-DF). Além de apoio ao PL 3.102, o Sindsprev-RJ destacou que o projeto tem caráter estratégico por promover a valorização dos servidores da rede federal e de suas atividades essenciais para a saúde pública.

Aprovado na Câmara dos Deputados em dezembro de 2025, o PL 3.102 está desde janeiro tramitando no Senado, onde aguarda votação em plenário. Se aprovado, o texto vai à sanção presidencial.

Foto: Valter Campanato_Agência Brasil.

𝐍𝐞𝐬𝐭𝐚 𝐪𝐮𝐚𝐫𝐭𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚 (𝟔/𝟓), 𝐆𝐞𝐚𝐩 𝐯𝐞𝐦 𝐚𝐨 𝐒𝐢𝐧𝐝𝐬𝐩𝐫𝐞𝐯/𝐑𝐉 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐭𝐢𝐫𝐚𝐫 𝐝𝐮́𝐯𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐝𝐨𝐬 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐬𝐭𝐢𝐝𝐨𝐬Nesta quarta-feira (6 de maio), Rod...
05/05/2026

𝐍𝐞𝐬𝐭𝐚 𝐪𝐮𝐚𝐫𝐭𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚 (𝟔/𝟓), 𝐆𝐞𝐚𝐩 𝐯𝐞𝐦 𝐚𝐨 𝐒𝐢𝐧𝐝𝐬𝐩𝐫𝐞𝐯/𝐑𝐉 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐭𝐢𝐫𝐚𝐫 𝐝𝐮́𝐯𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐝𝐨𝐬 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐬𝐭𝐢𝐝𝐨𝐬

Nesta quarta-feira (6 de maio), Rodrigo Barbosa, da Unidade de Atendimento Rio de Janeiro (UA-RJ) da Geap, estará no Sindsprev/RJ, a convite da Secretaria de Aposentados do Sindicato. Rodrigo vai tirar dúvidas, sobretudo em relação à situação de dependentes e agregados, devolução do aumento indevido na contribuição dos assistidos e falta de comunicação efetiva através dos telefones do plano de saúde. A explanação da Geap vai começar às 13h, mas a direção do Sindsprev-RJ pede que os servidores cheguem às 11h, quando também serão apresentados informes de interesse da categoria. A explanação será aberta a todos os servidores, gratuita e seguida de debate. Não é necessário inscrição prévia. O auditório do Sindsprev/RJ f**a na rua Joaquim Silva, 98-A, Lapa, Centro.

Para mais informações, ligue para (21) 3478-8229.

Direitos dos assistidos – Para as diretoras da Secretaria de Aposentados Marta Oliveira e Maria Celina, esta é uma importante ocasião de tirar todo o tipo de dúvidas em relação aos direitos dos assistidos. “Acredito que será uma excelente oportunidade para o cliente da Geap tirar todas as suas dúvidas sobre questões de mudanças no plano e ressarcimento de valores pagos de forma indevida pelo plano”, avaliou Marta.

Celina chamou atenção para uma das questões que mais recentemente têm atingido os associados, que é a mudança de classif**ação de dependente para agregado. “O objetivo é esclarecer porque, assim, as pessoas saberão dos seus direitos. E isto é fundamental”, argumentou.

Ela acrescentou que ninguém deve perder esta oportunidade e vir até o Sindicato. “O debate é aberto a toda a categoria, independentemente de ser associado ou não, e é gratuito”, observou Celina.

𝐒𝐢𝐧𝐝𝐬𝐩𝐫𝐞𝐯-𝐑𝐉 𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐞𝐟𝐞𝐭𝐢𝐯𝐚𝐫 𝐞𝐬𝐭𝐞 𝐚𝐧𝐨 𝐨 𝐎𝐛𝐬𝐞𝐫𝐯𝐚𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐜𝐨𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐝𝐨𝐬(𝐚𝐬) 𝐓𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬(𝐚𝐬)Em parceria com...
04/05/2026

𝐒𝐢𝐧𝐝𝐬𝐩𝐫𝐞𝐯-𝐑𝐉 𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐞𝐟𝐞𝐭𝐢𝐯𝐚𝐫 𝐞𝐬𝐭𝐞 𝐚𝐧𝐨 𝐨 𝐎𝐛𝐬𝐞𝐫𝐯𝐚𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐜𝐨𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐝𝐨𝐬(𝐚𝐬) 𝐓𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬(𝐚𝐬)

Em parceria com outras entidades sindicais e mandatos parlamentares do campo democrático-popular, o Sindsprev-RJ quer efetivar este ano uma proposta aprovada em 2025: a criação de um Observatório Estadual de Acompanhamento da Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Estado do Rio de Janeiro.

Durante o mais recente evento do Abril Verde, realizado dia 29 de abril, no auditório do Sindsprev-RJ, os servidores e dirigentes do sindicato reafirmaram a necessidade de implantar o Observatório o mais rapidamente possível. “Queremos um Observatório estadual porque aqui nós temos representações de outras entidades sindicais. Então, está na hora de referendar o que aprovamos ano passado, que é um observatório para acompanhar políticas de saúde e levar informações a todos os trabalhadores”, explicou na ocasião a dirigente do Sindsprev-RJ Ivone Suppo.

A proposta, segundo Ivone, é que o Sindsprev-RJ também convide o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) a participarem do Observatório Estadual. “Nossa intenção é envolver essas e outras importantes instâncias no necessário debate sobre a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirma Ivone.

Para o Sindsprev-RJ, a criação do Observatório Estadual representa um avanço estratégico na defesa dos direitos e da dignidade da classe trabalhadora. Trata-se de um instrumento essencial para monitorar, analisar e dar visibilidade às condições de saúde nos ambientes de trabalho, contribuindo diretamente para a formulação de políticas públicas mais ef**azes e direcionadas à realidade dos trabalhadores. Entre outros benefícios, o Observatório permitirá a sistematização de dados sobre acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e fatores de risco, possibilitando a identif**ação de padrões e a antecipação de problemas. Com base nessas informações, será possível também propor ações preventivas, fortalecer a vigilância em saúde do trabalhador e cobrar dos órgãos competentes as medidas concretas de proteção e promoção da saúde.

A participação de outras entidades sindicais, mandatos parlamentares, gestores públicos e instâncias como Cerest e Cistt visa tornar o Observatório um espaço de articulação que facilite a construção coletiva de soluções. O Observatório Estadual também vai contribuir para fortalecer o papel dos sindicatos como agentes ativos na luta por melhores condições de trabalho. É o que já acontece no Sindsprev-RJ com o Departamento de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (DPSATT).

Foto: Mayara Alves.

𝐒𝐢𝐧𝐝𝐬𝐩𝐫𝐞𝐯-𝐑𝐉 𝐜𝐨𝐛𝐫𝐚 𝐝𝐨 𝐃𝐆𝐇 𝐬𝐨𝐥𝐮𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐩𝐞𝐧𝐝𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐢𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐫𝐞𝐝𝐞 𝐟𝐞𝐝𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐑𝐢𝐨Dirigentes do Sindsprev-RJ reun...
09/04/2026

𝐒𝐢𝐧𝐝𝐬𝐩𝐫𝐞𝐯-𝐑𝐉 𝐜𝐨𝐛𝐫𝐚 𝐝𝐨 𝐃𝐆𝐇 𝐬𝐨𝐥𝐮𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐩𝐞𝐧𝐝𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐢𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐫𝐞𝐝𝐞 𝐟𝐞𝐝𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐑𝐢𝐨

Dirigentes do Sindsprev-RJ reuniram-se, no último dia 2 de abril, com a diretora do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do Rio de Janeiro, Elaine Machado Lopez, e gestores da área de pessoal daquele departamento. Na reunião foram abordados importantes questões de interesse dos servidores da rede federal do Rio, como pagamento do adicional de insalubridade, situação do auxílio-transporte, ponto biométrico, remoções/cessões de trabalhadores das unidades federais descentralizadas, insatisfações dos servidores perante a cobrança de 40h, APH, homologação do ponto dos grevistas do HFL, convênio do Ministério da Saúde com a Wellhub, reunião mensal com o DGH e imposto de renda.

Adicional de Insalubridade – em relação ao adicional de insalubridade, o DGH afirmou que vai elaborar uma orientação no Sou.Gov, com explicação passo a passo da ficha a ser preenchida sobre atividade laboral, para onde deve ser encaminhada e a documentação necessária. Segundo o DGH, os servidores que comprovarem a insalubridade receberão os valores retroativos. O DGH alegou ter sido informado de que a maioria dos servidores já tinha tido o pagamento restabelecido. O DGH então pediu que fosse encaminhada a listagem dos servidores cedidos que não tiveram seus pagamentos restabelecidos.

Auxílio-Transporte – foi elaborado documento para o Ministério da Saúde, em Brasília. O servidor precisará fazer a adequação no sistema, que faz a relação da escala informada x batimentos de frequência.

Máquinas de ponto – o Sindsprev-RJ ponderou que a ausência ou insuficiência do número de máquinas traz uma insegurança ao servidor, que f**a vulnerável aos descontos indevidos. Em resposta, os representantes do DGH informaram que está sendo providenciada a realocação de máquinas de unidades com poucos servidores para o HFSE (que já sabiam estar sem nenhuma) e irão apurar a queixa do HFL, da qual disseram não ter conhecimento. Foi autorizado dar mais perfis de chefias informais para diminuir o atraso do aceite das justif**ativas. Os representantes do DGH disseram que não sabiam das inconsistências do SIREF.

Remoção/Cessão de servidores – no caso do HFSE, o prazo termina em 21/4/26. As movimentações só começarão após o término deste período, como ocorreu nas demais unidades. Não haverá movimentação no período eleitoral, ou seja, as movimentações ocorrerão até 4/7/26. Os servidores serão liberados mediante a autorização da EBSERH, uma vez que esta empresa é a responsável pela gestão do hospital, conforme portaria de doação. Todo o processo de remoção só será continuado após o servidor dar ciência do processo pelo e-mail cadastrado no SouGov que será enviado. Importante destacar que a demora na liberação não ocasiona a perda da vaga.

As vagas liberadas não diminuem, podem aumentar. De sua parte, o Sindsprev-RJ frisou que os servidores RJU devem ter prioridade nas vagas dos locais ainda administrados pelo Ministério da Saúde e que os concursos abertos, como o da FIOTEC, trazem insegurança e sentimento de abandono aos servidores. O Sindsprev-RJ também solicitou prioridade de lotação dos RJUs nas suas escolhas.

Insatisfação dos servidores lotados em algumas unidades / cobrança das 40h – segundo o DGH, uma vez cedido o servidor, o Ministério da Saúde não tem governabilidade na cobrança das 40h e quem recebe o servidor tem a prerrogativa da cobrança das horas trabalhadas. Assim, o servidor insatisfeito pode pedir nova Remoção/Cessão no seu RH de origem.

APH x 40h: mesmo princípio da questão anterior. No caso do HFSE, a Unirio delega para a EBSERH a gestão. Então, os servidores estão submetidos às regras da EBSERH. E isto vale para possível cobrança das 40h para fazer APH.

Homologação do ponto dos grevistas do HFL – o Sindsprev-RJ apresentou um histórico de negociação com Ethel Matielo (COGEPE), a perda salarial dos servidores e o impedimento de aposentadoria. O DGH comprometeu-se a levar o caso para a COGEPE.

Wellhub – os representantes do DGH leram a resposta sobre o ofício do HFB. Na nota afirma-se que esse benefício não é um direito adquirido dos servidores por não estar previsto em lei. Segundo o DGH, foi um benefício oferecido pelo Ministério da Saúde a partir de critérios administrativos. No momento, está em estudo a ampliação do benefício, porém isto depende da amplitude de valores.

Reunião mensal – o DGH não aceitou a proposta, mas está aberto a agendamentos de reuniões quando necessário. O Sindsprev-RJ aproveitou a oportunidade para reforçar a necessidade de reuniões periódicas, tendo em vista a extensa pauta e acontecimentos recentes.

Imposto de Renda – o DGH afirmou não ter atualização do Ministério da Saúde sobre o assunto.

Na reunião com o DGH, o Sindsprev-RJ foi representado pelos dirigentes Sebastião José de Souza, Carla Letícia Barbedo, Cristina Venetilho, Heloísa Fonseca e Ivanilda Ferreira, além da servidora Tatiana.

Endereço

Rua Joaquim Silva, 98A/Lapa
Rio De Janeiro, RJ
20241-110

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 10:00 - 16:00
Terça-feira 10:00 - 16:00
Quarta-feira 10:00 - 16:00
Quinta-feira 10:00 - 16:00
Sexta-feira 10:00 - 16:00

Telefone

(21) 3478 8200

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Sindsprev/RJ - Página gerida pela Secretaria de Imprensa e Divulgação posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Sindsprev/RJ - Página gerida pela Secretaria de Imprensa e Divulgação:

Compartilhar