25/05/2026
Uma baleia-jubarte foi avistada na manhã desta segunda-feira (25/5) nas águas de Ipanema, na Zona Sul do Rio, durante um monitoramento realizado pela Expedição Águas Urbanas, do Instituto Mar Urbano (IMU).
O avistamento reforça o início da temporada das jubartes no litoral fluminense em 2026.
O registro foi feito pelo biólogo marinho Ricardo Gomes, presidente do Instituto Mar Urbano, que enfatiza a importância de realizar a observação de forma responsável e sem aproximação excessiva das embarcações.
Agradecemos a e ao pelo registro no SISS-Geo.
📱 Se você ainda não faz parte da nossa rede de colaboradores, baixe o app do , que é grátis e disponível para iOS e Android.
📌 Cadastre-se e venha fazer parte da nossa comunidade!
🔗 Acesse: biodiversidade.ciss.fiocruz.br e saiba mais sobre o SISS-Geo.