15/08/2022
Hoje ganhei de um querido aluno esse vaso de flores, com essa mensagem linda. Em sua sensibilidade, ele falou tudo que foi e representou essa eleição. Apuração concluída, Ricardo é o novo diretor. Parabenizo-o pela vitória. Quanto a nós, só temos a agradecer por todo apoio recebido.
Apesar de tudo, de todas as dificuldades, como os percalços na votação (ausência de fiscalização externa, problemas de informação), também tivemos alegrias nesse curto tempo de campanha, e estamos orgulhosas dessa candidatura cujos frutos já vemos hoje na escola.
Ao longo desta longa atual gestão, raramente vimos a escola tão arrumada; ao voltarmos de dois anos de pandemia, a escola não estava preparada para receber alunos e professores. Nos murais estavam os mesmos panfletos e cartazes com datas de 2015, 2016, 2017; nas salas de aula, os mesmos murais desarrumados. Propostas nossas, definidas em programa para a direção geral, atos simples e de fácil execução, foram concretizadas durante o recesso, ações que deveriam ser prática comum antes do início de cada ciclo letivo, especialmente após dois anos de pandemia. Todo esse movimento provavelmente não aconteceria se houvesse uma chapa única. Acreditamos que fizemos a diferença ao colocarmos em pauta os muitos problemas que tanto nos incomodavam. Isto é democracia: é também aceitar e dialogar com a divergência. Se não discutimos sequer a nossa escola, como podemos nos comprometer com um país melhor?
A chapa vitoriosa tem todo nosso apoio a partir deste momento; foi legitimamente eleita dentro das regras atuais e representará os interesses da comunidade. Cabe a nós, independente da escolha de voto, cobrar os compromissos de campanha e as promessas feitas, porque só assim de fato é possível fazer diferente e fazer a diferença. Que o contraditório deixe de ser visto como ofensa ou desarmonia, mas como um processo legítimo de se fazer ouvir e pensar a realidade escolar.
Nosso muito obrigada por mais essa caminhada! É no chão da escola, no trabalho contínuo, que tenho desempenhado ao longo de muitos anos de carreira, assim como as amigas com quem compartilhei o desejo de mudança, que efetivamente fazemos a diferença. Um forte abraço!