03/10/2024
O Codificador da Doutrina Espírita nasceu num dia como hoje, em 3 de outubro de 1804, há 220 anos.
Em 1936, comemoravam-se os 132 anos de nascimento de Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail). O Espírito Humberto de Campos tomou as mãos do jovem médium Francisco Cândido Xavier, que psicografou a mensagem “O grande missionário”, mais tarde publicada na obra “Crônicas de além-túmulo” (FEB Editora).
Escreveu o autor espiritual:
“[...] Quando Jesus desceu um dia à Terra para oferecer as criaturas a dádiva da sua vida e do seu amor, seus passos foram precedidos pelos de João Batista, que aceitara a tarefa terrível de precursor, experimentando todos os martírios no deserto. O Consolador, prometido à Terra pelo coração misericordioso do divino Mestre, e que é o Espiritismo, teve o sacrifício de Allan Kardec - o precursor da sua gloriosa disseminação no peito atormentado das criaturas humanas. [...]”.
Com simplicidade, clareza e extraordinário espírito de síntese, Kardec concebeu uma visão global do Mundo dos Espíritos e suas relações com os encarnados, determinando as Leis que regem a comunhão entre os dois planos da vida.
Não se compreende como podia aquele homem, apesar de todas as qualidades que reunia, vinculadas a poderosíssima força de vontade e persistência, manter-se todo o tempo firme e atuante, compenetrado e lúcido, sem esmorecer e atrasar etapa alguma da obra de sua vida - a codificação do Espiritismo.
Trabalhando com desprendimento e desinteresse, sacrificando saúde e repouso, de onde ele tirava as forças para levantar tão gigantesca obra? Certamente, Kardec nos responderia, como o professor Pestalozzi a seu amigo Stapfer:
“Foi o amor que tornou possível a minha obra. Há em nós um poder divino quando procuramos a verdade, sem temer a luz”.
A Allan Kardec, nossa eterna gratidão! ❤️
Fonte: