20/04/2024
O Partido Comunista Brasileiro - Reconstrução Revolucionária, a União da Juventude Comunista e o Movimento por uma Universidade Popular estiveram presentes no ato em defesa do bônus regional da UFAC nessa sexta (19).
Defendemos o bônus de 15% regional para alunes que estudaram integralmente o Ensino Médio em escolas do Acre e regiões próximas à divisa com Rondônia e Amazonas, por compreendermos como parte das políticas afirmativas previstas na lei 12.711/2012, como uma forma de amenizar as desigualdades de acesso a Universidade por parte dos filhos da classe trabalhadora de nosso Estado.
Além disso, a decisão da Justiça Federal Regional 1 de acatar o pedido de um estudante de fora do Estado - que por motivações pessoais questiona o bônus de um Estado que desde a ocupação por não indígenas apresenta intensa desigualdade social e racial - ataca diretamente a autonomia universitária da UFAC e demonstra o quanto a justiça burguesa atende a interesses privados e individuais.
No Acre, les estudantes, mesmo com a aplicabilidade do bônus, não tem condições concretas de acesso a educação superior e permanência. Por isso, nesse 19 de Abril, dia dos povos indígenas, relembramos a luta e resistência dos povos originários sobretudo no estado do Acre que possui 15 povos indígenas (+ 3 em auto isolamento), mas que não tem assegurado a entrada e permanência na única universidade pública no Estado.
Além disso, precisamos manter em nosso horizonte a necessidade de lutarmos contra todos os tipos de projetos neoliberais que precarizam, comercializam o ensino e dificulta o acesso por parte dos filhos da classe trabalhadora como o arcabouço fiscal que congela os investimentos em saúde e educação, o Novo Ensino Médio (NEM) que acentua a diferença entre o ensino público e privado e o fim do vestibular, que é um mecanismo de exclusão e mais umas das barreiras.
EM DEFESA DO BÔNUS REGIONAL!
PELA AUTONOMIA DA UFAC!
PELO ACESSO UNIVERSAL A EDUCAÇÃO !
PELO FIM DO NEM!
CONTRA O ARCABOUÇO FISCAL!