Prefeitura Municipal de Ribeirão dos Índios

Prefeitura Municipal de Ribeirão dos Índios Bem-vindo à página oficial da cidade de Ribeirão dos Índios
Aqui você conversa, curte, informa, critica e sugere. Assim, juntos construímos uma cidade melhor.

No ano de 1922, existia latifúndios que conservavam praticamente intactas a extensa mata tropical, onde apenas existiam estreitos picadões de uma propriedade a outra e serviam de meios de ligação. Dentre estes latifúndios, existia um no Vale do Rio do Peixe, de propriedade do Cel. João Gomes Martins, de nacionalidade portuguesa, nasceu na Ilha da Madeira, aos 18 de dezembro de 1887 e faleceu aos 1

0 de setembro de 1937 na Capital Paulista. Em fins de 1922, aquele Coronel, inicia o retalhamento de pequenas glebas de terras de sua propriedade situadas ao longo do Ribeirão dos Índios, afluente do Rio do Peixe. O primeiro homem civilizado a fixar-se nas terras, compreendidas entre os Córregos do Arco, Arapuá e Ribeirão dos Índios, foi Antônio Feitor, estabeleceu-se em terras que mais tarde, nos anos 70 pertenceu a Palmério do Nascimento, que vencendo inúmeros obstáculos, penetrou pelas margens do Ribeirão Claro, seguindo pela reta denominada Mont'Alvão (Pioneiro daqueles lados) através de exígua picada aberta na mata virgem, até atingir o local onde ergueu seu primitivo rancho. Tal fato ocorreu nos últimos meses do ano de 1922. Abatendo alguns alqueires da espessa mata, semeou as primeiras culturas e tratou de lançar ao solo o Capim Jaraguá, formando a primeira invernada, a denominação "Jaraguá" homenageia à primeira vegetação ali plantada pelas mãos do homem civilizado e permanece até os dias de hoje. Após cerca de dois anos da permanência de Antônio Feitor naquele local, inicia-se a chegada dos primeiros colonos as adquirirem pequenas glebas ao preço de Rs 150$00 e 200$00 reis o alqueire paulista, da Colonizadora João Gomes Martins, esses colonos vindos da Zona Velha do Estado, onde predominam os de origem italiana ou descendentes, principalmente vindos de Pitangueiras, Itajobi, Viradouro e da Zona Mogiana. Chegaram portanto as famílias de João e José Basso, Domingos Grilo, Carlos Crepaldi, Ermínio e Francisco Cancian, Benjamim Cacheffo, Domingos Scalon, Vicente Zanutto, Manoel Real, Irmãos Bortolan, Joaquim da Costa e Jácio Cotrin, integraram a primeira grande leva de colonizadores de Ribeirão dos Índios, com o passar dos meses integraram-se mais outras famílias, das famílias Marin, Volpe, Icheco e Silvestre. Em virtude da necessidade de terem uma melhor comunicação com o Município Sede, Santo Anastácio, pois até então só existia uma estreita picada através da mata, aqueles colonizadores, em 1924, sentem a necessidade da construção de uma estrada, o que conseguem através da cotização entre os próprios colonizadores daquela região. Naquela área, nas cabeceiras do Ribeirão dos Índios, surge no ano de 1925, um pequeno povoado de mesmo nome, devido ao principal rio que o banha, o nome portando, surpreendentemente nos faz nos lembrar de aborígenes, porém não condiz com a realidade, tendo em vista que não encontrou-se até hoje algum objeto que comprovasse sua existência. Pela Lei n° 2793, de 26 de dezembro de 1936, tal povoado foi elevado a distrito do Município de Santo Anastácio, pelo Doutor Armando Sales de Oliveira. A condição de Distrito, permaneceu até 1995, devido uma grande luta da população por sua emancipação político administrativa, onde fizeram uma expedição, rumo à Capital do Brasil, Brasília, tendo como Presidente da expedição o Sr. Gecildo Antônio Volpe, dentre outros que se empenham bravamante para realizar o sonho dos moradores de Ribeirão dos Índios.

Dia Nacional da Educação Ambiental: cultivando consciência e preservando o futuroEm comemoração ao Dia Nacional da Educa...
04/06/2026

Dia Nacional da Educação Ambiental: cultivando consciência e preservando o futuro

Em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental e à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de Ribeirão dos Índios promoveu uma importante ação de conscientização ambiental com a participação de alunos da Pré-Escola e do Ensino Fundamental.

A atividade foi realizada em uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada no Assentamento Yapinari, onde as crianças participaram do plantio de 200 mudas de árvores nativas e frutíferas. A ação contou com o acompanhamento da agente administrativa Jaqueline Lopes, do Setor de Meio Ambiente, que destacou a importância de envolver as novas gerações na preservação dos recursos naturais.

Mais do que plantar árvores, as crianças tiveram a oportunidade de aprender, na prática, sobre a importância da conservação ambiental, da recuperação de áreas degradadas e do cuidado com a natureza. A educação ambiental é uma ferramenta fundamental para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a construção de um futuro mais sustentável.

A Prefeitura de Ribeirão dos Índios agradece a participação de todos os alunos, professores e colaboradores envolvidos nesta iniciativa, reafirmando seu compromisso com a proteção do meio ambiente e com a formação de uma sociedade cada vez mais consciente de seu papel na preservação da vida e dos recursos naturais.

Cuidar do meio ambiente hoje é garantir qualidade de vida para as futuras gerações. 🌱🌳💚

Informamos à população que, em razão do feriado de Corpus Christi, não haverá expediente nas repartições públicas munici...
03/06/2026

Informamos à população que, em razão do feriado de Corpus Christi, não haverá expediente nas repartições públicas municipais nesta quinta-feira (04/06). Na sexta-feira (05/06), será ponto facultativo.

Os serviços essenciais e considerados indispensáveis funcionarão normalmente.

As atividades serão retomadas na segunda-feira (08/06).

Agradecemos a compreensão de todos.

🌼 O cuidado faz a diferença!O antes mostra o início. O depois revela o resultado de muito empenho, transformando os espa...
03/06/2026

🌼 O cuidado faz a diferença!

O antes mostra o início. O depois revela o resultado de muito empenho, transformando os espaços públicos com mais cor, beleza e vida.

03/06/2026

O Projeto IAF ( INCENTIVO DE ATIVIDADE FÍSICA) vem promovendo mais qualidade de vida, saúde e bem-estar por meio de atividades voltadas ao cuidado com o corpo e a mente. Com aulas de Yoga, Treino Funcional para Melhor Idade e Dança, o projeto oferece momentos de integração, movimento e incentivo a hábitos mais saudáveis para os participantes.

As atividades acontecem semanalmente, proporcionando um ambiente acolhedor, dinâmico e pensado para todas as idades, especialmente para quem busca mais disposição, autoestima e convivência social através da prática esportiva e recreativa.

As aulas são realizadas:
📍 Quarta-feira
• Treino Funcional – 17h30
• Dança – 18h20

📍 Sexta-feira
• Yoga – 16h20
• Treino com Dança – 17h10

Em parceria com o SENAR e Sindicato Rural de Santo Anastácio, a Prefeitura Municipal de Ribeirão dos Índios realizou o c...
01/06/2026

Em parceria com o SENAR e Sindicato Rural de Santo Anastácio, a Prefeitura Municipal de Ribeirão dos Índios realizou o curso de Operação de Pá Carregadeira, proporcionando aos participantes a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e qualificação profissional.

Durante o curso, os alunos receberam orientações teóricas e práticas sobre o funcionamento do equipamento, técnicas de operação, segurança no trabalho e manutenção básica, desenvolvendo habilidades importantes para atuação no setor.

A iniciativa destaca a importância da qualificação e do aperfeiçoamento profissional, fortalecendo conhecimentos técnicos e contribuindo para o desenvolvimento das atividades realizadas no município.

Em parceria com o SENAR e o Sindicato Rural de Santo Anastácio, a Prefeitura Municipal de Ribeirão dos Índios realizou, ...
29/05/2026

Em parceria com o SENAR e o Sindicato Rural de Santo Anastácio, a Prefeitura Municipal de Ribeirão dos Índios realizou, dos dias 25 a 28 de maio, o curso de Jardinagem, proporcionando aos participantes momentos de aprendizado e aperfeiçoamento na área.

Durante o curso, os alunos receberam orientações teóricas e práticas sobre preparo do solo, plantio, manutenção, cuidados com jardins e técnicas de paisagismo, ampliando os conhecimentos e desenvolvendo habilidades importantes para as atividades do setor.

A realização do curso contribuiu para o fortalecimento dos conhecimentos técnicos dos participantes, incentivando o desenvolvimento de práticas voltadas ao cuidado e manutenção de jardins e espaços verdes.

O antes mostra o começo do trabalho. O depois revela o carinho colocado em cada detalhe, deixando os canteiros mais boni...
28/05/2026

O antes mostra o começo do trabalho. O depois revela o carinho colocado em cada detalhe, deixando os canteiros mais bonitos, acolhedores e cheios de vida para toda a população. 💐

O Projeto IAF ( INCENTIVO DE ATIVIDADE FÍSICA) vem promovendo mais qualidade de vida, saúde e bem-estar por meio de ativ...
28/05/2026

O Projeto IAF ( INCENTIVO DE ATIVIDADE FÍSICA) vem promovendo mais qualidade de vida, saúde e bem-estar por meio de atividades voltadas ao cuidado com o corpo e a mente. Com aulas de Yoga, Treino Funcional para Melhor Idade e Dança, o projeto oferece momentos de integração, movimento e incentivo a hábitos mais saudáveis para os participantes.

As atividades acontecem semanalmente, proporcionando um ambiente acolhedor, dinâmico e pensado para todas as idades, especialmente para quem busca mais disposição, autoestima e convivência social através da prática esportiva e recreativa.

As aulas são realizadas:
📍 Quarta-feira
• Treino Funcional – 17h30
• Dança – 18h20

📍 Sexta-feira
• Yoga – 16h20
• Treino com Dança – 17h10

Endereço

Rua Eugênio Volpe, 250
Ribeirão Dos ??Ndios, SP
19380-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 11:00
13:00 - 16:00
Terça-feira 08:00 - 11:00
13:00 - 16:00
Quarta-feira 08:00 - 11:00
13:00 - 16:00
Quinta-feira 08:00 - 11:00
13:00 - 16:00
Sexta-feira 08:00 - 11:00
13:00 - 16:00

Telefone

+551832616256

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Prefeitura Municipal de Ribeirão dos Índios posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Prefeitura Municipal de Ribeirão dos Índios:

Compartilhar