Rede de Trabalhadores da Cultura - Neves

Rede de Trabalhadores da Cultura - Neves Página responsável por divulgar assuntos relacionados a cultura e movimentos de Ribeirão das Neve

Página responsável pela divulgação dos acontecimentos culturais e informações relevantes sobre Ribeirão das Neves.

*Salve artistas e fazedores de cultura de Neves! Bora seguir construindo junto o Comitê de Cultura em 2025?* Nosso prime...
05/02/2025

*Salve artistas e fazedores de cultura de Neves! Bora seguir construindo junto o Comitê de Cultura em 2025?*

Nosso primeiro encontro do ano na cidade já tem data e hora pra acontecer!
📍*Quarta, dia 05/02, nos encontraremos às 19h na Casa Semifusa - R. Cataguases, 73 - Sevilha (2A Seção), Ribeirão das Neves*

No dia, vamos conversar sobre:
- As próximas ações e oportunidades do Comitê para quem faz cultura em Neves
- Os editais da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc)
- A agenda cultural de Ribeirão das Neves e o que vocês já estão planejando pra esse ano

Pra confirmar presença, basta preencher o formulário abaixo:
https://forms.gle/TSAyXrkdJz939SRh8, disponível também na bio.

📲 Qualquer dúvida estamos à disposição. Podem entrar em contato pelo WhatsApp 31 99635-6150.

Sobre o Comitê de Cultura:

O Comitê de Cultura em Minas Gerais, faz parte de um novo e importante programa do Ministério da Cultura, a Política Nacional dos Comitês de Cultura, que basicamente é uma iniciativa para que mais pessoas conheçam e acessem as políticas públicas de cultura. Cada estado tem um comitê, que prevê ações de mobilização, formação e comunicação com o intuito de promover o acesso e democratização às políticas públicas para a cultura.
Aqui em Minas, a organização selecionada pelo Ministério da Cultura para a executar essas ações foi a AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs, que atua, principalmente na RMBH, há mais de 30 anos. Junto com a AIC, estão outras 3 organizações da sociedade civil que atuam nas regiões imediatas de Araçuaí, Ipatinga e Viçosa. Massa né?

📢 Em nome da Rede dos Trabalhadores da Cultura de Ribeirão das Neves, manifestamos nossa indignação quanto à situação do...
18/05/2024

📢 Em nome da Rede dos Trabalhadores da Cultura de Ribeirão das Neves, manifestamos nossa indignação quanto à situação dos pagamentos dos projetos selecionados nos editais da Lei Paulo Gustavo. Os proponentes já assinaram contratos que previam o pagamento em até 10 dias úteis após a assinatura, prazo que se esgotou na segunda-feira, dia 13 de maio.

➡️ Os projetos tinham previsão de início em meados de março deste ano, e já estamos quase na metade do ano. Essa demora está prejudicando os projetos, assim como a população de Ribeirão das Neves, que está sendo privada dos produtos e ações previstos. Além disso, os trabalhadores da cultura estão sendo extremamente prejudicados pela falta de remuneração que aguardavam.

⚠️ Solicitamos providências urgentes para regularizar esses pagamentos e permitir que os projetos possam ser executados conforme planejado.

Salve, geral!O .balaio e o .cc estão precisando da ajuda de voluntários para dar uma força no  Centro Cultural Di Quebra...
17/05/2024

Salve, geral!

O .balaio e o .cc estão precisando da ajuda de voluntários para dar uma força no Centro Cultural Di Quebrada! Se você tem um tempinho livre e quer contribuir com a comunidade, cola com a gente.

Estamos precisando de voluntários para Oficinas, cozinha solidária, organizadores de Biblioteca e mais. Se você manda bem na arte, luta, cursos ou tem uma habilidade especial que quer compartilhar, estamos com as portas abertas para você!

Quem quiser ajudar, pode entrar em contato pelo nosso WhatsApp [(31) 9 7197-3577] ou mandar um direct aqui no Instagram.

A gente agradece de coração toda a ajuda, e com certeza vai ser uma experiência incrível pra todos!

Muita coletividade na quebrada, meu povo!

🚨 Precisamos de Ação Imediata! 🚨 Os editais da Lei Paulo Gustavo foram lançados, porém os prazos não estão sendo cumprid...
19/04/2024

🚨 Precisamos de Ação Imediata! 🚨 Os editais da Lei Paulo Gustavo foram lançados, porém os prazos não estão sendo cumpridos pela prefeitura de Ribeirão das Neves. Desde agosto de 2023, cerca de 2,5 milhões de reais estão pendentes de pagamento, prejudicando gravemente o setor cultural local.

É inaceitável que projetos e eventos essenciais para nossa comunidade sejam afetados por essa negligência. Exigimos que a prefeitura cumpra com seus compromissos e efetue os pagamentos de forma urgente.

Nosso setor cultural não pode mais esperar! Vamos fazer pressão para que a cultura em Ribeirão das Neves seja valorizada e respeitada.





A Spiral Escola de Dança apresenta sábado dia 23/12 o mais famoso espetáculo de natal - O Quebra Nozes é um ballet que m...
17/12/2023

A Spiral Escola de Dança apresenta sábado dia 23/12 o mais famoso espetáculo de natal - O Quebra Nozes é um ballet que mistura teatro / dança e muita diversão!

Onde? Teatro estação Cultural - shopping Estação BH às 19:00
Ainda restam poucos ingressos!
Não perca essa noite de muita alegria e magia.

🔵Alô comunidade vem aí oFestival Maré me Tráz 2023 - 25 e 26 de novembro em Ribeirão das Neves!! 🔵Convidamos toda comuni...
22/11/2023

🔵Alô comunidade vem aí o
Festival Maré me Tráz 2023 -
25 e 26 de novembro em Ribeirão das Neves!!

🔵Convidamos toda comunidade a participar do nosso Festival de Capoeira Angola que contará com a presença do Nosso Mestre Guaxini do Mar, fundador e Mestre da Escola de Capoeira Angola Bando Maré de Março, diretamente da Ilha de Itaparica/Salvador - Bahia.

🔵Serão dois dias de programação com muita Capoeira Angola, Samba de Roda e bate papo. Todo evento será gratuito!

🔵Confira a programação:

Dia 25/11

🔵10h: Vivência com Mestre Guaxini do Mar

🔵12h: Almoço

🔵14h: Roda de bate papo com mestres e mestras de Belo Horizonte e região metropolitana

Dia 26/11

🔵10h: Roda de Capoeira Angola e Samba de Roda

O Festival será no , em Justinopolis, Ribeirão das Neves Minas Gerais, localizado na rua Francisco Labanca, 189- Justinopolis.🔹

Axe comunidade! 🔹

AosMaisVelhosporTodaPreservação🔹






















capoeira












Iê!! Viva nos tod@s

Descaso com o Quilombo de Justinópolis!Neste Dia da Consciência Negra, manifestamos nosso apoio ao Quilombo de Justinópo...
20/11/2023

Descaso com o Quilombo de Justinópolis!

Neste Dia da Consciência Negra, manifestamos nosso apoio ao Quilombo de Justinópolis, que lamentavelmente enfrenta impedimentos para realizar suas celebrações na Igreja de Nossa Senhora do Rosário devido à negligência da prefeitura de Ribeirão das Neves.

O quilombo, com mais de 130 anos de história na cidade, é um patrimônio histórico municipal que foi privado da realização de missas e outras atividades na capela devido a uma intervenção mal executada pela prefeitura. O teto da igreja encontra-se deteriorado, representando um perigo iminente para as pessoas, levando à sua interdição. Urge que a prefeitura entre em contato com a empresa responsável para corrigir os problemas e concluir a obra de maneira satisfatória.

Pedimos ao prefeito, vereadores e deputados do município para resolverem essa situação, pois é responsabilidade do poder público local zelar pelo patrimônio e pela história da sua cidade.

AGORA!Manifestação em frente a  pra cobrar a aplicação dos 2,5 Milhões da Lei Paulo Gustavo.  queremos respostas!
13/11/2023

AGORA!
Manifestação em frente a pra cobrar a aplicação dos 2,5 Milhões da Lei Paulo Gustavo.

queremos respostas!

10/11/2023

Prefeitura, cadê os 2,5 milhões da cultura?!

O Fórum Permanente da Rede dos Trabalhadores da Cultura de Ribeirão das Neves, criado ontem (10/11) a partir da articulação de artistas e trabalhadores da cultura da cidade, exige transparência e ação por parte da Prefeitura de Ribeirão das Neves com relação à aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo que já estão nos cofres públicos municipais, além de maior diálogo e efetividade na gestão da política cultural municipal de forma geral.

Os recursos, que são da ordem de 2,5 milhões, precisam ser utilizados até 31/12 deste ano, e até o momento a Prefeitura sequer lançou os editais para seleção e contratação de projetos culturais dos artistas da cidade - e sequer deu previsão de prazo para tanto.

A Lei Paulo Gustavo repassa recursos para todos os municípios brasileiros, e enquanto na RMBH diversos municípios já estão na fase de divulgação das propostas culturais selecionadas, Ribeirão das Neves sequer divulgou um cronograma de aplicação da Lei.

A situação é grave! Não aceitaremos a devolução desses recursos, e tampouco aceitaremos a má utilização e aplicação desse dinheiro que é público e pertence a toda a população nevense.

Estamos de olho, e queremos respostas imediatas.

Siga a Rede dos Trabalhadores da Cultura aqui na cidade!
abastos .mg .prc .toth

A Lei Paulo Gustavo deveria investir 2MI em Ribeirão das Neves, mas a Prefeitura local até hoje não lançou os editais pa...
07/11/2023

A Lei Paulo Gustavo deveria investir 2MI em Ribeirão das Neves, mas a Prefeitura local até hoje não lançou os editais para os artistas. Desse modo, precisamos nos mobilizar. Você que faz parte da cultura local, vamos nos reunir nesta quinta-feira, 9 de novembro, a partir de 19h no Quilombo da Irmandade do Rosário de Justinópolis. Venha conosco!

Salve Cultura de Ribeirão das Neves!A Lei Paulo Gustavo está para ser regulamentada e os recursos estão para ser liberad...
13/04/2023

Salve Cultura de Ribeirão das Neves!

A Lei Paulo Gustavo está para ser regulamentada e os recursos estão para ser liberados para os municípios ATÉ O MEIO DESTE ANO!

Com essa lei, Neves pode receber cerca de 2,6 MILHÕES de reais do governo federal para a cultura!

Porém, cada cidade tem que se preparar para receber e gerir esses recursos, e é super importante fazer isso em diálogo com os fazedores de cultura, né não?!

Vamos conversar sobre isso e contribuir para a execução desse recurso aqui na cidade?

Então vem participar com a gente da reunião on-line do *Dia 17/04 as 19h* via googlemeet (link será enviado aos/às interessados/as!).

Segue lá no Instagram e qualquer coisa nos chame por lá!

Rede dos Trabalhadores da Cultura

QUASE 5 MILHÕES PARA A CULTURA EM RIBEIRÃO DAS NEVES‼️Ribeirão das Neves vai receber quase 5 milhões de reais para a cul...
24/03/2023

QUASE 5 MILHÕES PARA A CULTURA EM RIBEIRÃO DAS NEVES‼️

Ribeirão das Neves vai receber quase 5 milhões de reais para a cultura!!!

Esses recursos são oriundos das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Para receber esses valores, a Prefeitura precisa se organizar e realizar encontros públicos pela cidade.

Até o momento a prefeitura municipal não desenvolveu nenhuma atividade e até o momento não se pronunciou sobre o assunto.

Nos ajude, faça essa informação chegar no máximo de pessoas possíveis, neves não pode perder esses recursos.

Curta, comente e compartilha!!

Endereço

Ribeirão Das Neves, MG

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Rede de Trabalhadores da Cultura - Neves posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar