03/01/2026
• Nísia Trindade fala sobre a geopolítica das pandemias
👉 https://bit.ly/4s1zJTj
Não são somente os vírus e bactérias que determinam o recrudescimento de pandemias – mas a estrutura que mantém as desigualdades globais. Sem combatê-las, não haverá avanço biomédico que evite novas crises sanitárias. Esse é o ponto de partida do relatório Rompendo o ciclo da desigualdade-pandemia – Construindo a verdadeira segurança na saúde em uma era global, lançado em 16/12 no Brasil.
O dossiê foi elaborado na UNAIDS, programa da ONU para combater a epidemia de HIV, pelo Conselho Global sobre Desigualdades, Aids e Pandemias. Nísia Trindade, ministra da Saúde nos dois primeiros anos do governo Lula e pesquisadora emérita do CEE/Fiocruz, é uma das membros-fundadoras do Conselho, e contribuiu para a produção do relatório. Em entrevista exclusiva ao Outra Saúde, que pode ser lida abaixo, ela explicou alguns de seus principais aspectos.
“O que o relatório indica é que nós temos que considerar que a pandemia é fruto de fenômenos não apenas biológicos, mas também sociais, econômicos e políticos. E, portanto, ela não pode ser enfrentada apenas com tecnologias de saúde”, esclarece Nísia.
👉 Quer saber mais? Acesse o link no stories!