12/10/2020
A decisão de fusão dos conteúdos escolares de 2020 e 2021, juntamente com o retorno gradual e parcial ás aulas, sendo parte dos alunos em dias alternados, foi muito bem pensada. Além disso, será feita uma preparação dos professores para lidar com essa volta e com a continuação dos conteúdos que seriam previstos para 2020 mas não serão terminados em tempo, e adentrarão em 2021, até completá-los, e em seguida, iniciarão os conteúdos previstos para 2021. Adiciono aqui uma sugestão minha, pois sinto a necessidade de haver uma preparação dos próprios alunos, no sentido de saberem aproveitar melhor as aulas on line, que continuarão juntamente com as presenciais. Sinto que nossos alunos precisam se tornar mais responsáveis pelo próprio aprendizado., não deixando isso nos ombros dos professores. Para isso, devemos nos inspirar no padrão de educação e orientação dado às crianças no Japão, que logo cedo, já recebem responsabilidades por suas obrigações e por se ajudar mutuamente. Isso é admirável. Observo como as crianças e jovens japoneses são cônscios das responsabilidades. As aulas on-line estão exigindo que nossos alunos se conscientizem de que se eles não tomarem as rédeas de seu estudo, se não se esforçarem, não conseguirão ter sucesso. Eles têm que assistir às aulas, pesquisar na internet, ler seus livros, estudar sozinhos. Antes das aulas on-line, o professor controlava tudo. Agora, o próprio aluno é dono do seu aprendizado. Essa mudança não tem sido fácil. Mas chegou a hora. E será positiva. O mais difícil é para os pequeninos (pré-escola e alfabetização). Suponho que, se possível, deva haver orientação para os pais, e ajuda em casa para os pequenos. Felizmente, as crianças estão nascendo cada vez mais inteligentes e espertas.