O Memorial da Classe Operária - UGT é um patrimônio histórico, cultural e arquitetônico tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural de Ribeirão Preto (CONPPAC) no ano de 2003. Sua sede, situada na Rua José Bonifácio, no centro da cidade, foi construída em regime de mutirão e inaugurada no ano de 1934 pela União Geral dos Trabalhadores, organização formada por op
erários anarquistas e comunistas no começo do século XX. No golpe civil-militar de 1964, teve suas dependências invadidas e sua diretoria cassada pelo regime. Dos anos 60 ao começo dos anos 2000, sediou a Associação José do Patrocínio, organização da população negra com grande alcance social nesse período. Atualmente, o Memorial é mantido pela Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil (ACEPB) e pela Associação Amigos do Memorial da Classe Operária - UGT (AAMCO-UGT). Configura-se como lugar de memória e articulação do movimento cultural, onde sua história é preservada e contada, bem como a história de outros movimentos sociais. É um espaço aberto para a realização de eventos, reuniões, apresentações artísticas, exposições, feiras, conferências, cursos e oficinas. Tem ainda entre seus objetivos fomentar a cultura e contribuir para as lutas por uma sociedade mais justa e democrática. De 2011 a 2013, foi sede do Pontão de Cultura Sibipiruna, ação cultural reconhecida pelo Ministério da Cultura responsável pela gestão da Rede Municipal de Pontos de Cultura. Entre 2014 e 2017, outros projetos sociais, ambientais, educacionais e culturais foram realizados no Memorial pelas associações mantenedoras, com ou sem financiamento público. Dentre eles, os projetos “Emancipar”, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, “Baixada Cultural”, com apoio do ProAC-Edital, “História de Ribeirão Preto Revisitada”, com apoio do ProAC-ICMS, “Formação de Educadores e Educadoras Ambientais Populares”, com apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), “Memória em Movimento”, “Tá com calor? Plante árvores!” e “Memorial da Artes” de iniciativas próprias e auto-financiadas. As festas noturnas realizadas no Memorial pelas associações mantenedoras e grupos parceiros, têm como objetivo a manutenção do espaço com o pagamento dos custos administrativos mensais. Uma vez estruturado, o espaço mantém-se aberto à sociedade e cumpre o seu papel enquanto patrimônio histórico e cultural. Por isso, é importante que aqueles e aquelas que frequentam o local possam contribuir para essa manutenção, respeitando a edificação e cuidando de sua estrutura. Para saber mais sobre as instituições mantenedoras e sobre o MCO-UGT, ligue para (16) 3610-8679.