30º BPM/M, sediado em Mauá, foi criado pelo Decreto nº 44.447 de 24 de novembro de 1999, e oficialmente instalado em 07 fevereiro de 2000, contando com 316 policiais militares divididos em 3 Cias PM, sendo uma de Força Tática, a 1ª Cia PM em Mauá e a 2ª Cia PM em Ribeirão Pires. O 30º BPM/M tem por missão dar tranqüilidade à população dos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, t
endo sua sede instalada na Av. Papa João XXIII, 528-A – Parque São Vicente-Mauá-SP, área que era atendida anteriormente pela 3ª Cia do 10º BPM/M, o qual forneceu parte do efetivo inicial. As três cidades estão em franco crescimento econômico, político e turístico; sendo inclusive futuras rotas para o RODOANEL, tem como limite geográfico as cidades de São Paulo, Santo André, Suzano e Ferraz de Vasconcelos. O 30º Batalhão ao oferecer seus serviços, observa também as diferenças econômicas, pois os 3 municípios apresentam diversas características que necessitam de um estudo especial de cada caso, para que o policiamento seja empregado de forma adequada. Como integrantes do Sistema de Segurança Pública, buscamos diuturnamente atingir a excelência do trabalho, através da parceria com a comunidade e com instituições diversas, a preservação de vidas, a defesa constante dos Direitos dos Cidadãos, além da observância rigorosa dos preceitos tutelados pela legislação penal, com o incremento das ações de uma política de qualidade profissional, buscando atender da melhor forma possível os anseios de nossa população, estando cada vez mais próximo e sempre orientando, esclarecendo e informando. Além das atividades ligadas à prevenção e a repressão à criminalidade, são desenvolvidas pelo 30º Batalhão, atividades educacionais, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e o Programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC), que tem como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida e a promoção da inclusão social das crianças, moldando a imagem da Polícia Militar e incentivando-as desde cedo a participar da comunidade visando sempre torná-las cidadãos de bem, afastando-as das margens da criminalidade. O aumento progressivo da população impôs a necessidade de mudanças na Polícia Militar e para dar melhores condições de solução aos problemas advindos do aumento populacional, através de um atendimento policial rápido e correto, em 16 de dezembro de 2003, criou-se a 3º Cia PM, também subordinada a este batalhão, a qual já está em funcionamento, respondendo pelas atividades de polícia ostensiva e pela preservação da ordem pública em parte do Município de Mauá, dividindo a área de atuação da antiga 1ª Cia que abrangia toda a cidade