Emef José Domiciano Nogueira

Emef José Domiciano Nogueira Curta nossa página e fique por dentro do que acontece na escola mais tradicional de Regente Feijó. Essa escola localizava-se à rua José Bonifácio, s/n.

ESCOLA REUNIDAS DE REGENTE FEIJÓ- em 1929

A Escola Reunidas de Regente Feijó foi criada em 1 de maio de 1929 e instalada no dia seguinte. Era construída sobre esteio de madeira (pedaço de tora) com um metro e meio de altura do chão, e era bem assoalhada. Possuía quatro salas, onde funcionavam a primeira, segunda e terceiras séries, em apenas um período, das 11h às 16h, e atendia alunos dos sexos

masculino e feminino em salas separadas. A diretora da época era a professora Maria Clara da Silva, e o corpo docente formado por Laura Peterlini, Cacilda Matos de Oliveira e Angelina Zuardi. O quadro de funcionários contava, ainda, com o servente Francisco Gomes. Aos alunos era proporcionado o ensinamento básico, ou seja, ler, escrever e resolver as quatro operações. Também aprendiam sobre "História do Brasi". Ao chegar na terceira série, o aluno era diplomado. Para prosseguir com os estudos, tinha de partir para outras localidades como Botucatu, São Paulo, Avaré ou Santos. Segundo estudiosos da época, apesar de ser pública, a escola era voltada para a elite, pois os livros eram muito caros e o período deixava os alunos carentes alijados da escola. Merenda escolar também não existia. Os alunos levavam seu próprio lanche. Na hora do intervalo, os meninos costumavam brincar com uma bola de meia. GRUPO ESCOLAR - em 1932

A Escola Reunidas de Regente Feijó passou, em 25 de fevereiro de 1932, a se denominar Grupo Escolar de Regente Feijó. A escola continuou na rua José Bonifácio, mas aí passou a funcionar em dois períodos, pela manhã e à tarde, das 8h às 12h e das 12h30 às 16h30. A escola atendia alunos da primeira à quarta séries do primeiro grau. A educação era bastante rígida e se exigia o respeito ao professor, que era tratado como autoridade. Aos alunos indisciplinados era reservada a palmatória, que consistia num tipo de concha com três ou quatro furos que, ao ser batida na palma da mão da criança, provocava um movimento de sucção e de intensa dor. O corpo docente era então constituído pelos professores Joaquim da Cruz Paião, Alice Pieruccini, Irene Antunes de Oliveira, Juracy Mallei, Maria de Lourdes Macedo, Francisco Talles Júnior e outros. Entre os diretores estavam Herson de Faria Dória, Joaquim Cruz Paião, Gerson de Moura Mizel, Carlos Sant'anna de Oliveira e José Domiciano Nogueira. Em 1950 a escola deixou de funcionar em prédio particular, onde pagava aluguel de 200 réis e transferiu-se para sede própria, à Praça 9 de Julho, s/n. GRUPO ESCOLAR PROFESSOR JOSÉ DOMICIANO NOGUEIRA - em 1956

A denominação do Grupo Escolar José Domiciano Nogueira deu-se através do Decreto 25.918, em homenagem ao professor e ex-diretor da escola, devido aos seus serviços prestados em prol da educação. Em 1956 a escola funcionava com oito classes em três períodos - das 8h às 11h, das 11h15 às 14h45 e das 14h30 às 17h30. Atendia alunos da primeira à quarta séries do primeiro grau. O prédio era de alvenaria. Naquele tempo, a Escola Mista de Emergência do Bairro São Sebastião era vinculada ao Grupo Escolar Domiciano. O método de aprendizagem era sintético (das sílabas para as palavras) e a disciplina rígida ainda perdurava, exigindo que os alunos entrassem nas salas perfilados e que cantassem o Hino Nacional. O uniforme era exigido, sendo que os meninos tinham de usar calça curta de cor azul-marinho, tipo bermuda, meia e camisa de manga curta branca, e as meninas usavam saias de pregas azul-marinho e camisa branca. Sem uniforme, não se podia entrar, devido à fiscalização do inspetor de alunos. EEPG PROF. JOSÉ DOMICIANO NOGUEIRA - em 1976

Em 1976 a escola foi reformulada em sua estrutura administrativa. Passou a atender também adolescentes no primeiro grau completo. Participava de eventos como jogos abertos e organizava centro cívico. O ciclo básico foi implantado e a escola passou a avaliar a aprendizagem. Até 1995, a escola atendeu ao Supletivo de primeira a quarta séries. ESCOLA JOSÉ DOMICIANO NOGUEIRA -1997/1998


Embora a escola tenha se transformado, em termos didáticos, sua estrutura física deixava a desejar. A direção da escola procurava fazer o possível, decorando-a, principalmente em datas festivas como na Copa do Mundo. Nas paredes, fixavam cartazes com frases educativas, confeccionados pelos professores e alunos. A escola possuía uma sala de direção, sala de vídeo, uma biblioteca pequena, com títulos e livros infantis abrangentes. Contava, ainda, com almoxarifado, cantina, sala de professores, oficina pedagógica, seis banheiros, 12 salas de aulas, cozinha, refeitório, pátio e uma quadra poliesportiva. Apesar de localizar-se no cento da cidade, a escola atendia a alunos procedentes de todos os bairros adjacentes. A partir de 1999, com a municipalização, a escola passou a se denominar Escola Municipal de Educação Fundamental Professor José Domiciano Nogueira. A escola conta hoje com cerca de 400 alunos do ensino fundamental do 1º ao 5º anos. Hoje a estrutura é moderna, possui quadra poliesportiva coberta, sala de informática, projeção multimídia, entre outros recursos tecnológicos. Apesar do tempo e das ampliações, o prédio se mantém com seu layout original da década de 50.

A última turma da EMEF José Domiciano Nogueira, 1º e 2º série do período da tarde, vieram à Câmara nesta tarde para curt...
11/10/2025

A última turma da EMEF José Domiciano Nogueira, 1º e 2º série do período da tarde, vieram à Câmara nesta tarde para curtir uma sessão de cinema especial no Plenário. 🏛️✨

Foram dias cheios de risadas, aprendizado e momentos inesquecíveis com nossos pequenos cidadãos! 💙

Conscientização contra o Bullying 5º Ano BNesta semana, os alunos do 5º ano B, acompanhados da professora Patricia Miran...
09/05/2025

Conscientização contra o Bullying 5º Ano B
Nesta semana, os alunos do 5º ano B, acompanhados da professora Patricia Miranda, participaram de atividades significativas sobre o tema bullying no ambiente escolar.
Durante a proposta, realizaram leituras, participaram de uma roda de conversa e confeccionaram cartazes com mensagens de respeito e empatia.
O objetivo foi reforçar a importância de identificar, refletir e combater o bullying, fortalecendo as ações do projeto idealizado pela gestão escolar.
Juntos, seguimos construindo uma escola mais acolhedora, segura e respeitosa para todos!

01/05/2025

Neste 1º de Maio, Dia do Trabalho, celebramos o compromisso, a dedicação e o empenho de cada um que contribui para a construção diária da nossa escola.
Agradecemos profundamente pelo trabalho realizado com responsabilidade e cuidado. É por meio do esforço coletivo, que transformamos desafios em conquistas e sonhos em realidade.
Que este dia seja um momento de reconhecimento e valorização pelo papel fundamental que cada um desempenha na formação de nossos alunos e na construção de um ambiente educacional de excelência.
Equipe Gestora

Atividade sobre: 18 de Abril Dia do Livro. Foi realizado uma roda de conversa sobre a importância de Monteiro Lobato na ...
23/04/2025

Atividade sobre: 18 de Abril Dia do Livro.
Foi realizado uma roda de conversa sobre a importância de Monteiro Lobato na literatura infantil e sua história, em seguida conhecemos um pouco de suas obras e montamos um painel sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.
Turma: 4 ano A
Professora: Millainy Rosendo
Tutora: Kamilly

Caça aos ovos da operação.Turma: 4 ano AProfessora: MillainyTutora: Kamilly
17/04/2025

Caça aos ovos da operação.
Turma: 4 ano A
Professora: Millainy
Tutora: Kamilly

Início do projeto alunos e equipe gestora: parceria contra  o Bullying e o desperdício de alimentos.Este projeto surgiu ...
15/04/2025

Início do projeto alunos e equipe gestora: parceria contra o Bullying e o desperdício de alimentos.
Este projeto surgiu em 2023 em nossa unidade escolar da necessidade de olhar com mais atenção para dois temas urgentes e essenciais: o respeito ao próximo e o cuidado com o que temos. Precisamos cultivar desde cedo, valores como empatia, solidariedade e responsabilidade.
O bullying, infelizmente, ainda faz parte do cotidiano de nossa realidade. Mas aqui, em nossa escola, queremos mostrar com a ajuda e parceria dos alunos dos 5° anos e dos 2° e 3° multisseriado da EMEFEI Aparecida Contessoto que isso não será tolerado. Estamos comprometidos em criar um ambiente acolhedor, onde todos se sintam seguros, respeitados e pertencentes.
O desperdício de alimentos também em nossa escola ainda é um problema que podemos e devemos combater. Os alimentos são fundamentais para sobrevivência de todos e aprender a valorizá-los é um ato de cidadania e respeito com quem produz, com quem serve, e com quem muitas vezes não tem o que comer.
Contamos com cada um de vocês para fazermos a diferença. Vamos mostrar que nossa escola é um lugar de respeito, união e responsabilidade.
Juntos, podemos dizer NÃO ao bullying e ao desperdício de alimentos.

Período da Tarde

Equipe Domiciano Nogueira

Início do projeto alunos e equipe gestora: parceria contra  o Bullying e o desperdício de alimentos.Este projeto surgiu ...
15/04/2025

Início do projeto alunos e equipe gestora: parceria contra o Bullying e o desperdício de alimentos.
Este projeto surgiu em 2023 em nossa unidade escolar da necessidade de olhar com mais atenção para dois temas urgentes e essenciais: o respeito ao próximo e o cuidado com o que temos. Precisamos cultivar desde cedo, valores como empatia, solidariedade e responsabilidade.
O bullying, infelizmente, ainda faz parte do cotidiano de nossa realidade. Mas aqui, em nossa escola, queremos mostrar com a ajuda e parceria dos alunos dos 5° anos e dos 2° e 3° multisseriado da EMEFEI Aparecida Contessoto que isso não será tolerado. Estamos comprometidos em criar um ambiente acolhedor, onde todos se sintam seguros, respeitados e pertencentes.
O desperdício de alimentos também em nossa escola ainda é um problema que podemos e devemos combater. Os alimentos são fundamentais para sobrevivência de todos e aprender a valorizá-los é um ato de cidadania e respeito com quem produz, com quem serve, e com quem muitas vezes não tem o que comer.
Contamos com cada um de vocês para fazermos a diferença. Vamos mostrar que nossa escola é um lugar de respeito, união e responsabilidade.
Juntos, podemos dizer NÃO ao bullying e ao desperdício de alimentos.

Período da Manhã

Equipe Domiciano Nogueira

Momento Cívico/Leitura Deleite.Período da manhã
14/04/2025

Momento Cívico/Leitura Deleite.
Período da manhã

Momento Cívico/Leitura Deleite.Período da tarde
14/04/2025

Momento Cívico/Leitura Deleite.
Período da tarde

Endereço

Rua Teofilo Otoni, 320
Regente Feijó, SP
19570000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:00 - 17:00
Terça-feira 07:00 - 17:00
Quarta-feira 07:00 - 17:00
Quinta-feira 07:00 - 17:00
Sexta-feira 07:00 - 17:00

Telefone

+551832791200

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Emef José Domiciano Nogueira posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Emef José Domiciano Nogueira:

Compartilhar