29/05/2026
Pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, identificaram que o hábito de ouvir música com frequência pode reduzir em até 40% o risco de demência em pessoas idosas. O estudo, publicado no International Journal of Geriatric Psychiatry, acompanhou 10.893 participantes acima de 70 anos.
Os resultados mostraram que quem ouvia música regularmente apresentava melhor memória e desempenho cognitivo. Aqueles que tocavam instrumentos tiveram uma redução de 35% no risco da doença, e os que ouvem e tocam música mostraram diminuição de 33%, com efeitos ainda mais expressivos entre indivíduos com maior escolaridade.
De acordo com a pesquisadora Emma Jaffa, envolver-se com atividades musicais é uma maneira simples e acessível de estimular o cérebro. Já a epidemiologista Joanne Ryan explica que a música ativa diversas áreas cerebrais, ajudando a preservar a função cognitiva e a promover bem-estar mental.
Mais do que um prazer, a música pode ser um cuidado com o cérebro.💚