18/09/2019
NESTE DIA 18, VOTE OU PELA MAJORITARIEDADE OU PELA PROPORCIONALIDADE DO DCE!*
Explica-se:
Ainda enquanto éramos Chapa, antes de sermos eleitos, estabelecemos que, dentre nossas propostas, duas tinham maior destaque e deveriam ser tratadas como prioridade: o resgate da Semana de Jornalismo e o fortalecimento do processo de reativação do DCE. E é sobre essa segunda proposta que iremos falar.
• O que é DCE?
Sempre bom relembrar: o DCE é o "Diretório Central dos Estudantes". Assim como o D.A, o DCE é uma representação estudantil. Se os D.As prezam pela representação de determinado curso, o DCE, por sua vez, engloba todos os estudantes da universidade. É um instrumento do movimento social e político muito importante para nossa classe, no sentido de que permite uma melhor estruturação entre os estudantes.
• A UFPE tem DCE?
Não. Infelizmente, o Diretório Central dos Estudantes da UFPE está desativado há mais de 8 anos - e, no compromisso de mudar esse cenário, o DAFM compareceu, no dia 22 de agosto, ao último Conselho de Entidades de Base (CEB), em que se discutiu entre todos os Diretórios Acadêmicos ativos da universidade os trâmites dessa reabertura. Lá, foi analisado e debatido o Estatuto do DCE, que, datado de 1999, precisava ser revisto no intuito de averiguar o que deveria ser mudado e o que deveria ser mantido, dentro do possível e do acordado entre os ali presentes no Conselho. Nesse contexto, porém, uma pauta em específico entrou em divergência. Sem unanimidade, o modelo de gestão proporcional (que consta no estatuto atual) foi questionado e aberto para assembleia. Entenda:
• O QUE É "MAJORITÁRIA" E O QUE É "PROPORCIONAL"?
Majoritária e Proporcional são formas de gerir o DCE. O modelo proporcional, que é o proposto no Estatuto, propõe que a gestão do DCE, ou seja, seus componentes, seja distribuída proporcionalmente à quantidade de votos que cada chapa concorrente recebeu. A chapa que tiver mais votos, terá mais cargos na gestão (os principais), as chapas que tiverem menos votos, terão menos cargos, de diferentes graus, em uma relação de porcentagem. X% de votos = Y cargos. Já o modelo majoritário é o modelo que contesta o atual. Nele, é proposto que a chapa mais votada ocupe integralmente os cargos da gestão do DCE, mantendo a configuração original que foi ofertada. Aqui, a porcentagem só é levada em conta para eleger a gestão, não sendo afetados seus cargos, que se mantêm para todos os candidatos da chapa que obteve a majoritariedade dos votos.
• VOTE !
Tendo em vista o que foi dito acima, hoje (dia 18) será realizada uma votação entre os estudantes da UFPE, com cédula e urna, para decidir de vez o modelo de gestão do próximo DCE que será reativado. Entre majoritária e proporcional, o DAFM pede que reflitam, escolham e votem a favor do modelo que julgam melhor.
Para votar basta apenas um DOCUMENTO COM FOTO e ir até o Hall do CAC para exercer seu direito.
Saudações aos que têm coragem!