Diretório Acadêmico Fabiana Moraes

Diretório Acadêmico Fabiana Moraes Página do Diretório Acadêmico Fabiana Moraes, a organização estudantil dos alunos de Jornalismo da UFPE. Gestão Vladimir Herzog

Se liga aí, galera! Amanhã retornamos às aulas e preparando um momento especial para aqueles que estarão assistindo às a...
02/03/2020

Se liga aí, galera! Amanhã retornamos às aulas e preparando um momento especial para aqueles que estarão assistindo às aulas do curso pela primeira vez: A partir das 15h30, no hall do CAC, estamos preparando juntamente com a turma do 3º período uma recepção especial para os calouros de Jornalismo. Sabemos que o horário possui choque com disciplinas de alguns períodos, mas é o único horário disponível e viável tanto para a nova turma (auto-apelidada de POC) quanto para a turma encarregada pela recepção (GDE). Se você é veterano de algum outro período e quer dar as boas vindas para os calourinhos, é só comparecer! Vamos todos recepcionar, pessoal!

NESTE DIA 18, VOTE OU PELA MAJORITARIEDADE OU PELA PROPORCIONALIDADE DO DCE!*Explica-se:Ainda enquanto éramos Chapa, ant...
18/09/2019

NESTE DIA 18, VOTE OU PELA MAJORITARIEDADE OU PELA PROPORCIONALIDADE DO DCE!*
Explica-se:
Ainda enquanto éramos Chapa, antes de sermos eleitos, estabelecemos que, dentre nossas propostas, duas tinham maior destaque e deveriam ser tratadas como prioridade: o resgate da Semana de Jornalismo e o fortalecimento do processo de reativação do DCE. E é sobre essa segunda proposta que iremos falar.
• O que é DCE?
Sempre bom relembrar: o DCE é o "Diretório Central dos Estudantes". Assim como o D.A, o DCE é uma representação estudantil. Se os D.As prezam pela representação de determinado curso, o DCE, por sua vez, engloba todos os estudantes da universidade. É um instrumento do movimento social e político muito importante para nossa classe, no sentido de que permite uma melhor estruturação entre os estudantes.
• A UFPE tem DCE?
Não. Infelizmente, o Diretório Central dos Estudantes da UFPE está desativado há mais de 8 anos - e, no compromisso de mudar esse cenário, o DAFM compareceu, no dia 22 de agosto, ao último Conselho de Entidades de Base (CEB), em que se discutiu entre todos os Diretórios Acadêmicos ativos da universidade os trâmites dessa reabertura. Lá, foi analisado e debatido o Estatuto do DCE, que, datado de 1999, precisava ser revisto no intuito de averiguar o que deveria ser mudado e o que deveria ser mantido, dentro do possível e do acordado entre os ali presentes no Conselho. Nesse contexto, porém, uma pauta em específico entrou em divergência. Sem unanimidade, o modelo de gestão proporcional (que consta no estatuto atual) foi questionado e aberto para assembleia. Entenda:
• O QUE É "MAJORITÁRIA" E O QUE É "PROPORCIONAL"?
Majoritária e Proporcional são formas de gerir o DCE. O modelo proporcional, que é o proposto no Estatuto, propõe que a gestão do DCE, ou seja, seus componentes, seja distribuída proporcionalmente à quantidade de votos que cada chapa concorrente recebeu. A chapa que tiver mais votos, terá mais cargos na gestão (os principais), as chapas que tiverem menos votos, terão menos cargos, de diferentes graus, em uma relação de porcentagem. X% de votos = Y cargos. Já o modelo majoritário é o modelo que contesta o atual. Nele, é proposto que a chapa mais votada ocupe integralmente os cargos da gestão do DCE, mantendo a configuração original que foi ofertada. Aqui, a porcentagem só é levada em conta para eleger a gestão, não sendo afetados seus cargos, que se mantêm para todos os candidatos da chapa que obteve a majoritariedade dos votos.
• VOTE !
Tendo em vista o que foi dito acima, hoje (dia 18) será realizada uma votação entre os estudantes da UFPE, com cédula e urna, para decidir de vez o modelo de gestão do próximo DCE que será reativado. Entre majoritária e proporcional, o DAFM pede que reflitam, escolham e votem a favor do modelo que julgam melhor.
Para votar basta apenas um DOCUMENTO COM FOTO e ir até o Hall do CAC para exercer seu direito.

Saudações aos que têm coragem!

A programação completa da Semana de Jornalismo Graça Araújo já está disponível e as inscrições estão abertas para o públ...
14/09/2019

A programação completa da Semana de Jornalismo Graça Araújo já está disponível e as inscrições estão abertas para o público.
As atividades da Quarta-feira (18) e a de Camila Torres na Terça-feira (17) infelizmente já se esgotaram, mas ainda há vagas para apresentações muito importantes com as personalidades do ramo aqui divulgadas.

Inscrições para a Semana: https://docs.google.com/forms/d/13uCcL91XkvuXN0xqta3MJmMQPD9nPE3xFqf8Ls__83o/viewform?ts=5d7c393f&edit_requested=true

Inscrições para a atividade da Quarta-feira às 14h: https://docs.google.com/forms/d/195jPZdknMEhFj-tNgrUME754xWcGnuzge4gNSVEVJq4/edit

ATENÇÃO! A Semana de Jornalismo Graça Araújo é gratuita e aberta o público geral. No entanto, para participar, é necessá...
13/09/2019

ATENÇÃO! A Semana de Jornalismo Graça Araújo é gratuita e aberta o público geral. No entanto, para participar, é necessário se inscrever! O link do formulário de inscrição será liberado primeiro às 20h30 para as turmas de Jornalismo da UFPE, nos grupos do WhatsApp, e depois estará disponível às 21h na nossa bio para o público geral. A diferença de horário serve para dar prioridade aos alunos do nosso curso, então garanta logo a sua inscrição! Vagas limitadas!

Estes são os temas das atividades da Semana de Jornalismo Graça Araujo UFPE! Seguindo nossa proposta temática de Comprom...
13/09/2019

Estes são os temas das atividades da Semana de Jornalismo Graça Araujo UFPE!

Seguindo nossa proposta temática de Compromisso Social e Inovação, as palestras e mesas de discussão a serem realizadas durante a Semana têm como objetivo mostrar visões atuais sobre as diferentes vertentes do Jornalismo e sobre o papel social da profissão, através de seus temas e o perfil dos palestrantes.

Os palestrantes e mais detalhes sobre o conteúdo das atividades serão divulgadas ao longo do dia, a partir das 15h aqui nas redes sociais do DAFM.

O link para inscrição será divulgado na bio do Instagram, no Faceboook e em outras redes sociais do DAFM a partir das 21h.

E aí? Curtiu os temas? Fique ligado nas postagens do DAFM no Instagram, Facebook e Twitter, para saber quem serão os palestrantes.

Venha participar!

Instagram do DAFM:

Twitter do DAFM:

Está chegando a Semana de Jornalismo Graça Araújo na UFPE!A primeira edição do evento, que não acontece desde 2014, está...
10/09/2019

Está chegando a Semana de Jornalismo Graça Araújo na UFPE!

A primeira edição do evento, que não acontece desde 2014, está com sua volta marcada a partir do dia 17 até o dia 20 de Setembro, com o objetivo de auxiliar na formação de novos jornalistas e informar a comunidade sobre o atual contexto do meio e seu papel na sociedade.

A semana contará com o lema “Compromisso Social e Inovação”, e suas atividades servirão para reafirmar o comprometimento do Jornalismo com as causas sociais, bem como informar sobre o formato atual de se fazer notícia. A semana foi pensada como mais um esforço em direção a um novo Jornalismo, que alia o compromisso fundamental da profissão com o bem estar social e novas propostas de abordagem e conteúdo, alinhadas com as atuais características dos meios de comunicação.

O evento se apresenta ainda como um exemplo de resistência do ofício jornalístico diante do atual momento sociopolítico do país, que apresenta graves ameaças aos direitos humanos, à liberdade de expressão e à educação popular.

Para nós do DAFM, não existe forma melhor de apresentar os temas citados do que homenageando um dos maiores nomes do Jornalismo do estado: a jornalista Graça Araújo. Notória por seu engajamento social, Graça teve como grande objetivo desde o início de sua carreira a promoção de uma vida melhor para a população. Ela não mediu esforços para concretizar essa meta, optando inclusive por formatos jornalísticos pioneiros no país, como o programa de rádio Consultório de Graça, que promovia informações sobre saúde e qualidade de vida para a comunidade de forma inteiramente gratuita.

No mês em que sua morte completa um ano, o DAFM pretende honrar Graça da forma que melhor faça jus à sua trajetória: construindo um Jornalismo que promova o bem estar dos cidadãos aliado à modernidade e à inovação.

A Semana de Jornalismo Graça Araújo acontecerá nos dias 17, 18, 19 e 20 de Setembro, no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. A entrada é gratuita e aberta ao público geral. Os formulários para inscrições das diferentes atividades estarão disponíveis nas redes sociais do DAFM nos próximos dias.

Participe! Seja uma das caras do novo Jornalismo e de seu compromisso com a sociedade.

Saudações aos que tem coragem!

O Balbúrdia UFPE é um movimento suprapartidário criado por alunos com o objetivo de divulgar para a população o papel co...
31/08/2019

O Balbúrdia UFPE é um movimento suprapartidário criado por alunos com o objetivo de divulgar para a população o papel construtivo que a UFPE tem para a sociedade.

As universidades públicas brasileiras de forma geral possuem três pilares de atuação: ensino, pesquisa e extensão.

Além de formar novos profissionais, a universidade é berço de diversos projetos de pesquisa científica que fornecem aplicações construtivas para a sociedade, muitos com participação direta dos estudantes de graduação.

Os projetos de extensão, por sua vez, promovem uma integração direta entre os estudantes e a comunidade além da universidade. Diversos desses projetos promovem assistência e informação à diversas parcelas da sociedade.

A UFPE, especificamente, figura entre as 10 faculdades com maior produção científica no país e o objetivo do Balbúrdia UFPE é divulgar essa produção, seus resultados e seus benefícios para a sociedade, além dos projetos de extensão e sua atuação direta na comunidade.

O movimento nasceu como uma reação à desvalorização da imagem das universidades federais que tem sido promovida pelo governo.

A imagem das faculdades como um local de bagunça e improdutividade que o governo vem promovendo tem sido usada pelo mesmo para justificar o desmonte e a privatização das instituições.

O nome “Balbúrdia” tem como objetivo ressignificar uma fala do atual ministro da Educação Abraham Weintraub, que justificou cortes no orçamento das instituições como consequência da suposta “balbúrdia” promovida pelas mesmas.

O movimento se apodera do termo para demonstrar a verdadeira “bagunça” promovida pela UFPE, que consiste nas mudanças positivas no status da sociedade que a contribuição científica e humana proporcionada pela universidade promove.

No próximo domingo (01/09), o projeto realizará mais uma de suas ações em prol da universidade. O evento “UNIVERSIDADE NA RUA”, a ser realizado na Praça do Arsenal, consiste na divulgação dos projetos de extensão e pesquisa da federal pelos próprios alunos, em parceria com diversos centros e diversas áreas. Vamos todos contribuir para a permanência da universidade brasileira pública, gratuita e de qualidade e de suas contribuições para a comunidade!

Saudações aos que têm coragem! Vamos à luta!

Nesta quarta-feira (12), é dia de escolher o futuro reitor da nossa UFPE. Neste pleito estão postos dois projetos de uni...
12/06/2019

Nesta quarta-feira (12), é dia de escolher o futuro reitor da nossa UFPE. Neste pleito estão postos dois projetos de universidade bem diferentes. Por isso, é preciso votar com a consciência e o compromisso de defender uma universidade pública, popular, plural, gratuita e de qualidade. Vamos às urnas eleger Alfredo e Moa 55!

Não foi a primeira e, infelizmente, não será a última. Mais uma vez o governo Bolsonaro mente para o povo. Ele não desis...
15/05/2019

Não foi a primeira e, infelizmente, não será a última. Mais uma vez o governo Bolsonaro mente para o povo. Ele não desistiu dos cortes na educação.
Amanhã, dia 15, temos todos que às ruas em defesa da educação pública! Não podemos arredar o pé!

Nessa terça-feira, tem debate com os candidatos à Reitoria. Vamos todos ao CTG, ouvir as propostas e refletir sobre o fu...
14/05/2019

Nessa terça-feira, tem debate com os candidatos à Reitoria. Vamos todos ao CTG, ouvir as propostas e refletir sobre o futuro de nossa universidade.

Bora se juntar, galera e fazer nossos cartazes e faixas para o Dia Nacional em Defesa da Educação, amanhã, 15 de maio.
14/05/2019

Bora se juntar, galera e fazer nossos cartazes e faixas para o Dia Nacional em Defesa da Educação, amanhã, 15 de maio.

Endereço

Universidade Federal De
Recife, PE

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Diretório Acadêmico Fabiana Moraes posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar