17/10/2025
7 de Outubro – Dia dos Comitês de Bacias Hidrográficas
Os Comitês de Bacias representam a voz da sociedade na gestão das águas do Ceará.
Conhecidos como “Parlamentos das Águas”, são espaços democráticos que discutem, planejam e decidem sobre o melhor uso dos recursos hídricos, promovendo o diálogo entre governo, usuários e sociedade civil.
A data foi instituída pela Lei Nº 18.018, de 05 de abril de 2022.
A Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei Nº 9.433/1997) reconhece os Comitês como órgãos colegiados responsáveis pelo planejamento e pela gestão integrada das águas no Brasil.
O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú reafirma seu compromisso com a boa governança das águas e parabeniza todas as pessoas que fazem parte dessa importante missão de cuidar e garantir o uso sustentável dos nossos recursos hídricos. 💧