Secretaria Municipal de Educação de Queimados

Secretaria Municipal de Educação de Queimados Página Institucional da Secretaria Municipal de Educação de Queimados criada para difundir inform

Página criada para divulgação das ações institucionais da Secretaria Municipal de Queimados

Reunião Intersetorial de Busca Ativa Escolar Na manhã desta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Educação promove...
19/08/2025

Reunião Intersetorial de Busca Ativa Escolar

Na manhã desta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma reunião internacional de Busca Ativa Escolar, na Sala de Formação Profª Dulce Amparo, na sede da SEMED, com representantes da Secretaria de Saúde e do Conselho Tutelar.

O objetivo da reunião é reforçar a importância de planejamento e criação de estratégias eficazes para a redução da evasão escolar e garantir a permanência dos estudantes no município, com apoio dos membros envolvidos nesse processo.

📌Pontos estratégicos colocados em pauta:

✅️Identificar e promover o acompanhamento de estudantes com risco de infrequência e evasão;

✅️Capacitação de profissionais para o enfrentamento à evasão escolar;

✅️Uso de ferramentas tecnológicas para monitoramento da frequência escolar;

✅️Estruturação de normas para justificativa de faltas;

✅️Ampliar as parcerias internas e externas no município;

✅️Reforçar o apoio mútuo no processo de permanência dos estudantes.

Seguimos juntos na missão de promover uma educação de qualidade e garantido o direito dos nossos estudantes.

Trilha CNCA para professores do 4ºe 5ºanoA trilha desta quinta-feira (14),  foi com os professores do 4º e 5º ano de esc...
14/08/2025

Trilha CNCA para professores do 4ºe 5ºano

A trilha desta quinta-feira (14), foi com os professores do 4º e 5º ano de escolaridade, um encontro muito importante que tem como objetivo fortalecer a educação da rede municipal. A ação aconteceu na sede da Faetec em Queimados.

Uma iniciativa que busca articular as práticas pedagógicas e as ações da política do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

Durante o encontro, os educadores têm a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos valiosos para a nossa rede de ensino.

Seguimos juntos na missão de promover uma educação de qualidade, com gestores cada vez mais capacitados e comprometidos com o desenvolvimento de nossos estudantes.

☕ ️ Café com SecretárioNesta manhã de quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Educação promoveu mais uma edição do ...
14/08/2025

☕ ️ Café com Secretário

Nesta manhã de quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Educação promoveu mais uma edição do Café com Secretário, e desta vez, para Orientador Pedagógico e Educacional. O encontro aconteceu na sala de Formação Profª Dulce Amparo, na sede da Semed.

O objetivo da ação é fortalecer o diálogo entre a gestão e esses profissionais. 💬 Uma interação leve e que vai além do pedagógico, traz uma percepção mais humanizada e transparente. Um ganho bastante significativo para as partes envolvidas, oportunizando assim, uma educação mais construtiva e de qualidade.

Audiência Pública: Uso de celular no ambiente escolarNa última terça-feira (12), foi realizada uma audiência pública no ...
12/08/2025

Audiência Pública: Uso de celular no ambiente escolar

Na última terça-feira (12), foi realizada uma audiência pública no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha para discutir o uso de aparelhos celulares no ambiente escolar. O encontro foi promovido no contexto da Lei Municipal nº 1849-25, sancionada em 29 de abril de 2025, que propõe diretrizes para o uso responsável da tecnologia nas escolas da rede pública e privada do município. Durante as discussões, foi destacada a preocupação crescente com o uso excessivo de telas por crianças e adolescentes.

A psicóloga Carmem Lúcia falou sobre os prejuízos que essa prática pode trazer ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes. Foram apresentados dados e estudos que associam o uso prolongado de dispositivos móveis a distúrbios do sono, déficit de atenção, ansiedade, depressão e dificuldades de aprendizagem.

Também foram abordadas questões relacionadas à distração em sala de aula, à exposição a conteúdos inadequados e ao uso de redes sociais durante o período escolar. Por outro lado, a subsecretária adjunta de tecnologia e inovação, Mytse Andréa defendeu a importância de integrar a tecnologia de forma pedagógica e orientada, ressaltando que o celular pode ser uma ferramenta complementar ao ensino quando usado com propósito educativo.

Participaram da audiência o secretário municipal de educação, André Monsores, a orientadora educacional e psicóloga, Carmem Lúcia, a subsecretaria de tecnologia e inovação, Mytse Andréa, o vereador e autor da lei, João Pedro Lemos, o vereador e professor, Renan Henrique, além de representantes da comunidade escolar, pais e professores com o objetivo de debater os desafios, impactos e possibilidades de regulamentação do uso de celulares em sala de aula e em outros espaços escolares.

🎉 Queimados em Movimento começou com tudo! 🏃‍♀️🏀⚽Nesta quarta-feira (06), o Ginásio Metodista foi palco de muita energia...
06/08/2025

🎉 Queimados em Movimento começou com tudo! 🏃‍♀️🏀⚽

Nesta quarta-feira (06), o Ginásio Metodista foi palco de muita energia, diversão e aprendizado com o início do Dia Q – Queimados em Movimento! 💪

O evento reuniu estudantes da rede municipal em uma grande maratona de atividades físicas e esportivas, promovendo saúde, integração e espírito de equipe. Ao todo, são 10 estações de atividades, com 5 minutos de ação intensa e 2 minutos de transição entre cada desafio.

Estações:
🏀 Basquete;
🏌️ Golfe;
🏃‍♂️ Corrida com obstáculos;
🧗‍♀️ Circuito;
🤸 Ginástica;
🏋️ Cabo de guerra;
⚽ Futebol;
🎯 Arremesso de dardo;
🥋 Judô;
💣 Campo minado;
E muito mais!

O Programa Queimados em Movimento reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com a formação integral dos nossos alunos, incentivando hábitos saudáveis e o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais.

Planejando o Futuro da Educação! Nesta segunda-feira (04), nossa equipe se reuniu na sala de Formação Profª Dulce Amparo...
04/08/2025

Planejando o Futuro da Educação!

Nesta segunda-feira (04), nossa equipe se reuniu na sala de Formação Profª Dulce Amparo, na sede da Secretaria Municipal de Educação, para planejar as ações que irão fortalecer ainda mais a nossa rede de ensino.

Durante o encontro, abordamos temas essenciais como a organização do Desfile Cívico, alimentação, transporte, material e uniforme escolar, além do almoxarifado virtual e infraestrutura.

Cada pauta é fundamental para garantir uma educação de qualidade, segura e eficiente para nossos estudantes e toda a comunidade escolar.

Seguimos trabalhando com dedicação e compromisso para transformar a educação da nossa cidade! Contamos com o apoio de todos para fazer acontecer.

A Secretaria Municipal de Educação está convidando diretores, orientadores e professores a atualizarem seus dados junto ...
04/08/2025

A Secretaria Municipal de Educação está convidando diretores, orientadores e professores a atualizarem seus dados junto à secretaria. Essa atualização é muito importante para mantermos nossas informações sempre atualizadas e garantir uma comunicação eficiente.

Para isso, basta preencher um formulário pelo link disponibilizado no site da Prefeitura e nos destaques das nossas redes oficiais.

Sua colaboração faz toda a diferença em sua vida profissional e nos ajuda a oferecer um serviço cada vez melhor. A Semed busca sempre priorizar o crescimento e desenvolvimento de cada profissional.

Prazo para atualização: 04/08/2025 até 07/09/2025

Contamos com a sua participação!

Reunião com Diretores - Preparando o Segundo Semestre!  Nesta sexta-feira (01), realizamos a primeira reunião do segundo...
01/08/2025

Reunião com Diretores - Preparando o Segundo Semestre!

Nesta sexta-feira (01), realizamos a primeira reunião do segundo semestre com os nossos diretores, na sala de Formação Profª Dulce Amparo, na sede da Secretaria Municipal de Educação. Foi um momento importante de diálogo e planejamento para garantir o sucesso das ações nas escolas da rede municipal de ensino.

Durante o encontro, discutimos temas essenciais, como os resultados do 1º simulado do Sistema de Acompanhamento do Desempenho do Estudante de Queimados (SADEQ) e a formação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), entre outros, que são fundamentais para aprimorar a qualidade do ensino e o desempenho dos nossos estudantes.

Estamos juntos na missão de oferecer uma educação cada vez mais de qualidade! Agradecemos a participação de todos e seguimos firmes no compromisso de transformar a educação da nossa cidade.

📚 Educação Infantil em pauta!O secretário municipal de Educação, André Monsores e a coordenadora  do Sistema de Acompanh...
08/07/2025

📚 Educação Infantil em pauta!

O secretário municipal de Educação, André Monsores e a coordenadora do Sistema de Acompanhamento do Desempenho do Estudante de Queimados (SADEQ), a prof. Elizabeth Dantas participam, nesta terça-feira (08), do Seminário Regional Sudeste I sobre os Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade da Educação Infantil, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

👥 O evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), reúne representantes de diversos municípios dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, que compõem o Sudeste I para dialogar e refletir sobre políticas públicas que garantam uma Educação Infantil de qualidade, inclusiva e equitativa em todo o país.

📌 O principal objetivo do seminário é fortalecer a governança federativa colaborativa, construindo caminhos para que estados e municípios atuem de forma articulada na promoção do direito ao acesso e permanência na escola desde a primeira infância.

📅 O encontro segue até esta quarta-feira, 9 de julho, com uma programação intensa de debates, oficinas e trocas de experiências entre gestores, educadores e pesquisadores da área.

✅ Participar deste evento reafirma o compromisso da nossa gestão com a valorização da primeira infância e com o desenvolvimento de políticas educacionais que colocam as crianças no centro das decisões.

Alunos da Escola Municipal José de Anchieta no Rio2C!Nossos estudantes participaram do maior evento de criatividade da A...
31/05/2025

Alunos da Escola Municipal José de Anchieta no Rio2C!

Nossos estudantes participaram do maior evento de criatividade da América Latina, o Rio2C, convidados pela Federação de Esportes Eletrônicos do RJ - FERJEE, na Cidade das Artes, Barra da Tijuca, neste sábado (31).

Foi uma oportunidade para conhecerem de perto o universo dos jogos eletrônicos, um fenômeno cultural e educacional em crescimento que vai muito além do entretenimento. Os games desenvolvem habilidades cognitivas, pensamento estratégico e colaborativo, como reconhece a própria BNCC.

O Brasil é o maior mercado de games da América Latina, com mais de 160 milhões de jogadores, sendo 51% mulheres.

O secretário de Educação, André Monsores, a subsecretária de Inovação, Mytse Nogueira e o subsecretário de Assuntos Educacionais, Leonardo Pereira acompanharam os alunos ao evento.

📚✨ Promovendo o empreendedorismo e a qualificação profissional na EJA ✨📚Ao longo deste mês de maio, as turmas da Educaçã...
30/05/2025

📚✨ Promovendo o empreendedorismo e a qualificação profissional na EJA ✨📚

Ao longo deste mês de maio, as turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA participaram de atividades voltadas para o empreendedorismo e a educação profissionalizante. A ação tem como objetivo estimular a autonomia, fortalecer as competências empreendedoras e ampliar as possibilidades de inserção no mundo do trabalho.

Os estudantes puderam refletir sobre suas potencialidades, desenvolver habilidades práticas e conhecer diferentes possibilidades de atuação profissional. Além de participarem de oficinas, rodas de conversas e momentos formativos organizados a fim de promover o diálogo sobre a geração de renda, sustentabilidade, inovação e protagonismo.

A Secretaria Municipal de Educação segue firme no compromisso de garantir uma formação integral para os estudantes da EJA, pois acreditamos que a educação profissional é um caminho potente para transformar realidades, fortalecer a autoestima e impulsionar o desenvolvimento econômico e social. 💼💡

CAFÉ COM O SECRETÁRIO☕️A terceira edição do “Café com o secretário” aconteceu na manhã desta sexta-feira (30), na sala d...
30/05/2025

CAFÉ COM O SECRETÁRIO☕️
A terceira edição do “Café com o secretário” aconteceu na manhã desta sexta-feira (30), na sala de formação Profª Dulce Amparo, na sede da Semed, para professores e implementadores pedagógicos de projetos especiais que atuam na política do tempo integral.

Um encontro agradável e que tem como finalidade fortalecer o diálogo entre a gestão e os profissionais da educação. São trocas de experiências que transformam a qualidade da educação na rede municipal de ensino.

Endereço

Rua Hortência, 6, Centro
Queimados, RJ
26383250

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Secretaria Municipal de Educação de Queimados posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Secretaria Municipal de Educação de Queimados:

Compartilhar