A Escola do Legislativo foi criada pela Resolução 1061, de maio de 2008, mas desde 2004, por meio do Programa Câmara Mirim criada pela Resolução 993/2004, trabalha a educação cidadã nos jovens estudantes do Ensino Fundamental, promovendo a ligação entre as Escolas e a Câmara Municipal. Desde então foram milhares de alunos despertados para a importância do conhecimento político. Devido ao sucesso e
repercussão da Câmara Mirim, foi criada em 2006 pela resolução 1044/2006 a Câmara Jovem, voltada para os alunos do Ensino Médio, promovendo a vivência real da prática democrática. Com olhar voltado para a cultura e a literatura foi criada em 16 de novembro de 2010, pela resolução 1127/2010, a Academia Juvenil de Letras, proporcionando sabedoria e conhecimento literário consolidado no lançamento do livro: “Escrevo, logo existo”, com a publicação de poesias de 27 alunos - Acadêmicos Juvenis. A participação da Escola do Legislativo foi tão expressiva, que rompeu as fronteiras do Sul de Minas, mostrando seus trabalhos na ALMG – Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, através do programa Parlamento Jovem, com a participação dos Jovens Estudantes do Ensino Médio, este ano o tema foi Educação Cidadã e as propostas de Pouso Alegre foram destacadas pelos Deputados Estaduais. A ELPA em parceria com a ALMG recebe pela segunda vez a Exposição Itinerante com o tema: “É você que faz Política”, com o objetivo de demostrar à população a importância da participação popular na política e principalmente o poder do voto. Dentre as atividades da Escola, destaca-se a Gincana do Saber que está na terceira edição, o assunto abordado este ano é o Estatuto da Criança e do Adolescente, trabalhado com os vereadores mirins e com a participação da Câmara Mirim de Santa Rita do Sapucaí. A Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho oferece formação e capacitação para a sociedade civil, o que foi concretizada através dos cursos: de libras, oratória, segurança no trabalho, atendimento ao público, Orçamento Público. Além de capacitar os servidores, estagiários, assessores parlamentares e vereadores, foram mais de 30 cursos da Interlegis, dos quais se destacam: Desenvolvimento de Competências Gerenciais, Monitoramento de Políticas Públicas, Licitações e Contratos, Organização de Gabinete Parlamentar, Introdução ao Orçamento e a Lei de Responsabilidade Fiscal dentre outros. Para difundir a política e a educação cidadã na sociedade é fundamental a existência de Escolas do Legislativo, desenvolvendo trabalhos em diversas diretrizes, abrangendo: servidores públicos, sociedade civil e jovens estudantes do ensino fundamental e médio, fortalecendo o Poder Legislativo, valorizando a participação popular e diminuindo a distância entre representantes e representados.