18/02/2021
Em 17 de fevereiro de 1894, nasceu uma estrela nas águas rio-grandense. Nasceu a REMOSUL, primeira federação esportiva do Rio Grande do Sul, com o nome de “Comitê de Regatas” e foi uma iniciativa dos clubes Ruder-Club Porto Alegre e Ruder-Verein Germânia, fundada em 1888 e 1892, respectivamente e cuja fusão originaria o Clube de Regatas Guaíba-Porto Alegre – GPA.
Em 1941, quando os desportos foram oficializados no Brasil, todas as entidades regionais passaram a ter a denominação de “federação”. Assim a Liga Náutica Rio-Grandense passou a se chamar Federação Aquática do Rio Grande do Sul. Além do remo, controlava também outras três modalidades esportivas aquáticas: natação, saltos ornamentais e pólo aquático. Este controle permaneceu até 1955, com o surgimento da Federação Gaúcha de Natação, que passou a controlar os três referidos esportes.
Finalmente, em 4 de novembro de 1969, um novo estatuto foi elaborador e a federação passou a ser chamada Federação de Remo do Rio Grande do Sul- REMOSUL, denominação que conserva nos dias de hoje.
No início da década de 70 a REMOSUL transferiu-se para as dependências do recém inaugurado Estádio Náutico de Porto Alegre, localizado no Parque Náutico Alberto Bins.
A REMOSUL nos dias atuais
Estádio de Remo do Parque Náutico do Estado – Porto Alegre
De 2012 a 2014 foi eleito Presidente Fabiano Gauer Purper com o vice-presidente Werner Hoher, em 2014 houve alteração do estatuto para mandatos de 4 anos, por necessidade de adequação às leis de incentivo do esporte, e *foi eleita a primeira mulher para a presidência de uma Federação no Rio Grande do Sul, *Ana Valesca Bastos Hoerlle* e seu vice Presidente Jair Soder que assumiram a Federação e o desafio de gerir o desenvolvimento de todas as categorias de remo no Estado.
A Federação de Remo do Rio Grande do Sul- REMOSUL, não tem sua história arraigado apenas ao Remo, muito pelo contrário, presta um grande serviço à Sociedade do Estado e do País, pois, recebe em sua sede principal, Parque Náutico do Estado, os quartéis do Comando Ambiental da Brigada Militar e do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar.
Trabalhando juntos – Esporte e Segurança Pública – Agradecemos de forma singela, pois, qualquer forma de agradecimento ainda é pouco para expressar a gratidão das frações da Brigada Militar ao Comando-Geral da Corporação, ao Governo do Estado, representado pelo Vice-Governador, pela Casa Civil, Secretarias de Estado da Segurança Pública, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Secretaria de Logística e Transportes, Secretaria do Esporte e Lazer, Secretaria de Trabalho e Assistência Social, comunidade das ilhas e apoiadores em geral, que tornaram este encontro possível.
Que comunguemos por muito tempo deste momento de União, Trabalho e Respeito.
Brigada Militar: A Força da Comunidade – o trabalho Perfeito é Servir.
Comando Ambiental o Braço Verde da e para a Brigada Militar.
TC QOEM VLADIMIR LUÍS SILVA DA ROSA
Respond. Comando Ambiental da Brigada Militar