19/06/2026
AGERGS recebe manifestação da Corsan sobre fiscalização do sistema de esgotamento sanitário de Santa Rosa
A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS) recebeu, na quarta-feira (17), a manifestação da Corsan em resposta ao Termo de Notificação emitido após fiscalização realizada em 3 de junho no Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Santa Rosa. Durante a inspeção, foram verificadas a falta de equipamentos essenciais ao processo de tratamento, a ausência de controle de acesso à unidade, a ocorrência de intensa floração de algas, a deficiência no manejo de lodo e as condições visuais insatisfatórias do efluente tratado.
No documento, a concessionária informa ter atendido parte das determinações da Agência, especialmente as relacionadas à instalação de placas de identificação e sinalização em unidades operacionais, limpeza de áreas e disponibilização de equipamentos de prevenção e combate a incêndio.
Para os apontamentos que ainda demandam adequações, a Corsan apresentou planos de ação com cronogramas para execução de obras e melhorias, incluindo recuperação de estruturas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), instalação de dispositivos de segurança, implantação de sistema de telemetria e adequações relacionadas à prevenção de acidentes.
Em relação à documentação regulatória e administrativa, a empresa comunicou que apresentou informações sobre licenças, planos de amostragem, registros operacionais e qualificação de operadores. Quanto aos alvarás sanitários e autos de vistoria do Corpo de Bombeiros, a Corsan afirmou que os processos de regularização estão em andamento e solicitou prazo adicional para conclusão das etapas necessárias junto aos órgãos competentes.
A manifestação será analisada pela Diretoria de Saneamento e Irrigação da AGERGS, que irá avaliar o atendimento às determinações e a adequação das medidas propostas pela concessionária.