14/05/2022
Repudiamos, veementemente, o ataque cibernético e o crime de ameaça sofrido no dia de hoje (14/05/2022) pelo ex-Governador José Ivo Sartori (MDB) de autoria do Vereador Leonel Radde (PT) existindo, nesta atitude repugnante, imagem clara na postagem com os dizeres: “Fogo no Sartori” acrescida da imagem pessoal do referido parlamentar.
O debate ideológico e político deve ser realizado em alto nível e com mensagens que adequadamente transpareçam o objetivo do embate citado. Entretanto, numa clara agressão à uma figura histórica do MDB e, também, a sociedade de Porto Alegre, o Senhor Leonel Radde transcendeu os limites da maneira livre e democrática de se comunicar na internet.
Esse gesto violento e autoritário, procura também, por meio da intimidação, calar os avanços que a sociedade gaúcha realizou nos últimos 07 (sete) anos, incluído o mandato de Governador de José Ivo Sartori. Igualmente, procura correlacionar inadequadamente o fato do desrespeito ao falecimento do genitor do autor da ofensa, como se a figura pessoal do ex-Governador tivesse causado esse infortúnio, o que é uma inverdade.
Aliado a isso há a incitação ao ato extremo de agressão física e a ameaça de morte a outrem. Logo, ocultar as realizações políticas de José Ivo Sartori e fomentar o discurso de raiva e ódio nas redes sociais, é na verdade uma afronta a liberdade de expressão, mas não só isso, igualmente, há um flagrante desrespeito ao MDB e aos partidos políticos que se alinham a esta árdua, inglória e tormentosa tarefa de protagonizar as reformas necessárias e estruturantes ao Rio Grande do Sul, como um todo. Além de atentar em face da ordem pública, a atitude do Senhor Leonel Radde excede e vilipendia o direito fundamental e elementar do debate, do protagonismo de ideias de forma livre, pacífica e coesa na construção do Estado, bem como do conhecimento a respeito das pessoas e das instituições estabelecidas no Estado Democrático de Direito.
Ao gesto mesquinho que procura intimidar José Ivo Sartori e a verdade cristalina fática e histórica, interpomos nosso compromisso de que continuaremos ao lado do cidadão e da cidadania, promovendo o justo e plural debate político, no campo adequado, pelo bem comum, atentos aos fatos e comprometidos com a verdade e com a justiça.
Nossa estima, força e apoio está com você, nosso sempre Governador, José Ivo Sartori.
Alexandre Borck
Presidente do MDB de Porto Alegre