12/12/2016
Na tarde de hoje, dia 12 dezembro de 2016, representantes de todas as ocupações que acontecem na UFRGS tentaram se reunir com o reitor e a comissão de diálogo. Conforme acertado na última reunião do dia 9 de dezembro, os e as estudantes se comprometeram a apresentar um retorno sobre o debate do calendário acadêmico, tendo a reitoria se comprometido a apresentar uma análise das reivindicações levadas pelos estudantes. A referida reunião deveria dar conforme as normas dos estudantes, tendo sido os mesmos que a convocaram.
Quando os e as representantes das ocupações sugeriram o acompanhamento da reunião com observadores (representantes da Assurgs, Andes e terceirizadas) conforme o debate unificado feito pelos setores.
A representante da comissão de diálogo, Suzi Camey, Pró-reitora de Assuntos Estudantis, recusou-se a seguir com a reunião, como pode ser visto no vídeo. Quando os estudantes questionaram a motivação do impedimento da entrada desses observadores, a Pró-reitora anunciou que estava cancelando a reunião e retirou-se do local escoltada por seguranças.
O vídeo deixa nítido que os e as estudantes tentaram a todo momento manter o diálogo e a agenda da reunião, sendo recebidos com ações sem justificativas e detrimento do diálogo por parte da reitoria e de suas representações.
Dado isso indagamos ao reitor sobre a sua vontade de manter o diálogo com as ocupações.