24/10/2022
Os alunos do 3°A da EE MárioSpinelli, conheceram mais uma metodologia ativa nas aulas de Biologia tendo como conteúdos: Genética e Grupos sanguíneos.
No modelo gamificação, os alunos usaram técnicas, dinâmicas e estratégias típicas de jogos para estimular a aprendizagem de acordo com os objetivos do professor para a aula planejada.
Existem diversos ganhos potenciais ao se utilizar a gamificação na educação, tais como:
Os alunos sentem que são protagonistas de seu aprendizado;
Os estudantes são estimulados a se envolverem em novos níveis e de forma ativa com a aprendizagem e a aquisição de habilidades;
Cria-se um ambiente mais engajador, dinâmico e envolvente;
É possível criar atividades baseadas na realidade e nos desafios dos alunos, tornando o conteúdo mais relevante para ele;
A dinâmica dos jogos favorece a obtenção de maior foco, atenção e concentração do aluno, o que pode facilitar a assimilação dos conceitos trabalhados.
A variedade de recursos utilizados, como vídeos, textos, trabalho individual ou colaborativo, entre outros, também favorecem a personalização do ensino, pois, como sabemos, nem todos os alunos aprendem da mesma forma.
O planejamento desse tipo de atividade não é sequencial, e as tarefas realizadas nos grupos são de certa forma independentes, mas funcionam de forma integrada para que, ao final da aula, todos tenham tido a oportunidade de ter acesso ao mesmo conteúdo através da ludicidade.