14/05/2026
Secretaria Municipal de Educação de Pirassununga Fortalece Rede de Proteção com Ações do Maio Laranja
A Secretaria Municipal de Educação de Pirassununga, em conjunto com a Prefeitura Municipal, deu início a uma série de ações estratégicas em alusão ao Maio Laranja, mês dedicado ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades, realizadas com o apoio fundamental do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), do Projeto AMMA e da Rede Socioassistencial, visam capacitar profissionais e conscientizar a comunidade escolar sobre o seu papel essencial na proteção da infância.
Formação e Engajamento da Rede
No dia 8 de maio, o encontro formativo intitulado “Escola como linha de frente: identif**ação, prevenção e fluxo de proteção” reuniu autoridades e profissionais da educação. A abertura oficial foi conduzida pelo Secretário Municipal de Educação, Fernando Del Nero, acompanhado pelo Coordenador da Campanha no Município, Carlos Alberto dos Santos.
O evento contou com a experiência das especialistas Dra. Claudia Camargo, Luana Nascimento, Lucilene Marques e Thanise Stein, que discutiram como a escola, amparada pelas diretrizes da BNCC, deve atuar como um espaço privilegiado de cuidado e garantia de direitos fundamentais.
Arte e Educação para as Crianças
Ainda no dia 8 de maio, o período da tarde foi marcado por uma ação lúdica e direta com os alunos da rede municipal. Em parceria com a AMMA e INSTITUTO PROTEJA foi realizado o espetáculo "Criança Orientada, não f**a calada!", utilizando a arte para orientar as crianças sobre a importância de buscar ajuda e não silenciar diante de situações de risco.
Capacitação Continuada: "Educação e Informação Protegem"
Dando continuidade à programação, no dia 11 de maio, a palestra formativa “Educação e informação protegem – Ver, Escutar e Agir: O Papel do Educador” trouxe a palestrante Ariane Antonini para compartilhar conhecimentos técnicos com os profissionais da rede e membros da comunidade. A palestra reforçou que o cotidiano escolar é o local onde a escuta, o acolhimento e a informação podem transformar vidas.
Culminância e Exposição na Praça
É importante destacar que nossas escolas municipais estão trabalhando este tema tão sensível, porém necessário, desde a primeira infância. Todo o empenho pedagógico e os trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão apresentados em um grande evento de culminância.
• Data: 16 de maio.
• Horário: Das 9h às 12h.
• Local: Praça Central.
Convidamos toda a população para prestigiar as produções de nossas crianças e fortalecer este compromisso coletivo com a segurança e o bem-estar de nossos jovens.