25/03/2024
RACHED SALIBA SMAKA - *1926 +2018
Médico - Professor universitário
Vereador: 1959-1963; 1963-1969; 1969-1973; 1973-1977;1977-1983.
Presidente da Câmara Municipal: 1961; 1971-1972; 1973-1974; 1977-1978; 1981-1982.
Filho dos imigrantes libaneses Chafic Smaka e Maria Saliba – Rached Saliba Smaka nasceu em Piraquara, no dia 22 de setembro de 1926, sendo o segundo de quatro filhos do casal. Seus pais se estabeleceram na cidade, atuando como comerciantes, possuindo uma casa de armarinho. Mais tarde, seu pai passou também a comercializar pedras.
Sua formação escolar iniciou no ano de 1934, no Grupo Escolar Manoel Eufrásio. Onde permaneceu até o ano de 1937. No ano seguinte transferiu-se para a Capital, em virtude de Piraquara não oferecer possibilidades para o prosseguimento dos estudos. Em Curitiba, o curso ginasial ele fez no Ginásio Belmiro César, tendo sua conclusão ocorrida no ano de 1942. Nos dois anos seguintes, freqüentou o Colégio Novo Ateneu. Sendo que por essa época, já cultivava o desejo de encaminhar-se profissionalmente na área biológica.
Em 1945 prestou concurso de habilitação para a Faculdade de Medicina do Paraná. Ao que foi aprovado. Já no seu segundo ano do curso de Medicina (1946), passou a atuar como auxiliar da Cadeira de Anatomia, na Faculdade de Medicina, a qual tinha como titular o Dr. Carlos Estrela Moreira.
Em 1950, estando a aproximadamente meio ano da conclusão do curso de Medicina, o governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, decretou a federalização da Universidade do Paraná, tornando assim os seus cursos gratuitos.
Em 1951, estando então formado, passou a exercer a função de Professor Auxiliar de Anatomia no curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná, permanecendo na Instituição até sua aposentadoria, no ano de 1985. Ainda no ano de 1951, abriu seu consultório médico em Piraquara; como também, em associação com alguns colegas – dentre eles o Dr. Daniel Egg, seu ex-professor e grande amigo – nasceu a idéia da fundação de um hospital na cidade. A que se salientar que nessa época o serviço médico local era limitadíssimo, havendo apenas um pequeno posto de atendimento, que funcionava no prédio da Prefeitura Municipal; e o recém criado Posto de Puericultura Francisco Leal. No mais, a população acabava buscando auxílio junto aos farmacêuticos, ou então, no caso das gestantes, comumente eram requisitados os serviços de parteiras. Afora isso, restavam ainda as infusões, simpatias e as benzedeiras.
Mas voltando a idéia da construção de um hospital em Piraquara, tal iniciativa logo ganhou o apoio de toda a população, uma vez que todos só teriam a ganhar com tal benefício. A primeira conquista dos idealizadores se deu pelo fato da família Smaka possuir uma área considerável e bem localizada, onde o hospital poderia vir a ser instalado. A partir de então, o grupo de sócios e a população piraquarense passou a se mobilizar em prol da sua construção.
Enquanto se iniciavam as obras do hospital, o Dr. Rached seguia a sua carreira como professor na UFPR e como médico em seu consultório. Por aproximadamente um ano lecionou a disciplina Ciências Naturais no recém criado Ginásio Romário Martins, fazendo parte do corpo docente responsável pela primeira formatura dos jovens do Curso Ginasial de Piraquara, no ano de 1953.
Em 1954, casou-se com a jovem Maria de Lourdes Araújo, filha do casal Sérgio e Elisa Araújo, ele farmacêutico estabelecido em Piraquara. Desse casamento nasceram três filhos: Márcia, Sílvia e Chafic. Também por volta do ano de 1954, ingressou profissionalmente no Hospital Colônia São Roque, onde teve início os seus trabalhos relacionados às cirurgias vasculares. Em pouco tempo ascendeu ao cargo de Diretor naquela instituição.
No campo social, apesar da Piraquara dos anos 50, possuir poucos atrativos, um dos locais que conseguia fazer com que a sociedade local se reunisse era o Clube União Piraquarense. No clube, fundado em 1940, participou de sua diretoria por algum tempo, chegando também a presidi-lo no final dos anos 50.
Em 1959, iniciou também as suas atividades profissionais no recém inaugurado Hospital Evangélico de Curitiba, no qual permaneceu até o ano de 1983.
Também naquele ano de 1959, em virtude de tentar coibir abusos eleitoreiros no interior do Hospital São Roque, foi denunciado ao então Governador do Estado, Moysés Lupion, que o destituiu do cargo de diretor daquela instituição. Temendo ser transferido para outra cidade, para se resguardar dessa possibilidade, estando em um ano eleitoral aceitou o convite do ex-vereador e ex-prefeito Zacarias Vieira – então, candidato a prefeito municipal de Piraquara – para que concorresse a uma vaga de vereador pelo PTB. Nas eleições ocorridas no dia 04 de outubro de 1959, o PTB elegeu os candidatos: Guilherme Ribeiro, Alcides Cunha Luz e o Dr. Rached, que alcançou 260 votos – a maior votação dentre os eleitos do seu partido. Nos quatro anos relativos ao seu mandato, fez parte da mesa executiva na condição de Primeiro Secretário no ano de 1960 e como Presidente no ano de 1961.
No início dos anos 60, fez o curso de Cirurgia Vascular no Hospital de Clínicas de São Paulo. No seu retorno após o término da especialização, trouxe consigo várias técnicas, inclusive algumas inéditas. Foi o pioneiro em cirurgias vasculares no Paraná, sendo que em pouco tempo tornou-se um dos nomes mais respeitados nacionalmente nessa especialidade. Em reconhecimento a sua dedicação e seu vasto conhecimento, a ala destinada às cirurgias vasculares no Hospital Evangélico recebeu o seu nome.
Em 06 de outubro de 1963, reelegeu-se para o cargo de vereador, obtendo mais uma vez a maior votação dentre os seus companheiros da coligação PTB/PSD e a segunda posição dentre os nove candidatos eleitos, somando 412 votos. Nos cinco anos que durou esse turbulento segundo mandato, em razão dos diversos compromissos profissionais, esteve por um considerável período licenciado. Tendo participado da Mesa Executiva no ano de 1966, na função de Primeiro Secretário.
As obras de construção do Hospital de Piraquara, que atravessaram a década de 50 e adentraram pelos anos 60, após quase 14 anos de intensos sacrifícios, almoços e campanhas para a arrecadação de fundos e materiais, finalmente alcançaram o seu êxito! No dia 28 de setembro de 1964, com a presença de uma grande parcela da comunidade piraquarense, a sociedade liderada pelos Drs. Rached Saliba Smaka e Daniel Egg inaugurou a “Clínica Médico Cirúrgica de Piraquara”. O início das atividades dessa instituição configurou-se para o povo piraquarense, uma importante conquista, tornando-se também, em pouco, tempo uma referência regional em função da excelência no seu atendimento.
Nos anos que se seguiram, as obras continuaram e diversas foram as etapas de sua ampliação. Enquanto isso ocorria, o Dr. Rached se dividia entre as suas atividades profissionais na Capital, as atividades políticas, e então, somando-se a elas, agora também a Direção do seu próprio Hospital.
Nas eleições realizadas no dia 15 de novembro de 1968, como candidato da ARENA, concorreu pela terceira vez para o cargo de Vereador, sendo mais uma vez reconduzido à Câmara Municipal, quando obteve 273 votos. Nesse terceiro mandato compôs a Mesa Executiva ocupando a Primeira Secretaria no ano de 1969 e a Presidência no biênio 1971/1972.
No ano de 1969 participou da fundação da Faculdade Evangélica, permanecendo nessa instituição até o ano de 1990.
Reelegeu-se pela ARENA, para o seu quarto mandato consecutivo de vereador, nas eleições realizadas em 15 de novembro de 1972. Nessa ocasião obteve a segunda maior votação do pleito, com 586 votos. Três dias antes da posse do novo mandato, que aconteceria no dia 31 de janeiro, como parte das comemorações pelo 83º aniversário do Município, na condição de Presidente da Câmara Municipal, recebeu do então Prefeito Municipal – o Sr. Manuel Alves Pereira – as novas dependências da sede do Legislativo Municipal, que depois de quase meio século passaria a funcionar em prédio próprio. O ano de 1972 marcou os 150 anos da Independência do Brasil, em razão dessa importante data, o novo prédio recebeu o nome de “Sesquicentenário da Independência”. Ao ser empossado para o seu quarto mandato de vereador, foi reconduzido pelos seus companheiros para presidir a Casa durante o biênio 1973/74. No biênio seguinte – 1975/76 – ocupou a Primeira Secretaria.
Ainda na primeira metade da década de 70, fazia parte do grupo de médicos responsáveis pela fundação do Hospital San Julian. Tendo ocupado por algum tempo o cargo de Diretor Geral.
Durante o ano de 1976, por iniciativa de Orlando Silvestre, um seleto grupo da sociedade piraquarense fundou na cidade, o Rotary Club. O Dr. Rached fazia parte deste grupo pioneiro, que reunia ainda: Nagib Riechi, João Teixeira Nogueira, Georges Gebrail Samaha e Pedro Renato Nascimento além de outros. Coube ao autor da iniciativa o privilégio de ser o primeiro presidente daquele Clube de Serviços, tendo o Dr. Rached exercido esse cargo logo a seguir, por volta de 1978 e permanecendo nessa condição até o ano de 1983.
Em outubro de 1976, com grande alegria presenciou a realização de um antigo anseio acalentado por toda a população piraquarense: a entrega pelo Governador Jayme Canet Júnior da pavimentação asfáltica da PR-415, antiga Estrada do Encanamento. A execução da obra fora autorizada dois anos antes pelo então Governador do Estado Emílio Hoffmann Gomes, mas até alcançar essa etapa houve a necessidade de muito esforço e persistência por parte dos políticos locais, principalmente da Câmara Municipal e do Deputado Estadual piraquarense João Leopoldo Jacomel.
No mês seguinte, concorrendo pela ARENA, alcançou a reeleição para o seu quinto mandato consecutivo de vereador. Nessa ocasião obteve 368 votos. Ao tomar posse no dia 31 de janeiro de 1977, foi eleito para presidir a Casa Legislativa para o biênio 1977/1978. No decorrer dessa legislatura, o cargo de vereador passou a ser remunerado. Ao término desse período, passou a ocupar a Primeira Secretaria para o biênio 1979/1980.
Durante o ano de 1980, mudanças na lei eleitoral acabaram por estender os atuais mandatos até o ano de 1982, quando então seriam realizadas eleições gerais no País. Essas mudanças promoveram também a volta do pluripartidarismo, acabando com o bipartidarismo que congregava os políticos entre ARENA e MDB, desde 1966.
Com a prorrogação dos mandatos, houve a necessidade de uma nova eleição para a composição da Mesa Executiva que iria dirigir os trabalhos legislativos para o biênio 1981/1982 – mais uma vez então, foi eleito para presidi-la.
Em 1982, ao aproximar-se do término do seu quinto mandato, decidiu-se que não disputaria as eleições que seriam realizadas no dia 15 de novembro. Após mais de duas décadas no exercício da vereança, quando ocupou a presidência da Casa por cinco vezes, despediu-se da política sem jamais ter conhecido derrota ou ter se envolvido em qualquer situação que pudesse diminuir sua credibilidade diante da opinião pública. Através de proposição sua, em 1981, que as datas 29 de janeiro – aniversário de Piraquara – e 06 de agosto – dia do padroeiro Senhor Bom Jesus dos Passos – se tornaram feriados municipais. Foi um orador eloqüente e um político respeitado até pelos seus opositores.
A partir do ano de 1983, estando afastado das obrigações políticas, afastou-se também da presidência do Rotary, a qual ocupara desde a sua fundação, transmitindo-a para o Sr. João Teixeira Nogueira.
No ano seguinte, no dia 10 de setembro, com grande satisfação participou da solenidade de instalação da Comarca de Piraquara, a qual foi conseguida através de intensa campanha daquele Clube de Serviços, quando estava sob sua responsabilidade.
Em 1985, em razão da aposentadoria, despediu-se das suas atividades no Hospital Evangélico e da Universidade Federal do Paraná.
Em 1989, a Câmara Municipal de Piraquara aprovou o seu nome para o recebimento do “Título de Vulto Emérito”, como um justo reconhecimento pela sua importante contribuição visando o bem estar da população, o desenvolvimento local e também como um tributo à sua reconhecida capacidade profissional.
Em 1990, foi a vez de encerrar as suas atividades junto à Faculdade Evangélica, da qual fora um dos fundadores, em 1969. A partir de então, passou a se dedicar exclusivamente às funções como Diretor da Clínica Médico Cirúrgica de Piraquara. E ali também, clinicando e realizando cirurgias.
Não fugindo à regra a que as instituições particulares de saúde que prestam atendimento ao sistema público de saúde, estão sujeitos, a Clínica Médico Cirúrgica de Piraquara, que tivera a partir da sua inauguração e no decorrer da década de 70 – o seu auge – a partir dos anos 80, entrou num processo de sucateamento, provocado pelo achatamento nos valores repassados pelo Governo aos procedimentos ali executados, e isso agravado também pela extrema burocracia que envolve o credenciamento das instituições hospitalares.
A conseqüência desses problemas, fez com que, aquela instituição hospitalar, entrasse em franca decadência. Ocorrendo a desativação de uma considerável área da sua estrutura física. Chegando nos últimos anos de seu funcionamento, a ocupar aproximadamente, apenas 20% da área construída total. Parte da área construída inicialmente, que se constituiu na primeira fase do Hospital, por um curto período de tempo, foi utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara, que instalou ali o CESP-Centro de Especialidades em Saúde Herta Alídia Milbratz (homenagem a uma antiga funcionária do Hospital).
Nos seus últimos anos de funcionamento agonizante da Clínica Médico Cirúrgica de Piraquara, dos 150 leitos outrora disponíveis, passou a se ocupar de uma capacidade instalada de apenas 30% daquele total. E depender consideravelmente do subsídio repassado pelo Município. Resistindo assim, até a cessação dos repasses desse recurso, ocorrida em meados do ano de 2014. Quando enfim, em dezembro daquele ano, 50 anos depois de sua inauguração, a Clínica Médico Cirúrgica de Piraquara, encerrou as suas atividades e fechou definitivamente as suas portas.
Quatro anos depois deste fato, no dia 18 de dezembro de 2018, o Dr. Rached Saliba Smaka, faleceu, aos 92 anos de idade.
Em sua homenagem, em reconhecimento às décadas de atuação na Medicina, através da Lei Municipal nº 2048/2020, o Centro de Especialidades de Piraquara, recebeu o seu nome.
Texto: Renato Cardoso dos Santos