Câmara Municipal de Piraquara

Câmara Municipal de Piraquara Câmara Municipal de Piraquara

Realizada com grande sucesso na última quinta-feira, 28/05/2026, a Sessão Solene marcou um momento de profunda integraçã...
29/05/2026

Realizada com grande sucesso na última quinta-feira, 28/05/2026, a Sessão Solene marcou um momento de profunda integração entre o Poder Legislativo e a comunidade. O evento contou com o Uso da Tribuna por cidadãos indicados pelos parlamentares, que trouxeram temas de relevância pública e receberam o devido reconhecimento de seus trabalhos.
A solenidade foi ainda mais enriquecida pelas presenças ilustres do Tenente- Coronel Paulo Fernando Pires Ribeiro, Comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar, e de Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli, Secretária Municipal da Mulher. A participação das autoridades reforçou o compromisso com as políticas de proteção e com a segurança pública do município.
O plenário, completamente lotado, uniu-se em aplausos e lágrimas de alegria enquanto cada vereador e vereadora dava voz e homenageava aqueles que, no dia a dia, transformam a nossa cidade:
• A Vereadora Sonia emocionou a todos ao acolher a Senhora Aparecida Santo da Silva e a Senhora Maria Aparecida da Silva Nascimento.
• O Vereador Amilton trouxe o brilho e a esperança da juventude com a Senhorita Isabelly Vieira Ales.
• O Vereador Andreis elevou os corações em um momento de profunda fé com o Senhor Pastor Ronaldo de Paiva de Oliveira e a Senhora Pastora Célia dos Santos Kiotheka Andrade.
• O Vereador Gilmar expressou toda sua gratidão à Senhora Maria Clara Klüppell de Moura e à Senhora Ana Paula Barbosa de Jesus.
• O Vereador Lairton tocou o público com as presenças da Senhora Cecília Elizete Guimarães e da Senhora Sabrina Martins Viana.
• O Vereador Matheus celebrou o trabalho e a dedicação da Senhora Anilia Catarina Bleck e do Senhor Pastor Waldir Scheffelmayer.
• O Vereador Nanico trouxe a força e a representatividade da Senhora Lucimara Maciel e da Congregação Cristã no Brasil.
• O Vereador Jonas homenageou com grande orgulho o Senhor Rodrigo Gapski da Rocha e o Senhor Johnes Tadeu Gomes.
• O Vereador Guanair fechou a noite com chave de ouro ao aplaudir a Senhora Lais Jess Honório e a Senhora Jacqueline Queroz Vieira, policiais da Patrulha Maria da Penha.
Foi uma noite inesquecível de reconhecimento, onde a política deu lugar ao afeto, ao respeito e à celebração de quem realmente faz a nossa comunidade bater mais forte.
Obrigado a cada um que esteve presente e compartilhou esse momento conosco!

Sua presença é fundamental para abrilhantar este momento de grande importância, reconhecimento e celebração para a nossa...
25/05/2026

Sua presença é fundamental para abrilhantar este momento de grande importância, reconhecimento e celebração para a nossa comunidade.
Data: 28 de maio 🗓️
Horário: 19 horas 🕖
Contamos com você!

Mãe: sinônimo de amor, força e dedicação! ❤️Hoje, a Câmara Municipal de Piraquara rende sua mais sincera homenagem a tod...
10/05/2026

Mãe: sinônimo de amor, força e dedicação! ❤️

Hoje, a Câmara Municipal de Piraquara rende sua mais sincera homenagem a todas as mães piraquarenses. Vocês são o verdadeiro coração da nossa cidade, construindo com carinho, luta e sabedoria o futuro das nossas famílias e do nosso município.

Que este domingo seja repleto de alegria, paz, união e muitos abraços ao lado de quem vocês amam.

A todos os vereadores, servidores e mamães desta Casa de Leis, o nosso muito obrigado especial a cada mãe de Piraquara Que nos trouxeram até aqui, e nos levarão a um futuro ainda mais belo. Feliz Dia das Mães! 🌹✨

Piraquara concede Título de Cidadão Honorário a Newton Bonin em noite de prestígio e reconhecimentoPIRAQUARA – Em uma no...
08/05/2026

Piraquara concede Título de Cidadão Honorário a Newton Bonin em noite de prestígio e reconhecimento

PIRAQUARA – Em uma noite histórica para o legislativo Piraquarense, a Câmara Municipal realizou, nesta quinta-feira (07), a Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Honorário ao empresário e ex-deputado federal Newton Bonin. A honraria, proposta pelo vereador Lairton Ferreira de Santana (Lairton do Posto) e oficializada pela Lei Municipal nº 2.650/2026, celebra uma trajetória marcada pelo desenvolvimento econômico, pela fé e pelo compromisso com o progresso do Paraná.
Natural de Curitiba, Newton Bonin é o nome por trás da BeautyColor, fundada em 1983. O que nasceu como um sonho audacioso transformou-se em uma das maiores potências do setor de cosméticos do Brasil, gerando milhares de empregos e dignidade para famílias de Piraquara e de toda a Região Metropolitana. Durante a solenidade, destacou-se sua versatilidade: o industrial de sucesso é também um dedicado produtor rural e uma voz ativa na vida pública, tendo defendido a liberdade econômica como Deputado Federal em Brasília.
A sessão foi presidida pelo Vereador Guanair Denilson Garcia dos Santos, Presidente da Casa, e contou com a presença da Vice-Prefeita de Piraquara, Loireci Dalmolin. O Prefeito Marcus Tesserolli (Marquinhos), impossibilitado de comparecer por compromissos de agenda, enviou uma mensagem especial em vídeo parabenizando o homenageado.
A relevância de Newton Bonin atraiu lideranças de diversas cidades vizinhas, compondo uma mesa de autoridades de peso:
• Vereadora Debora Schimim (São José dos Pinhais);
• Vereador Binga (Pinhais);
• Vereador Ernani (Curitiba);
• Bihl Zanetti (Ex-Prefeito de Campina Grande do Sul).
Também prestigiaram o evento os vereadores de Piraquara: Jonas Fausto (1º Secretário), Amilton Lima, Pastor Cleverson Andreis dos Santos, Zezinho da Pizza, Marildo Gomes e Nanico. A bancada de Pinhais se fez presente com os vereadores Paulão, Leandro do Zezinho e Amarildo da Regulação, além da presença do Ex-Deputado Rasca Rodrigues e ex-vereadores da região.
Em seu discurso, o autor da proposta, Lairton do Posto, ressaltou o caráter altruísta de Bonin: "Newton é um líder que ouve e age. Sua atuação em causas sociais e religiosas reflete o coração de um homem que entende que o verdadeiro sucesso só é pleno quando compartilhado".
Visivelmente emocionado, Newton Bonin agradeceu a honraria e reafirmou seu compromisso com Piraquara. Com a entrega deste título, Piraquara oficializa seu reconhecimento a um líder cujo trabalho e integridade deixam um legado vivo para as futuras gerações.

O Presidente da Câmara Municipal de Piraquara /Pr, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e Família, para a Sessão Solen...
30/04/2026

O Presidente da Câmara Municipal de Piraquara /Pr, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e Família, para a Sessão Solene de Entrega do “Titulo de Cidadão Honorário de Piraquara, Concedido através da Lei Municipal N° 2.650/2026, ao homenageado:
- Newton Bonin

Data: 07/05/2026
Horário: 19 horas
Local: Plenário Zacarias Vieira

27/04/2026

Encerrando o abril Azul com Talento e Inspiração!
Para fechar o mês de conscientização do autismo, temos o orgulho de apresentar o livro “O monstro sem identidade”, do autor Thiago Machado, nosso escritor Piraquarense!
Aos 18 anos, Thiago é a prova viva de que o autismo não define limites, mas sim formas únicas de ver o mundo. Aluno do Colégio Gilberto Alves do Nascimento, ele brilha em diversas frentes:
🏆 No Esporte: Medalhista e Prêmio Mérito Esportivo 2025 (Jiu-jitsu, Atletismo e Xadrez pela SMELJ).
🎭 Na Arte: Estudante de teatro e desenho no Guido Viaro.
📖 Na Literatura: Autor de uma aventura animada que convida o leitor a explorar a imaginação.
Thiago usa sua voz, sua força e sua arte para mostrar que o diagnóstico é apenas uma parte de uma história cheia de vitórias. Conhecer “O monstro sem identidade” é mergulhar no universo criativo de um jovem que vence desafios todos os dias, seja no tatame, no tabuleiro ou nas páginas de um livro.
Agradecemos as professoras Lidiane Cristiane Metzger e Emanuelly Fidelis que acompanharam a elaboração do Livro.
Agora vamos ver a produção da Diretoria de Comunicação e cerimonial, a ilustração em vídeo book do Livro “O monstro sem identidade”.
Criação: Jóshuan Gouveia
Narração: Sandra de Paula Soares.

Ação conjunta após reunião na Câmara apresenta resultados concretos e melhora a segurança no centro de Piraquara.Menos d...
08/04/2026

Ação conjunta após reunião na Câmara apresenta resultados concretos e melhora a segurança no centro de Piraquara.
Menos de um mês após a reunião realizada no dia 6 de março na Presidência da Câmara Municipal de Piraquara, os efeitos práticos já começam a ser percebidos nas ruas.
A mobilização, articulada pelos vereadores e liderada pela presidência da Casa, reuniu representantes do poder público, da Copel e de empresas de telecomunicações para enfrentar um problema antigo: o excesso de cabeamento irregular e abandonado nos postes.
Participaram do encontro parlamentares municipais, representantes da Secretaria de Urbanismo, técnicos da Copel e operadoras de internet. O objetivo central foi encontrar soluções para uma situação que, além de causar poluição visual, colocava em risco a segurança da população.
Os resultados foram rápidos. Na manhã de hoje, uma operação conjunta envolvendo equipes técnicas das operadoras e da Copel foi realizada no centro de Piraquara. A ação resultou na retirada de centenas de metros de fios inutilizados — os chamados "cabos mortos", abandonados ou fora dos padrões técnicos —, além da reorganização de estruturas ativas que estavam desordenadas.
O cenário foi de trabalho intenso: profissionais equipados com EPIs atuaram simultaneamente em diversos pontos, realizando cortes, emendas e o descarte correto de materiais obsoletos. Em um dos locais, um único poste concentrava cinco escadas e diversos técnicos trabalhando de forma coordenada.
O volume de material retirado impressiona. Caminhonetes deixaram o local carregadas com compartimentos repletos de fios e equipamentos, evidenciando a magnitude do problema acumulado ao longo dos anos.
Mais do que uma ação pontual, o trabalho reflete uma articulação política que partiu do discurso para a prática. A iniciativa da Câmara em promover o debate e cobrar providências já transforma a realidade da cidade. O Legislativo Municipal reforça que continuará acompanhando de perto as ações, garantindo que a organização da rede e a segurança dos munícipes sejam prioridades permanentes.
Agradecemos o empenho das equipes técnicas, empresas, concessionária e autoridades pela resposta efetiva à demanda da população.
Serviço:
Casos de cabos em situação de risco podem ser informados diretamente à Copel pelo telefone: 0800 510 0116.

Hoje, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, reforçamos o respeito, a inclusão e a empatia por todas as ...
02/04/2026

Hoje, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, reforçamos o respeito, a inclusão e a empatia por todas as pessoas com TEA. 💙
Em Piraquara, esse compromisso é fortalecido por leis importantes: a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa com TEA (Lei 2125/2021), a Semana Municipal de Conscientização (Lei 1782/2017) e a Lei 2109/2020, que proíbe fogos de artifício com estampido, respeitando a sensibilidade auditiva. Além disso, seguimos as diretrizes do Código Estadual da Pessoa com TEA do Paraná (Lei 21.964/2024).
Conscientizar é acolher. Incluir é transformar.

Na noite de ontem 31/03, foi realizado o segundo dia da 4ª edição da Entrega do Mérito Esportivo 2025, em uma noite marc...
01/04/2026

Na noite de ontem 31/03, foi realizado o segundo dia da 4ª edição da Entrega do Mérito Esportivo 2025, em uma noite marcada por emoção, reconhecimento e celebração do esporte.
A cerimônia teve início com uma belíssima apresentação cultural da servidora Solange Almeida, que emocionou o público com a dança intitulada “A Fênix em Mim”. A obra trouxe uma mensagem profunda sobre renascimento, força e superação, encantando todos os presentes e abrindo o evento com sensibilidade e arte.
Em seguida, os vereadores fizeram uso da palavra e destacaram a importância do esporte como instrumento de transformação. Em seus pronunciamentos, ressaltaram que o esporte é saúde, é vida e contribui diretamente para a formação de cidadãos melhores. Também reforçaram a importância de valorizar atletas, técnicos, projetos e iniciativas que fortalecem o esporte no município.
Representando a força feminina no esporte, Geovana Belão compartilhou sua trajetória como presidenta de um time de futebol. Ela falou sobre os desafios enfrentados, exaltou o trabalho de seus antecessores e destacou o apoio essencial de sua família ao assumir a liderança da equipe. Geovana também deixou uma mensagem inspiradora, reforçando que a mulher pode conquistar o espaço que desejar, mesmo diante das dificuldades, desde que siga firme e determinada.
Durante a cerimônia, foram entregues as honrarias nas seguintes modalidades: Futsal, Futebol, Vôlei, Basquete, Handebol, Equipes, Projetos Sociais, Técnicos e Empresas Amigas do Esporte.
É importante destacar que os projetos sociais e as empresas amigas do esporte desempenham um papel fundamental para que tudo isso aconteça. Com apoio, dedicação e valorização dos atletas, essas iniciativas contribuem diretamente para o desenvolvimento esportivo, social e humano, tornando possível a realização de sonhos e o fortalecimento do esporte em nossa cidade.
O evento reforçou o compromisso com o incentivo ao esporte e o reconhecimento daqueles que, com dedicação e paixão, fazem a diferença dentro e fora das quadras.

4ª Sessão Solene do Mérito Esportivo 2025 homenageia atletas de PiraquaraNa data de ontem, foi realizada a 4ª Sessão Sol...
31/03/2026

4ª Sessão Solene do Mérito Esportivo 2025 homenageia atletas de Piraquara

Na data de ontem, foi realizada a 4ª Sessão Solene do Mérito Esportivo referente ao ano de 2025, marcando mais um importante momento de reconhecimento aos atletas que representaram o município de Piraquara com destaque em diversas competições.

A solenidade teve início com uma apresentação cultural, que contou com a participação da dupla Éder e Vinícius e da gaiteira Isabelly, proporcionando um momento especial aos presentes e abrilhantando ainda mais o evento antes das homenagens oficiais.

Durante a cerimônia, os atletas selecionados receberam um certificado e uma medalha como forma de valorização por suas conquistas e pelo orgulho que proporcionam à cidade ao levarem o nome de Piraquara a importantes títulos esportivos. A iniciativa reforça o compromisso com o incentivo ao esporte e o reconhecimento dos talentos locais.

Estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara, Guanair Denilson Garcia dos Santos, o deputado estadual Alexandre Amaro, além dos vereadores Jonas Fausto, Lairton do Posto, Professor Gilmar e Pastor Andreis, juntamente com demais autoridades municipais.

Em seu discurso, o presidente Guanair destacou a importância de reconhecer os atletas pelas suas trajetórias, dedicação e conquistas, ressaltando que o esporte é um instrumento fundamental de transformação social e valorização pessoal.

O deputado Alexandre Amaro também fez uso da palavra, enfatizando seu compromisso com o incentivo ao esporte, destacando que investir na área é investir em vidas. Em sua fala, exaltou os atletas homenageados, reconhecendo o esforço e a determinação de cada um.

A 4ª Sessão Solene do Mérito Esportivo reafirma o compromisso do município em valorizar e incentivar o esporte, reconhecendo aqueles que, com esforço e dedicação, elevam o nome de Piraquara e inspiram novas gerações.

Endereço

Avenida Getúlio Vargas, 1511
Piraquara, PR
83301-010

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 12:00
13:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 12:00
13:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 12:00
13:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 12:00
13:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 12:00
13:00 - 17:00

Telefone

+55 41 3589-8100

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Câmara Municipal de Piraquara posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Câmara Municipal de Piraquara:

Compartilhar