HISTÓRICO
O Observatório Astronômico de Piracicaba, OAP, órgão da Secretaria de Educação, foi criado a partir de um convênio assinado em 1991 entre a Associação dos Amadores de Astronomia de Piracicaba, AAAP, a Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’, ESALQ e a Prefeitura Municipal de Piracicaba. A construção do prédio com 150.08 m2 foi concluída em quatro meses e a inauguração ocorreu e
m 2 de outubro de 1992 pelo prefeito José Machado. No dia 17 de agosto de 2002 foi inaugurado pelo mesmo prefeito um novo prédio que recebeu o nome de ‘Pavilhão de Observações Rubens de Azevedo’ destinado a abrigar três modernos telescópios possibilitando com isto atender melhor e um maior número de visitantes. O OAP passou assim a disponibilizar ao todo quatro instrumentos para observação. O OAP representou uma reivindicação da AAAP iniciada em 1981 pelo seu então presidente Prof. Elias Salum. Entre os projetos do Observatório para a cidade destaca-se a implantação do Planetário Municipal, extraordinário instrumental de ensino, cultura, ciência, turismo e lazer, presente em muitas cidades do Estado. IMPORTÂNCIA
Piracicaba instala o 4º observatório municipal do Brasil que possibilita o acesso aos estudantes, população e turistas, conhecer e ampliar seus conhecimentos nas áreas da astronomia e ciência espacial. Além do acesso da população a todos os eventos que acontecem no céu e conquistas espaciais, o Observatório permite encetar trabalhos científicos centrados principalmente no Sol e cometas. ADMINISTRAÇÃO
O Observatório é administrado através de uma terceirização de serviços e locação de equipamentos pela microempresa Nelson A. Travnik Campinas ME. Os serviços de astronomia são realizados pelo astrônomo Nelson A. Travnik. ATENDIMENTO PÚBLICO
Salvo dias chuvosos são realizadas todos os sábados da 19h00 às 22h00. Observações são realizadas através de quatro telescópios. O principal deles é a luneta alemã ‘Steinheil’ com objetiva de 175mm, a segunda maior do Estado. Existe sempre uma exposição montada e sessões de vídeo com documentários das mais abalizadas fontes. Há também atividades especiais quando da ocorrência de fenômenos astronômicos importantes. A visitação é gratuita. Visitas especiais para entidades filantrópicas, da terceira idade, associações diversas e religiosas são atendidas. ,O OAP está localizado no km 3 da rodovia Fausto Santomauro que liga Piracicaba a Rio Claro logo após o Jardim Zoológico. ATENDIMENTO ESCOLAR
São regularmente feitas através de agendamento prévio pelo telefone 3413-0990. O atendimento é feito para desde a pré-escola ao ensino fundamental, médio, supletivo e universitário. O atendimento é gratuito e os professores recebem farto material para trabalhar e complementar o assunto com os alunos na sala de aula. Anualmente são realizados cursos para capacitação dos professores e outros dirigidos aos estudantes. Os dias de atendimento são ás terças-feiras (08h30 e 14h30) e as quintas-feiras (08h30 , 10h00 , 15h00 e 17h00). O atendimento compreende 4 atividades : Explicações sobre o Relógio de Sol e conhecimentos através dele; Observação ao vivo do Sol através dos métodos de projeção, direto e das protuberâncias solares através de um filtro H Alpha ; Palestra com modelos pedagógicos e lançamento de um foguete artesanal. C U R S O S
São realizados anualmente dois cursos : “Metodologia para o Ensino da Astronomia”, dirigido somente a professores e “Introdução a Astronomia” para interessados a partir dos 15 anos. Em todos eles é emitido um Certificado de Participação e durante o curso os participantes recebem vasto material bibliográfico e aulas práticas junto aos instrumentos e modelos pedagógicos. OBJETIVOS GERAIS
Levar os conhecimentos da Astronomia e Ciência Espacial a população, estudantes e turistas através de sessões de observação, palestras, cursos e seminários. Enriquecer as noções de Astronomia presentes no currículo escolar. Transformar o Observatório num pólo de atração turística. Através da Astronomia, demonstrar como é frágil nosso planeta visto do espaço e o que precisa ser feito urgentemente para diminuir a agressão ao meio ambiente e a emissão dos gases que provocam o efeito estufa e por extensão o aquecimento global. Através das observações solares, demonstrar que assim como o Sol é sinônimo de vida ele também pode provocar efeitos danosos as pessoas na forma de exposições prolongadas que tem provocado uma aumento assustador dos cânceres de pele. Desenvolvendo projetos pedagógicos e outros, o OAP visa tornar Piracicaba uma referência nacional em Astronomia e Ciência Espacial. P R O J E T O S
- Instalação de um Planetário na cidade ;
- Realização de um Encontro Nacional de Astronomia ;
- O Observatório vai as Escolas ;
- Astronomia na Praça
PARTICIPAÇÃO CIENTÍFICA
Embora com conotação pedagógica, nem por isso devido ao instrumental do Observatório, sempre que possível realiza trabalhos científicos. Nesse sentido, a partir de 1993, alguns trabalhos puderam ser efetuados destacando os principais :
- Estabelecimento das coordenadas do Observatório :
Latitude : - 22° 42’ 30”9 S e Longitude : 47 38’ 00”8 W
- Missão Eclipse Solar em Foz do Iguaçu, Paraná em 03/11/1994,
visando registrar fotograficamente a região da cromosfera solar;
- Observações e registros dos impactos do cometa Shoemaker-Le-
vy no planeta Júpiter de 16 a 22 de julho de 1994;
- Registro fotográfico de um jato de gás saindo da direção nuclear
do cometa Hyakutake em 25/03/1996 marcando a ruptura do nú
cleo;
- Primeiro registro fotográfico no País da cratera Santos-Dumont
na Lua em 20/09/1996;
- Primeiro registro fotográfico no País da explosão da estrela No-
va Velorum em 24/05/1999;
- Observação do Eclipse Total do Sol de 11/08/1999 da cidade de
Gmunden, Austria;
- Participação do Observatório no Programa Internacional de Fo-
tografias das manchas solares de grandes dimensões com alta
definição a partir de agosto de 1999;
- Observação do planeta Marte na oposição periélica de 2003;
- Fotografia do transito do planeta Mercúrio pelo disco solar em
07/05/2003;
- Observação e fotografias da rara passagem do planeta Vênus
pelo disco solar em 08/06/2004;
- Observação e registro fotográfico de todos os eclipses lunares
ocorridos na região;
- Participação no programa de observações dos chamados fenô-
menos transientes lunares conhecidos pela sigla TLP’s. PARTICIPAÇÕES EM ALGUNS CONGRESSOS
1994 : VII Reunião Regional Latino-Americana da União Astro-
nômica Internacional, 03/11/1994, Montevideo,Uruguai;
1996 : Congresso da União Internacional de Astrônomos Ama-
dores, 18 a 21/06/1996, em Luzern, Suiça;
1999 : IV Encontro Brasileiro de Ensino de Astronomia, 1 a 2 de
dezembro de 1999 no Planetário do Rio de Janeiro, RJ;
2002 : Congresso Internacional de Astronomia, 8 a 11, outubro
Antofagasta, Chile;
2002 : V Encontro Nacional de Astronomia, 15/17/ Nov. , Ouro
Preto, MG;
2006 : Semana Astronômica da Região dos Lagos, 10 a 14 de
março , Cabo Frio, RJ;
2008 : 1º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica,
2 a 4, de maio, Campos dos Goytacazes, RJ;
2009 : VI Encontro Paranaense de Astronomia, 20 a 23, agosto,
União da Vitória , Paraná ;
2009 : 12º Encontro Nacional de Astronomia, 31/10 a 01/11, em
Londrina, Paraná;
2010 : 13º Encontro Nacional de Astronomia, 13 a 15/11, na ci-
dade de Recife, Pe ;
2011 : 14º Encontro Nacional de Astronomia, 13 a 15, novembro
em São Paulo, SP;
2012 : 28º Encontro Regional de Astronomia, 7 a 9 de junho em
Belo Horizonte, MG ;
2012 : 15º Encontro Nacional de Astronomia, 16 a 18,novembro
em São Luiz, Maranhão ;
2013 ; 2º Simpósio Catarinense de Astronomia, 1 a 3 de agosto,
Videira, SC ;
2013 : 16º Encontro Nacional de Astronomia, 14 a 17, novembro,
em Brasília, DF. Informações prestadas por Nelson Travnik, Responsável pelo Observatório. [email protected] , telefs. 19-3325-0698 / 99286-0145
Endereço para correspondência :
Observatório Astronômico de Piracicaba, Secretaria Municipal de Educação, Rua Cristiano Cleopath, 1902, B. dos Alemães, Piracicaba, SP, CEP 13419-310