Secretaria Municipal da Ação Cultural - SEMAC

Secretaria Municipal da Ação Cultural - SEMAC Página da Secretaria de Cultura de Piracicaba Acompanhe nossa programação! Página da Secretaria Municipal da Ação Cultural de Piracicaba.

Acompanhe nossa programação!

02/06/2026
Museu Prudente de Moraes integra ação global que conecta instituições culturais nas redes sociaisParticipação na MuseumW...
02/06/2026

Museu Prudente de Moraes integra ação global que conecta instituições culturais nas redes sociais

Participação na MuseumWeek inclui publicações, vídeos e conteúdos temáticos inspirados em debates sobre cultura e inteligência artificial

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, equipamento público mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, participa até 7 de junho da MuseumWeek 2026, um dos maiores eventos culturais realizados nas redes sociais. A ação, que teve início nesta segunda-feira, 1º/06, reúne museus e instituições culturais de diferentes países com o objetivo de ampliar o acesso à cultura, estimular a interação com o público e valorizar o patrimônio histórico por meio do ambiente digital.

"Participar da MuseumWeek é uma oportunidade de ampliar o alcance do nosso patrimônio histórico e fortalecer o diálogo com públicos cada vez mais conectados. O Museu Prudente de Moraes desempenha um papel fundamental na preservação da memória de Piracicaba, e iniciativas como essa permitem que sua história ultrapasse fronteiras, levando conhecimento, cultura e identidade para diferentes partes do mundo", destaca o secretário municipal de Cultura, Carlos Beltrame.

Promovida com apoio da Unesco e organizada pela Culture For Causes Network, a MuseumWeek propõe, a cada edição, uma série de temas para nortear publicações e atividades das instituições participantes. Neste ano, a programação tem como eixo central a Inteligência Artificial e seus impactos na sociedade, na cultura e nos museus. "Em um mundo de rápida aceleração tecnológica e incerteza geopolítica, os museus se destacam como âncoras essenciais. São espaços onde o conhecimento é organizado, as narrativas são construídas e as sociedades refletem sobre si mesmas. Eles transmitem, interpretam e orientam, oferecendo pontos de referência de sentido em um mundo em transformação", afirma a diretora do museu, Ana Torrejais.

Durante a semana, serão abordados os seguintes temas: IA no Museu, Museus x IA – Futuros, Museus pela Paz, Se os Objetos Pudessem Falar, Museus pelo Planeta, Diversão no Museu e Esperança; que buscam incentivar reflexões sobre o papel das instituições culturais diante das transformações tecnológicas e dos desafios contemporâneos.

Como parte da programação, o Museu Prudente de Moraes irá compartilhar conteúdos temáticos em seus canais digitais, incluindo vídeos, curiosidades sobre o acervo e materiais informativos relacionados aos temas diários da campanha.

A participação do público também é incentivada. Os visitantes que passarem pelo museu durante a MuseumWeek poderão registrar a experiência, compartilhar fotos e vídeos nas redes sociais e marcar o perfil no Instagram e Facebook, além de utilizar as hashtags oficiais correspondentes (veja no final do texto).

"O desafio não é mais simplesmente estar presente nas plataformas, mas ajudar a moldar os ambientes em que a cultura circula. Em vez de adotar ferramentas passivamente, os museus podem questionar seus usos e implicações. A questão passa a ser: que tipo de mundo digital queremos, e qual papel os museus podem desempenhar na sua construção? Os museus têm uma responsabilidade distinta nesse contexto", destaca o assistente de Ação Educativa e Programação, Maurício Beraldo.

Confira, abaixo, a programação dia por dia:

1º/05 -

02/05 -

03/05 -

04/05 -

05/05 -

06/05 -

04/05 -

Editais da Lei Aldir Blanc têm cronogramas atualizados pela Secretaria de CulturaAjustes foram feitos após prorrogação d...
01/06/2026

Editais da Lei Aldir Blanc têm cronogramas atualizados pela Secretaria de Cultura

Ajustes foram feitos após prorrogação das inscrições e o volume de inscrições recebidas; novos prazos já estão disponíveis nos canais oficiais

A Secretaria Municipal de Cultura de Piracicaba informa que, em razão da prorrogação do prazo de inscrições dos Editais nº 1, 2, 3 e 4/2026, vinculados à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Ciclo 2, e do volume de inscrições recebidas, os cronogramas dos processos seletivos foram atualizados.

As alterações abrangem o Edital de Chamamento Público nº 1/2025 (Fomento à Cultura), o Edital nº 2/2026 (Premiação para Agentes Culturais), o Edital nº 3/2025 (Pontos de Cultura) e o Edital nº 4/2025 (Premiação para Pontos de Cultura).

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Carlos Beltrame, os ajustes foram necessários para garantir melhor organização das etapas e assegurar a adequada análise técnica de todas as propostas inscritas. Os cronogramas completos foram disponibilizados no Diário Oficial do Município de ontem, 28/05, e no site https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/pnab-ciclo-2/ (clicar em Acessar o Portal). Em todos os editais, o período de inscrições foi encerrado em 19/05.

Os proponentes devem ficar atentos ao período para apresentação de recursos referentes ao resultado provisório da etapa de pré-habilitação, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 29/05. O prazo para interposição de recursos ocorre entre os dias 01 e 03/06.

Os recursos deverão ser encaminhados exclusivamente à Secretaria Municipal de Cultura de Piracicaba, por meio do anexo correspondente ao edital, enviado para o e-mail [email protected], no prazo de até três dias úteis.

*Editais da Lei Aldir Blanc têm cronogramas atualizados pela Secretaria de Cultura*_Ajustes foram feitos após prorrogaçã...
29/05/2026

*Editais da Lei Aldir Blanc têm cronogramas atualizados pela Secretaria de Cultura*
_Ajustes foram feitos após prorrogação das inscrições e o volume de inscrições recebidas; novos prazos já estão disponíveis nos canais oficiais._

A Secretaria Municipal de Cultura de Piracicaba informa que, em razão da prorrogação do prazo de inscrições dos Editais nº 1, 2, 3 e 4/2026, vinculados à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Ciclo 2, e do volume de inscrições recebidas, os cronogramas dos processos seletivos foram atualizados.

As alterações abrangem o Edital de Chamamento Público nº 1/2025 (Fomento à Cultura), o Edital nº 2/2026 (Premiação para Agentes Culturais), o Edital nº 3/2025 (Pontos de Cultura) e o Edital nº 4/2025 (Premiação para Pontos de Cultura).

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Carlos Beltrame, os ajustes foram necessários para garantir melhor organização das etapas e assegurar a adequada análise técnica de todas as propostas inscritas. Os cronogramas completos foram disponibilizados no Diário Oficial do Município de ontem, 28/05, e no site https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/pnab-ciclo-2/ (clicar em Acessar o Portal).
Em todos os editais, o período de inscrições foi encerrado em 19/05.

Os proponentes devem ficar atentos ao período para apresentação de recursos referentes ao resultado provisório da etapa de pré-habilitação, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 29/05. O prazo para interposição de recursos ocorre entre os dias 01 e 03/06.

Os recursos deverão ser encaminhados exclusivamente à Secretaria Municipal de Cultura de Piracicaba, por meio do anexo correspondente ao edital, enviado para o e-mail [email protected], no prazo de até três dias úteis.

MISP recebe oficina gratuita sobre fotografia para redes sociaisAtividade busca qualificar o olhar fotográfico e o uso d...
29/05/2026

MISP recebe oficina gratuita sobre fotografia para redes sociais

Atividade busca qualificar o olhar fotográfico e o uso de ferramentas digitais para fortalecer a presença nas plataformas online

O Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP), equipamento da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, recebe na segunda-feira, 1º/06, às 18h, a oficina gratuita Fotografia para Redes Sociais.
A atividade será ministrada pela fotógrafa e arte-educadora Natália Tonda, que já atuou como produtora em seminários do Museu de Arte de São Paulo, integrou a equipe da 29ª Bienal de Artes de São Paulo, trabalhou na produção cultural da exposição Em nome dos Artistas, da Bienal de São Paulo, e participou da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake.
Voltada ao público a partir de 14 anos, a oficina tem vagas limitadas e as inscrições devem ser realizadas por meio de link https://forms.gle/EGCHXpFFVgceG9TW7.
Durante a atividade, os participantes vão aprender técnicas de fotografia voltadas à produção de imagens para redes sociais, com foco em iluminação, composição e estética. A proposta também inclui o uso mais eficiente dos recursos do smartphone, explorando câmeras, modos de captura, controles manuais e acessórios simples, além de um fluxo de edição ágil em aplicativos, visando aprimorar a qualidade e o impacto visual das publicações.
A iniciativa integra o programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, que promove a circulação de conteúdos audiovisuais e ações formativas em municípios do interior paulista.
SERVIÇO – Oficina Fotografia para Redes Sociais. Segunda-feira, 1º/06, às 18h, no MISP, no Engenho Central (av. Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Inscrições gratuitas pelo link https://forms.gle/EGCHXpFFVgceG9TW7.

Biblioteca Municipal realiza atividade de imersão literária com o Clube da LeituraAção é uma oportunidade de redescobrir...
29/05/2026

Biblioteca Municipal realiza atividade de imersão literária com o Clube da Leitura

Ação é uma oportunidade de redescobrir o prazer da leitura em coletivo

A Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto promove, no domingo, 31/05, das 14h às 17h, o Clube de Leitura: Lendo Lado a Lado. Gratuita e aberta a todas as idades, a iniciativa propõe uma experiência de leitura compartilhada em um ambiente acolhedor, incentivando o contato com os livros de forma leve e coletiva. O espaço cultural é mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O horário também é a possibilidade para empréstimos e devoluções de livros, além de novos cadastros de usuários.

A dinâmica do Clube da Leitura é simples: cada participante pode levar seu próprio livro ou escolher uma obra do acervo da biblioteca. Na chegada, será solicitado que celulares e pertences sejam guardados, estimulando uma pausa nas redes sociais e maior imersão na leitura. Para mais conforto, o público também pode levar almofadas ou cangas.
A atividade será realizada em diferentes espaços da biblioteca, com ambientes pensados para variados estilos de leitura, desde áreas silenciosas, voltadas à concentração, até espaços com música suave, para quem prefere uma experiência mais sensorial. O local contará com puffs, poltronas, barraca de leitura e áreas livres para acomodação.

Durante o encontro, haverá um momento de confraternização com lanche comunitário, em que os participantes podem colaborar espontaneamente, além de café e pipoca oferecidos pela organização. As crianças também poderão participar, com acesso à biblioteca infantil, que contará com livros e brinquedos em um ambiente seguro e lúdico.

De acordo com a bibliotecária Melysse Martim, a proposta busca incentivar a leitura não apenas como hábito individual, mas também como uma experiência coletiva, promovendo troca de vivências e conexão entre os participantes.

SERVIÇO – Clube de Leitura: Lendo Lado a Lado. Domingo, 31/05, das 14h às 17h, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (rua Saldanha Marinho, 333 – Centro). Entrada gratuita. Informações: WhatsApp (19) 3433-3674.

Passeio histórico pelo Engenho Central abre inscrições ao públicoCaminhada guiada percorre barracões e destaca a importâ...
28/05/2026

Passeio histórico pelo Engenho Central abre inscrições ao público

Caminhada guiada percorre barracões e destaca a importância da produção açucareira para a cidade



O Engenho Central reúne parte significativa da história do desenvolvimento de Piracicaba. Para quem deseja conhecer mais sobre esse patrimônio e símbolo turístico e cultural do município, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove neste domingo, 31/05, às 8h, mais uma edição do Passeio Histórico no Parque do Engenho Central.



A atividade é gratuita, com 60 vagas disponíveis, e as inscrições devem ser realizadas previamente pelo site https://shre.ink/3OT1. A proposta é conduzir o público por uma imersão histórica nos antigos barracões do complexo, construídos em séculos passados, evidenciando sua importância para a formação econômica e social da cidade.



O percurso será guiado por Pedro Maurano, coordenador do Engenho Central, e por Maurício Beraldo, historiador do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, que irão contextualizar a relação da atividade canavieira com o desenvolvimento econômico de Piracicaba e da região. A caminhada tem início no Portal do Engenho, localizado na avenida Dr. Maurice Allain, no bairro Vila Rezende, na entrada pelo Parque do Mirante.



PATRIMÔNIO HISTÓRICO – Fundado em janeiro de 1881 pelo Barão de Rezende, o Engenho Central foi um dos primeiros complexos industriais do país a modernizar a produção açucareira. Em funcionamento até 1974, o espaço foi tombado em 1989 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba. Desde 1992, abriga a Secretaria Municipal de Cultura e importantes equipamentos culturais, como o Teatro Erotides de Campos, a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra e o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba.



SERVIÇO – Passeio Histórico no Parque do Engenho Central, concentração: Portal do Engenho (av. Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Domingo, 31/05, às 8h. Inscrições: https://shre.ink/3OT1. Gratuito, com limite de 60 vagas. Informações: (19) 3403-2600.

MISP exibe filme Colegas com sessão gratuita no Engenho CentralLonga brasileiro aborda amizade, liberdade e inclusão em ...
27/05/2026

MISP exibe filme Colegas com sessão gratuita no Engenho Central

Longa brasileiro aborda amizade, liberdade e inclusão em programação do Pontos MIS

O Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP) exibe nesta quinta-feira, 28/05, às 19h30, o filme Colegas. A sessão gratuita acontece na sede do museu, no Galpão 8A do Engenho Central. O equipamento cultural é vinculado à Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Dirigido por Marcelo Galvão, o longa brasileiro acompanha a trajetória dos amigos Stallone, Aninha e Márcio, que vivem em um instituto para pessoas com Síndrome de Down. Cansados da rotina e inspirados pelos filmes que assistem na videoteca do local, os três decidem fugir após roubarem o carro do jardineiro, personagem interpretado por Lima Duarte.

A partir daí, o filme retrata as aventuras do trio e a repercussão do caso entre a imprensa e a polícia. Com linguagem leve e elementos lúdicos, Colegas propõe reflexões sobre sonhos, liberdade e inclusão, sem colocar a síndrome como foco central da narrativa. O elenco conta com Ariel Goldenberg, Rita Pook e Breno Viola.

A exibição integra o programa Pontos MIS, iniciativa do Museu da Imagem e do Som de São Paulo em parceria com o MISP, voltada à difusão de produções audiovisuais no interior paulista. O programa busca ampliar o acesso gratuito à cultura e incentivar a valorização do cinema nacional.

SERVIÇO - Exibição do filme Colegas. Quinta-feira, 28/05, às 19h30, no Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Galpão 8A/Engenho Central - av. Maurice Allain, 454 - Vila Rezende). Entrada gratuita.

Endereço

Avenida Maurice Allain, 454
Piracicaba, SP

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:30 - 17:00
Terça-feira 08:30 - 17:00
Quarta-feira 08:30 - 17:00
Quinta-feira 08:30 - 17:00
Sexta-feira 08:30 - 17:00

Telefone

19 3403-2600

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Secretaria Municipal da Ação Cultural - SEMAC posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Secretaria Municipal da Ação Cultural - SEMAC:

Compartilhar