10/04/2026
BATALHÃO BORBA GATO COMEMORA O DIA DA ARMA DE ENGENHARIA
Pindamonhangaba (SP) – No dia 10 de abril, Dia da Arma de Engenharia, a Guarnição Federal de Pindamonhangaba realizou o uma cerimônia em homenagem a nossa Nobre Arma Azul Turquesa.
A cerimônia contou com a participação das três Organizações Militares, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate, que sediou o evento, a 11ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada e a 12ª Companhia de Engenharia de Combate Aeromóvel. A Banda de Música do 5º Batalhão de Infantaria Aeromóvel abrilhantou o evento com seus dobrados e canções.
Presidiu a cerimônia o Gen Div Jorge Luiz Do O´DE ALMEIDA Filho, Comandante Da 2ª Região Militar, sendo acompanhado pelos antigos Comandantes do Batalhão Borba Gato, Gen Div R1 Décio Dos Santos BRASIL e o Gen Div R1 Paulo Alípio Branco VALENÇA. A formatura também contou com a presença Colégio Militar de São Paulo, representado por seu Comandante, Cel Marcelo Florentino BORLINA, o Comandante do Corpo de Alunos, dois sargentos monitores e doze alunos do CMSP.
Estiveram presentes também o Comandante do 6º Batalhão de Infantaria Aeromóvel, representantes do Comando de Aviação do Exército, da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, da Comissão Regional de Obras 2 e da 2ª Companhia de Transportes, bem como diversos Secretários e Diretores da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba e representantes da FATEC e SENAI.
Durante a cerimônia, foi realizada a leitura do alusivo ao Dia da Engenharia e a tropa cantou a Canção da Engenharia. Em suas palavras, o Gen O’ de Almeida e o Cel Eric enalteceram a importância da Arma de Engenharia e grande capacidade dos Soldados da Arma Azul Turquesa.
Em seguida, os Generais presentes, acompanhados pelo Comandante do 2º BE Cmb, depositaram um arranjo de flores junto ao busto do Tenente-Coronel JOÃO CARLOS DE VILLAGRAN CABRITA, Patrono da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro.
Encerrando a cerimônia, ocorreu o desfile dos Veteranos do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, seguidos pelo desfile dos alunos do Colégio Militar de São Paulo, e, logo em seguida, a tropa da Guarnição de Pindamonhangaba desfilou em continência ao Comandante da 2ª Região Militar.