Museu Histórico e Pedagógico de Penápolis

Museu Histórico e Pedagógico de Penápolis Nossa missão é a salvaguarda do patrimônio histórico de Penápolis para contribuir com as reflex

O MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO “MEMORIALIS-TA GLAUCIA MARIA DE CASTILHO MUÇOUÇAH BRANDÃO” foi criado em 19 de novembro de 1958. Sua mis-são é promover a salvaguarda do patrimônio histórico de Pená-polis para contribuir com as reflexões da comunidade local e regional no uso do território e na identidade cultural. No Museu podemos reconstituir a nossa história e memória cultural através de documento

s e objetos deixados como testemunhas de seus fazeres e saberes. No Museu preserva-se a memória coletiva e busca-se criar espaços de valorização da memória local. Possui: Objetos, Biblioteca constituída de livros, documentos, hemero-teca, fonoteca digitalizada e fototeca, Banco de dados eletrônico dos imigrantes e um Vagão de trem da antiga NOB.

O museu é um espaço de memória e também de descobertas e transformações, que permite estabelecer ligações com a construç...
03/09/2018

O museu é um espaço de memória e também de descobertas e transformações, que permite estabelecer ligações com a construção da nossa história, com a experiência estética e com a cultura.

- Procure visitar os Museus de sua cidade e região;
- Busque informações sobre as atividades destas instituições, através dos jornais ou mesmo nas próprias sedes;
- Divulgue a importância da visitação aos museus como fonte de conhecimento e cidadania;
- Se você for professor, promova a visitação de escolares, a fim de criar o hábito nas crianças e adolescentes;
- Busque criar espaços de valorização da memória local;
- Leve seus filhos aos Museus. Além de valorizar o convívio e o lazer você estará proporcionando conhecimento.

10/06/2016

Sigrid Falla (esq.), do Centro de Ciências Maloka (Colômbia), Vanessa Guimarães, do Museu da Vida, e Lynn D. Dierking e John Falk, da Universidade do Estado do Oregon (EUA). Foto: Renata Fontane

Hoje a visita veio de Bauru... a amiga Neli Fonseca.
07/06/2016

Hoje a visita veio de Bauru... a amiga Neli Fonseca.

Comece o Mês com Cultura, sábado e domingo os Museus estarão abertos.
03/06/2016

Comece o Mês com Cultura, sábado e domingo os Museus estarão abertos.

Comece o mês com Cultura:
Museus de Penápolis ficam abertos neste final de semana

Para aquelas pessoas que têm vontade de conhecer os Museus da cidade, mas que nunca puderam porque os horários coincidem com o trabalho, a Secretaria Municipal de Cultura informa que neste final de semana, todos os quatro Museus de Penápolis estarão abertos para visitação gratuita da comunidade.
A abertura dos Museus aos finais de semana faz parte do projeto “Comece o mês com Cultura”, idealizado pela Administração Municipal; pelo projeto, os quatro museus de Penápolis ficam abertos à visitação gratuita todo primeiro final de semana (sábado e domingo) de cada mês.

Horários:
Sendo assim, no sábado, dia 04 de junho, os Museus ficarão abertos das 9h às 15h; e no domingo, dia 05, a abertura será das 9h às 12h. A medida é válida para o Museu Histórico e Pedagógico, Museu do Folclore, Museu do Sol e Museu de São Francisco de Assis (1ª Casa de Penápolis).

Reivindicação
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Luiz Colevatti, esse projeto vai ao encontro da comunidade que há tempos pedia abertura dos museus aos finais de semana.
“Além disso, os visitantes de outras cidades que estiverem em Penápolis no final de semana, também poderão conhecer o acervo dos nossos Museus. Certamente será um passeio muito agradável, um momento de lazer, cultura e conhecimento e tudo de forma gratuita”, comentou Colevatti.

Atrações
Nesta edição, as atrações artística do “Comece o mês com Cultura” não serão concentradas na Praça 9 de Julho, mas sim no Teatro Lúmine.
Por meio de parceria com o Sesc Birigui, Penápolis receberá dois espetáculos teatrais da Cia Mungunzá: o adulto “Poema suspenso para uma cidade em queda”, que será apresentado nos dias 03 e 04 de junho, às 20h30, no Teatro Lúmine e a peça infantil “Era uma Era”, nos dias 04 e 05 de junho, às 16h, no Teatro Lúmine. Todos estão convidados.

Agendamento
A Secretaria Municipal de Cultura informa que grupos e entidades interessados em visitar os museus no final de semana, podem também agendar visita monitorada na Secretaria de Cultura, pelo telefone (18)3652.5568.

*** Confira os endereços dos Museus:
Museu Histórico e Museu do Folclore – Praça 9 de Julho, Centro.
Museu do Sol – Avenida Rui Barbosa, 798, Centro.
Museu de São Francisco de Assis (1ª Casa de Penápolis) – Rua dos Capuchinhos, 33, Centro.

FOTO: Museus estarão abertos no sábado e domingo, inclusive com visita monitorada de grupos

O museu é o lugar em que sensações, ideias e imagens de pronto irradiadas por objetos e referenciais ali reunidos ilumin...
18/05/2016

O museu é o lugar em que sensações, ideias e imagens de pronto irradiadas por objetos e referenciais ali reunidos iluminam valores essenciais para o ser humano. Espaço fascinante onde se descobre e se aprende, nele se amplia o conhecimento e se aprofunda a consciência da identidade, da solidariedade e da partilha.
Por meio dos museus, a vida social recupera a dimensão humana que se esvai na pressa da hora. As cidades encontram o espelho que lhes revele a face apagada no turbilhão do cotidiano. E cada pessoa acolhida por um museu acaba por saber mais de si mesma.
VIVA OS MUSEUS!

28/04/2016
28/04/2016

Museus de Penápolis abrirão neste final de semana

Em continuidade ao projeto “Comece o mês com Cultura”, a Prefeitura de Penápolis informa que os museus da cidade estarão abertos neste final de semana para visitação gratuita. Dessa forma, o Museu Histórico, Museu do Folclore e Museu de São Francisco de Assis (1ª Casa de Penápolis) abrirão sábado e domingo.
No sábado, dia 30 de abril, os museus citados estarão abertos para visitação das 9h às 15h. No domingo, dia 1º de maio, os museus ficarão abertos das 9h às 12h.
No sábado (30), das 14h às 15h, as pessoas que estiverem na Praça 9 de Julho, onde estão instalados dois museus (Histórico e Folclore), poderão conferir a apresentação de um show acústico com os alunos do Núcleo Municipal de Música, acompanhados do professor João Camargo.
O secretário municipal de Cultura, Luiz Colevatti, convida a comunidade para prestigiar as exposições dos Museus.
“As pessoas que não podem visitar os museus durante os dias de semana, devido a compromissos profissionais, agora têm a oportunidade de conhecer as exposições aos sábados e domingos”, disse Colevatti.
No projeto “Comece o mês com Cultura”, idealizado pela Administração Municipal e executado pela Secretaria de Cultura, os museus serão abertos todo primeiro final de semana do mês, em horários diferenciados.
“Dessa forma, todos poderão prestigiar o acervo dos museus, inclusive com visita monitorada, tudo de forma gratuita”, destacou o secretário de Cultura.

Índio
Vale lembrar que o Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Glaucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão” está com a exposição indígena “Cultura Kaingang”, aberta a visitação gratuita até o dia 1º de maio.
A exposição apresenta ao público a cultura indígena, destacando os Kaingangs, que estão entre os mais numerosos povos indígenas do Brasil. A mostra retrata a cultura kaingang através de objetos, fotografias, vídeos e contação de lendas. Todos estão convidados.

Serviço
Abertura dos Museus:
Sábado, 30 de abril – das 9h às 15h
Domingo, 1º de maio – das 9h às 12h
Endereço:
*Museu Histórico e Museu do Folclore – Praça 9 de Julho - Centro
*Museu de São Francisco de Assis (1ª Casa de Penápolis) - Rua dos Capuchinhos, 33 - Centro.

FOTO: A exposição sobre os indígenas kaingangs traz diversos objetos retratando a cultura de um dos povos mais numerosos do Brasil

15/04/2016

A FUNEPE está festejando neste ano o seu cinquentenário, e convidamos você a fazer parte dessa história.Pensando em uma maneira de como poderíamos reunir pessoas que passaram pela instituição, as quais pudessem reviver memórias, relembrar momentos e amigos, e também deixar sua contribuição para o ac…

30/03/2016

“COMECE O MÊS COM CULTURA” :
Museus ficarão abertos no primeiro final de semana de cada mês para visitação da comunidade

Em atendimento aos muitos pedidos da comunidade para que os Museus da cidade fiquem abertos aos finais de semana, a Prefeitura de Penápolis inicia neste mês de abril o projeto “Comece o Mês com Cultura”. Dessa forma, os quatro museus de Penápolis – Museu Histórico, Museu do Folclore, Museu do Sol e Museu de São Francisco de Assis (1ª Casa de Penápolis) – ficarão abertos à visitação gratuita todo primeiro final de semana (sábado e domingo) de cada mês.
O projeto “Comece o mês com Cultura” terá início neste final de semana, dias 02 e 03 de abril, sábado e domingo, respectivamente, com diversas atividades artísticas e culturais na Praça 9 de Julho, além da abertura dos Museus.

Atendimento
De acordo com o secretário municipal de Cultura do município, Luiz Colevatti, esse projeto vai ao encontro da comunidade que há tempos pedia abertura dos museus aos finais de semana.
“Muitas pessoas relatavam que queriam visitar os museus e não conseguiam porque o horário de funcionamento era o mesmo que o horário de trabalho. Então, decidimos atender a estes anseios, para que as pessoas possam conhecer as exposições e participar das atividades”, destacou o secretário Colevatti.

Horários
Neste final de semana, os quatro Museus estarão abertos em horários diferenciados.
No sábado, dia 02 de abril, o horário de funcionamento será das 09h às 15h. No domingo, dia 03 de abril, o horário de funcionamento será das 09h às 12h.

Atrações artísticas
Além da visitação aos museus, o projeto “Comece o Mês com Cultura” terá uma programação artística especial na Praça 9 de Julho (onde estão localizados dois museus – Histórico e de Folclore).
No sábado, 02, as atividades na Praça 09 de Julho acontecerão das 14h às 16h, com a participação do Coletivo de Hip Hop “Plis Ghetto”. Haverá presença dos 4 elementos do Hip Hop: Rap, Break, Dj e Graffit.
No domingo, 03, as atividades na praça serão realizadas das 09h às 10h30, com a apresentação dos alunos do Núcleo Municipal de Viola, mantido pela Secretaria Municipal de Cultura. As atividades na praça também são gratuitas à participação da comunidade.
“Espero que a comunidade penapolense aproveite a oportunidade de conhecer os nossos museus aos finais de semana. Certamente será um passeio muito agradável, um momento de lazer, cultura e conhecimento”, disse o secretário de Cultura, Luiz Colevatti. “Esperamos por todos com grande prazer”, concluiu.

Serviço:
A Secretaria Municipal de Cultura informa que grupos e entidades interessados em visitar os museus no final de semana, podem também agendar visita monitorada na Secretaria de Cultura, pelo telefone (18)3652.5568.

*Confira os endereços dos Museus:
Museu Histórico e Museu do Folclore – Praça 9 de Julho, Centro.
Museu do Sol – Avenida Rui Barbosa, 798, Centro.
Museu de São Francisco de Assis (1ª Casa de Penápolis) – Rua dos Capuchinhos, 33, Centro.

FOTOS: Museus estarão abertos neste sábado e domingo para visitação gratuita da comunidade

11/12/2015
26/11/2015

Endereço

Penápolis, SP
163000-000

Telefone

1836527034

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Museu Histórico e Pedagógico de Penápolis posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar