16/08/2013
EFETIVADA PROIBIÇÃO DE PERMANÊNCIA DE ÔNIBUS LIGADO NA RODOVIÁRIA.
A proibição de permanência de ônibus com o motor ligado durante o tempo de embarque e desembarque de passageiros no Terminal Rodoviário de Penápolis, com o objetivo de evitar poluição e proteger a saúde dos usuários do local já está em vigor. A medida, aprovada pela Câmara Municipal através de projeto de autoria do vereador Caíque Rossi (PSD), teve promulgação pelo prefeito Célio de Oliveira (PSD). O impedimento está disposto pela lei municipal nº 1914, de 11 de junho e tem placas informativas instaladas pela Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis (Emurpe) no Terminal Rodoviário. Nos 60 primeiros dias a partir da promulgação não haverá aplicação de multas em casos de infrações.Além das placas, a administração municipal também contatará por escrito as empresas do transporte de passageiros que utilizam o Terminal Rodoviário. Após 2 meses, o não cumprimento da nova legislação municipal terá multa de 100 Unidades Fiscais de Penápolis (UFP)- R$ 257,00. Em casos de reincidência, o valor será dobrado. Caíque Rossi, acompanhando pelo diretor administrativo da Emurpe, Evandro Novaes e pela encarregada do Terminal Rodoviário, Regis Carla Ribeiro Paes Pagani, visitou o local para verificar aplicação da lei municipal de sua iniciativa. “Agradecemos à administração municipal pelo entendimento e apoio ao nosso projeto”, diz o vereador. A preocupação de Caíque Rossi acontece principalmente pelo mal provocado através fumaça dos veículos. Na justificativa do projeto, ele relatou que o monóxido de carbono é altamente tóxico e que ao ser inalado em pequenas quantidades pode causar dores de cabeça, lentidão do raciocínio, problemas de visão, redução da capacidade de aprendizagem e perda de habilidade manual. No caso de grande quantidade, existe risco de morte por asfixia. Imprensa/Câmara