04/06/2020
NOTA SOBRE REUNIÃO COM A REITORIA NO DIA 02 DE JUNHO DE 2020
No dia 2 de Junho de 2020, às 16h, houve reunião entre representantes da Reitoria, DCE da UCPEL, SINPRO e SINTAE. A reunião teve pauta única que foi a campanha pela redução das mensalidades que vem sendo construída pelos estudantes da UCPEL em conjunto com algumas das entidades de representação estudantil da universidade.
A reitoria declarou que após ação judicial iniciada por alguns estudantes no Ministério Público Estadual, estará aguardando resposta do poder judiciário sobre essa questão. Estes estudantes entraram com ação contra a universidade solicitando redução linear das mensalidades durante o período da pandemia. Nesse sentido a decisão sobre reduzir ou não as mensalidades encontra-se em um campo fora do controle dos DCEs, DAs e demais estudantes, mas sim, nas mãos da decisão da justiça. A reitoria se nega a discutir qualquer forma de desconto linear, ou seja, desconto para todos os estudantes, enquanto a decisão do MP não for anunciada.
Enquanto isso, a reitoria da universidade apresentou a posição de que defende a manutenção das negociações individuais como única política em relação às mensalidades durante este período da pandemia. Entretanto, abriu a possibilidade para que o DCE encaminhe por email nos próximos dias uma proposta de política de descontos a ser discutida em próxima reunião.
A gestão do DCE UCPEL nos próximos dias estará discutindo, em conjunto das entidades do movimento estudantil da universidade que se mantém firmes aliadas na luta pelo e em defesa dos direitos dos estudantes, uma proposta de política ampla de descontos das mensalidades para atender os estudantes que vem sendo duramente prejudicados pela grave crise econômica, política e sanitária que estamos enfrentando em nosso país.
Por fim, a reitoria da universidade fez o convite para que o DCE participe da discussão acerca do processo das rematrículas para o próximo semestre, com o objetivo de debater formas de que estudantes que estão inadimplentes não sejam prejudicados em suas graduações e possam seguir na universidade.
O DCE UCPEL - Gestão Primavera Resiste reafirma seu compromisso com a classe trabalhadora e pela luta por uma universidade popular, que de fato atenda às necessidades dos estudantes. Se chegamos até aqui foi com a grande mobilização, se queremos avançar e alcançar nossos objetivos precisamos mobilizar cada vez mais, lutar cada vez mais, fazer cada vez mais barulho, só assim nossa luta pode ser bem sucedida, a mobilização coletiva é a maior arma dos estudantes!