03/06/2026
PEDRO OSÓRIO REALIZA SEMANECA 2026 COM FOCO NO ECA DIGITAL E DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
A Administração Municipal de Pedro Osório realizou, na última segunda-feira (01), a abertura oficial da SEMANECA 2026, a Semana Municipal da Criança e do Adolescente. O evento ocorreu no Salão Paroquial, que ficou lotado com alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, marcando o início de uma semana dedicada à conscientização e proteção dos jovens.
Na abertura oficial, o prefeito Ricardo e o vice-prefeito Davi parabenizaram a organização do evento, que chega à sua terceira edição. Os administradores destacaram que a iniciativa é fundamental para que as crianças conheçam seus direitos e deveres, além de aproximar profissionais gabaritados de todo o público presente.
Também foi ressaltado o empenho conjunto de quase a totalidade das secretarias municipais para a viabilização do projeto. O evento contou com a parceria da Secretaria de Trabalho, Cidadania e Ação Social (STCAS), CRAS, COMDICA, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar, Projeto Acreditar e TEAcolhe.
A programação iniciou com um café da manhã e apresentação artística da Orquestra Estudantil de Pedro Osório. A primeira palestra do dia, sobre "ECA Digital e suas Implicações", foi ministrada por Miguel Medina, Presidente do CEDICA/RS e Subsecretário de Direitos Humanos do Estado, mediado por Giulie Junges
Após o intervalo para almoço, as atividades retornaram com a apresentação de Sandro Vergara. O período da tarde seguiu com a palestra de Nelson Botelho, Diretor do Instituto Proteja, sobre as atribuições dos conselheiros tutelares, mediada pelo assistente social Iuri Santos.
O encerramento do ciclo de debates ficou a cargo do defensor público Lucas Moreira, que discutiu a "Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes", com mediação da nutricionista Camila Nogueira.