25/09/2017
Hora do Conta Online! 👏👩🏫🧒👦👧🧑
Ser Criança É...
Estatuto da Criança e do Adolescente para Crianças
Escrito por: Fábio Sgroi
Editora: Mundo Mirim
Respeitável público,
um minuto de atenção!
Vai começar o espetáculo,
com brincadeira de montão!
Agora, com vocês, os palhaços Penca e Pança
e os alunos da trupe Brincadeira de Criançaaaa!
"Número de crianças que trabalham aumentou 10%."
-Pela madrugada! Isso, sim, é palhaçada!
"Relatório da ONU alerta sobre violência infantil."
- Quanta falta de respeito!
"Estudo da ONU registra 923 milhões de desnutridos no mundo."
-Vou Pôr óculos escuros pra não ver direito!
"Desemprego dos pais é a principal causa da pobreza infantil na Europa."
- Isso, não! Precisamos mudar essa situação!
"Crianças na guerra."
-Que tal uma varinha de condão?
-Mágica não é solução!
-Ei! Olha só o que ele achou!
- Isto não é só papel, é lei! Um estatuto, com direitos que devem ser respeitados.
- Então, o que estamos esperando? Vamos dar o recado!
Respeitável público: adultos, parentes, pais, governo e organizações nacionais!
Crianças e adolescentes precisam de cuidado e proteção.
Por isso, ouvir bem este ditado é obrigação!
Nenhuma criança pode se virar sozinha,
nem na sua casa nem na casa da vizinha.
Para mudar esta história e deixar tudo diferente, com vocês:
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE!!
PROTEÇÃO TOTAL
Para que a criança e o adolescente cresçam e se desenvolvam, devem ter tudo de que necessitam, como acesso à boa alimentação, moradia, escola e lazer, entre outras coisas.
"Criança é toda pessoa de até 12 anos de idade. Adloescente é toda pessoa que tem entre 12 e 18 anos."
Lazer é só televisão?
Saúde é só tomar injeção?
Só batata frita é boa alimentação?
Apanhar em casa é proteção?
Escola ruim é boa educação?
Embaixo do viaduto é habitação?
VIDA E SAÚDE
Toda criança tem direito a hospitais e médicos de qualidade, inclusive antes de nascer. Isso vale para a mamãe também! Em qualquer situação de emergência, a criança deverá sempre ser a primeira a receber socorro.
-Se você passar mal, tem direito a um bom hospital!
-E para evitar complicação, o governo tem que promover a prevenção!
-Ah! agora eu entendi pra que serve a campanha de vacinação!
ALIMENTAÇÃO
É direito de toda criança ter boa alimentação para crescer forte e saudável. Caso a família não tenha condições , é dever do governo providenciar isso, por meio de programas de apoio alimentar.
- Olha só, o neném precisa mamar... Mas, e quando a mãe tem que trabalhar?
-Licença-maternidade, que é pro neném não chorar. Governo e empresas devem fazer de tudo para ajudar.
NOME E NACIONALIDADE
Toda criança, desde o momento em que nasce, tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
-Por que eu preciso ter uma certidão de nascimento?
-Pra matricular você numa escola, pra usar um hospital público e pra fazer mais uma porção de coisas, este é o documento.
TODO MUNDO É IGUAL
Po isso, toda criança com deficiência física ou mental deve receber educação e cuidados especiais. Mas nada de separar! O certo é todo mundo aprendendo e brincando junto!
O Brasil tem cerca de 3 milhões de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais.
-Ei, veja só! Minhas mãos estão falando
-Espero que elas não falem tanto quanto os seus cotovelos. Quá, quá, quá!
*Língua Brasileira de Sinais (Libras), para deficientes auditivos.
EXPLORAÇÃO NÃO
Nenhuma criança pode trabalhar ou sofrer qualquer tipo de abuso. Abusar de uma criança significa colocá-la em situações em que ela sofra crueldades ou que a levem a fazer coisas que prejudiquem sua saúde, seus estudos, sua liberdade ou seu desenvolvimentos. Isso precisa ser denunciado!
-Qualquer pessoa, em qualquer lugar do país, pode denunciar casos de abusos contra crianças e adolescentes. Basta pegar o telefone e discar o número 100.
- Outra maneira de denunciar é ir ao Conselho Tutelar de sua cidade. É obrigatório que todo município tenha um.
EDUCAÇÃO E DIVERSÃO
Toda criança tem direito a receber educação primária de qualidade e gratuita. Assim, ela vai poder escolher o que quer ser quando crescer. Mas, até lá, o que ela precisa, açém de estudar, é brincar muito, muuuuuito mesmo! Todos os adultos são obrigados a garantir esses direitos.
-Criança não pode trabalhar! Trabalho de criança é estudar e brincar!
- Segura aií!!!
FAMÍLIA E LAR
A Criança deve viver com os pais, em um lar com amor e compreensão. Quando isso não for possível, os tios, avós ou irmãos adultos é que devem cuidar dela. Agora, se a criança não tiver família ou se a família não tiver condições de viver com dignidade, é obrigação do governo e da sociedade ajudar.
XÔ, PRECONCEITO!
Todas as crianças têm direitos iguais. Devem crescer com liberdade e dignidade. Por isso, toda criança deve ser protegida contra qualquer tipo de preconceito e crescer em um ambiente de amizade, paz de tolerância.
-Cada criança tem um jeito, mas, nos direitos, todo mundo é igual!
- Criança não é menor, é cidadão!
-E ponto final!
Tenham todos uma boa semana, beijinhos
Flá e Karol :)
Livro Disponível na Biblioteca Cidadão de Paulo Frontin
Digitação Flávia Renata Schroh (Gestora Telecentro)