Biblioteca Pública Cidadã Hália Retcheski Popia

Biblioteca Pública Cidadã Hália Retcheski Popia Localizada no bairro Alto Paraíso, cidade de Paulo Frontin - PR.

13/05/2020

⚠️COMUNICADO⚠️

A Biblioteca Cidadã Halia Retcheski Popia vem por meio dessa comunica-los que estará novamente aberta ao público, entretanto com um horário diferenciado, por conta de algumas coisas que vieram a acontecer, bem como o problema que enfrentamos com o corona vírus.

A Biblioteca estará aberta de segunda a quarta-feira no período da tarde.

Professores, alunos e demais membros da cidade de Paulo Frontin que quiserem emprestar/devolver livros a Biblioteca estará de portas abertas.

O Telecentro esta com alguns problemas, os quais estamos resolvendo o mais brevemente possível, e assim que os problemas forem solucionados o Telecentro voltará a funcionar nos dias e períodos que a Biblioteca estiver aberta. E assim que os problemas forem sanados será comunicado a abertura do Telecentro.

Lembramos que não são permitidas aglomerações e o uso da máscara dentro da Biblioteca é obrigatório.

Atenciosamente Biblioteca Cidadã Halia Retcheski Popia

05/02/2018

Bom dia pessoal!!! hoje iniciamos o atendimento na Biblioteca, que 2018 seja um ano repleto de realizações e muita leitura! Horário de atendimento 8h as 12h e das 13h as 17h.

Aguardamos vocês.

Hora do Conto Online! ☺️🐈🐈🐾🐾🐾📚📚✏️✏️Tato, o gatoEscrito por: Rob ScottonTradução: Elvira VignaEditora: Rocco Pequenos Lei...
31/10/2017

Hora do Conto Online! ☺️🐈🐈🐾🐾🐾📚📚✏️✏️

Tato, o gato
Escrito por: Rob Scotton
Tradução: Elvira Vigna
Editora: Rocco Pequenos Leitores

É cedo, mas Tato já está bem acordado.
Hoje é seu primeiro dia na Escola dos Gatos.
Sua cauda se enrola de preocupação.

Se eu me esconder do dia, talvez ele vá embora, pensou.
O dia não foi embora.
- Hora de levantar - diz mamãe.
- Hora de se vestir - diz mamãe.
- Não tenho meias limpas, mamaẽ.
E seu eu fosse para a escola só amanhã? - pergunta Tato.
-Você não usa meias - diz mamãe

- Meu pelo está muito arrepiado hoje, mamãe.
E seu eu fosse para escola só amanhã? - pergunta Tato.
Mamãe escova seu pelo _ Puuurrrr - feito! - ela ronrona.

- Não esqueça a lancheira - diz mamãe.
Hoje eu preciso de um amigo, pensa Tato.
E põe seu rato de estimação, o Souza, na lancheira.

- Hora de ir - diz mamãe.
- A porta não está me deixando sair, mamãe.
- O portão prendeu meus dedos, mamãe.
- O poste está no meu caminho, mamãe.
- MAMÃE!

-Você pode ir na bicicleta se quiser, Tato - diz mamãe.
E ele foi. Sem dizer uma palavra.

-Bem-vindo à Escola dos Gatos - diz uma senhora bem fortinha.
- Sou Dona Fracotinha, sua professora.

A mãe de Tato dá um abraço apertado nele.
- Volto logo - diz.
- Você vai ficar bem.

-Ei, pessoal, esse é o Tato. Vamos dar boas-vindas a ele - diz Dona Fracotinha.

- OI, TATO!

Dona Fracotinha começa - Gatos são ótimos.
-Somos inteligentes, espertos e rápidos.
-Eu também sou ótimo? - pergunta Tato.
- Sim, você também - diz Dona Fracotinha.

- Gatos sobem em árvore, bebem leite e caça, rato - ela continua.
- Por que caçamos ratos? - pergunta Tato.
-Porque é isso o que fazemos - responde Dona Fracotinha.
- Por quê? - pergunta Tato.
- Porque sim.
- Por quê?
Dona Fracotinha suspira.
- Hora do lanche! - anuncia.

Tato abre a lancheira.
- UM RATO!
Os gatos fazem o que gatos fazem.
Souza de esconde atrás de uma garrafa transparente, e quando os gatos olham através do vidro, gritam e fogem.
Souza faz o que ratos fazem.

- PAREM! - grita Tato.
"TATABUM!"
Eles não param.

- Agora chega! - diz Dona Fracotinha, e eles param - Hora do leite.
- OBA!
Mas a porta da despensa não abre.
- Sem leite hoje - anuncia Dona Fracotinha.
- OHHHH.

Tato cochicha na orelha de Souza.
Souza concorda e aí...
No momento seguinte, a porta abre.
- HUMMM!

Dona Fracotinha escreve novamente no quadro-negro.
Gatos NÃO caçam ratos
- LEGAL!! - eles vibram

Logo chega a hora de ir para casa.
A mãe de Tato volta e dá um abraço apertado nele.
-Tenho uma porção de amigos...
Gatos não caçam ratos...Incrível...

É cedo, mas Tato já está bem acordado.
Hoje é seu segundo dia na Escola dos Gatos.
Sua cauda se enrola...
... de animação.

Livro disponível na Biblioteca Cidadã de Paulo Frontin
Digitação: Flávia Renata Schroh

Hora do Conto Online! 👧📜👦🐾👩‍🏫🐶🐕🐩📚Livro: Pantufa de CachorrinhoEscrito por: Jorge Luján ° IsolTradução: Leo CunhaEditora:...
16/10/2017

Hora do Conto Online! 👧📜👦🐾👩‍🏫🐶🐕🐩📚

Livro: Pantufa de Cachorrinho
Escrito por: Jorge Luján ° Isol
Tradução: Leo Cunha
Editora: Autêntica

Quero comprar um poodle toy pretinho, menina, bebê, chamada Aurora. Sabe onde ela mora?

Meu macaquinho e eu somos iguaizinhos, menos nas patas, no pelo, no corpo, no focinho, na roupa. E eu não sou tão fedorento.

O Chuvisco é preto, ocre e amarelo. Quando chegou era tão pequeno que cabia na minha pantufa de cachorrinho.

Ele nem lembra que foi atropelado por uma caminhonete e que arrumamos para ele uma caixa com cobertor e leite fresco.

Agora ficou tão grande que nem cabe mais no próprio nome. E como ele uiva quando os bombeiros passam tocando a sirene a noite inteira!

Minha coelhinha entende a gente: se você está triste ela logo sente. Eu sei que ela anda de quatro e que morde até demais mas é melhor que as pessoas mais legais.

Eu faço bolhas de sabão e a Mafalda estoura todas com a cauda.

Minha tartaruga Sasha é alegre e verde e lenta, menos quando despenca escada abaixo.

Não tem boa de aspirador? Nem nariz de aspirador? Nem orelhas de folha? Nem lombo de sofá? Nem pernas de foguete? Nem pegadas redondinhas? Nem voz de papagaio que tudo repete?

Então não deve ser o meu cachorro.

A marmota rrruge porque não gosta de poesia, e os professores só ensinam poemas sem grrraça.

A vida é uma delícia. Melhor ainda quando o Mishina faz bagunça.

Meu bichinho parece um hamster e é um hamster. Tem olhos pequenos, boca pequena, focinho pequeno, orelhas pequenas, tudo pequeno, muito pequeno, mini pequeno.

Meu lourinho fala e come lentilhas. É seu jeito de ser feliz.

Em duas patas parece acrobata, em quatro balança a cauda, em nada parece almofada. O que é, o que é?

FIM

Com carinho e beijinhos

Flá e Karol
Biblioteca Cidadã de Paulo Frontin

Este livro você encontra para empréstimo na Biblioteca Cidadã de Paulo Frontin.

Digitação: Flávia Renata Schroh dos Anjos
Gestora Telecentro

07/10/2017
Boa Tarde pessoal! Além da catalogação segundo o CDD (Código Decimal de Dewey) nossos livros infantis estão separados po...
03/10/2017

Boa Tarde pessoal! Além da catalogação segundo o CDD (Código Decimal de Dewey) nossos livros infantis estão separados por séries!!! Para mais informações venha nos fazer uma visitinha! Estamos de portas abertas para a população!

Informamos que devido ao jogos do Bom de Bola, a Biblioteca Cidadã de Paulo Frontin estará fechada dos dias 28/set/2017 ...
26/09/2017

Informamos que devido ao jogos do Bom de Bola, a Biblioteca Cidadã de Paulo Frontin estará fechada dos dias 28/set/2017 à 02/out/2017 assim como o Telecentro, devido ao fato de servir como alojamento para os alunos, agradecemos a compreensão de toda a população e deixamos o nosso convite para participar junto conosco desse momento desportivo importante para a nossa cidade. Desejamos à todos que já estão participando deste evento, nossos parabéns, e as crianças e adolescentes grandes momentos de alegria e confraternização!

O Esporte é Vida!!! Sejam todos Bem Vindos à Paulo Frontin!

Atenciosamente
Equipe Biblioteca Cidadão de Paulo Frontin

Karoline Markevicz
Bibliotecária Responsável

Flávia Renata Schroh
Gestora do Telecentro

Sinara Soyka
Funcionária da Bibiolteca

Hora do Conta Online! 👏👩‍🏫🧒👦👧🧑Ser Criança É... Estatuto da Criança e do Adolescente para CriançasEscrito por: Fábio Sgro...
25/09/2017

Hora do Conta Online! 👏👩‍🏫🧒👦👧🧑

Ser Criança É...
Estatuto da Criança e do Adolescente para Crianças
Escrito por: Fábio Sgroi
Editora: Mundo Mirim

Respeitável público,
um minuto de atenção!

Vai começar o espetáculo,
com brincadeira de montão!

Agora, com vocês, os palhaços Penca e Pança
e os alunos da trupe Brincadeira de Criançaaaa!

"Número de crianças que trabalham aumentou 10%."
-Pela madrugada! Isso, sim, é palhaçada!

"Relatório da ONU alerta sobre violência infantil."
- Quanta falta de respeito!

"Estudo da ONU registra 923 milhões de desnutridos no mundo."
-Vou Pôr óculos escuros pra não ver direito!

"Desemprego dos pais é a principal causa da pobreza infantil na Europa."
- Isso, não! Precisamos mudar essa situação!

"Crianças na guerra."

-Que tal uma varinha de condão?
-Mágica não é solução!
-Ei! Olha só o que ele achou!
- Isto não é só papel, é lei! Um estatuto, com direitos que devem ser respeitados.
- Então, o que estamos esperando? Vamos dar o recado!

Respeitável público: adultos, parentes, pais, governo e organizações nacionais!

Crianças e adolescentes precisam de cuidado e proteção.
Por isso, ouvir bem este ditado é obrigação!

Nenhuma criança pode se virar sozinha,
nem na sua casa nem na casa da vizinha.

Para mudar esta história e deixar tudo diferente, com vocês:

O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE!!

PROTEÇÃO TOTAL
Para que a criança e o adolescente cresçam e se desenvolvam, devem ter tudo de que necessitam, como acesso à boa alimentação, moradia, escola e lazer, entre outras coisas.

"Criança é toda pessoa de até 12 anos de idade. Adloescente é toda pessoa que tem entre 12 e 18 anos."

Lazer é só televisão?
Saúde é só tomar injeção?
Só batata frita é boa alimentação?
Apanhar em casa é proteção?
Escola ruim é boa educação?
Embaixo do viaduto é habitação?

VIDA E SAÚDE
Toda criança tem direito a hospitais e médicos de qualidade, inclusive antes de nascer. Isso vale para a mamãe também! Em qualquer situação de emergência, a criança deverá sempre ser a primeira a receber socorro.

-Se você passar mal, tem direito a um bom hospital!
-E para evitar complicação, o governo tem que promover a prevenção!

-Ah! agora eu entendi pra que serve a campanha de vacinação!

ALIMENTAÇÃO
É direito de toda criança ter boa alimentação para crescer forte e saudável. Caso a família não tenha condições , é dever do governo providenciar isso, por meio de programas de apoio alimentar.

- Olha só, o neném precisa mamar... Mas, e quando a mãe tem que trabalhar?

-Licença-maternidade, que é pro neném não chorar. Governo e empresas devem fazer de tudo para ajudar.

NOME E NACIONALIDADE
Toda criança, desde o momento em que nasce, tem direito a um nome e a uma nacionalidade.

-Por que eu preciso ter uma certidão de nascimento?

-Pra matricular você numa escola, pra usar um hospital público e pra fazer mais uma porção de coisas, este é o documento.

TODO MUNDO É IGUAL
Po isso, toda criança com deficiência física ou mental deve receber educação e cuidados especiais. Mas nada de separar! O certo é todo mundo aprendendo e brincando junto!

O Brasil tem cerca de 3 milhões de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais.

-Ei, veja só! Minhas mãos estão falando
-Espero que elas não falem tanto quanto os seus cotovelos. Quá, quá, quá!

*Língua Brasileira de Sinais (Libras), para deficientes auditivos.

EXPLORAÇÃO NÃO
Nenhuma criança pode trabalhar ou sofrer qualquer tipo de abuso. Abusar de uma criança significa colocá-la em situações em que ela sofra crueldades ou que a levem a fazer coisas que prejudiquem sua saúde, seus estudos, sua liberdade ou seu desenvolvimentos. Isso precisa ser denunciado!

-Qualquer pessoa, em qualquer lugar do país, pode denunciar casos de abusos contra crianças e adolescentes. Basta pegar o telefone e discar o número 100.

- Outra maneira de denunciar é ir ao Conselho Tutelar de sua cidade. É obrigatório que todo município tenha um.

EDUCAÇÃO E DIVERSÃO
Toda criança tem direito a receber educação primária de qualidade e gratuita. Assim, ela vai poder escolher o que quer ser quando crescer. Mas, até lá, o que ela precisa, açém de estudar, é brincar muito, muuuuuito mesmo! Todos os adultos são obrigados a garantir esses direitos.

-Criança não pode trabalhar! Trabalho de criança é estudar e brincar!
- Segura aií!!!

FAMÍLIA E LAR
A Criança deve viver com os pais, em um lar com amor e compreensão. Quando isso não for possível, os tios, avós ou irmãos adultos é que devem cuidar dela. Agora, se a criança não tiver família ou se a família não tiver condições de viver com dignidade, é obrigação do governo e da sociedade ajudar.

XÔ, PRECONCEITO!
Todas as crianças têm direitos iguais. Devem crescer com liberdade e dignidade. Por isso, toda criança deve ser protegida contra qualquer tipo de preconceito e crescer em um ambiente de amizade, paz de tolerância.

-Cada criança tem um jeito, mas, nos direitos, todo mundo é igual!

- Criança não é menor, é cidadão!

-E ponto final!

Tenham todos uma boa semana, beijinhos
Flá e Karol :)

Livro Disponível na Biblioteca Cidadão de Paulo Frontin
Digitação Flávia Renata Schroh (Gestora Telecentro)

Se hoje eu pudesse te sugerir alguma coisa, eu te sugeriria isto, leia este livro! Dentre muitos e muitos livros que cla...
22/09/2017

Se hoje eu pudesse te sugerir alguma coisa, eu te sugeriria isto, leia este livro!
Dentre muitos e muitos livros que classificamos e etiquetamos na Biblioteca Cidadã de Paulo Frontin, este foi de parar meus olhos, e dos meus filhos também. Que história maravilhosa e encantadora!

Vamos ler juntos?

A Hora do Conto Online! 👏👩‍🏫😍👦🧒👶👧🧑☁️🌪️📚📜

"Os Fantásticos Livros Voadores de Modestos Máximo"
de WILLIAM JOYCE
Tradução: Elvira Vigna
Editora: Rocco

Modesto Máximo gostava de palavras.
Gostava de histórias
Gostava de livros.
Sua vida era um livro escrito por ele mesmo, uma página organizada depois da outra. Ele o abria a cada manhã e escrevia as suas alegrias e tristezas, tudo o que conhecia e todas as suas esperanças.

Mas todas história tem suas reviravoltas.
Um dia, o céu escureceu.
O vento soprou e s o p r o u ...
. . Até que tudo que Modesto sabia e conhecia - inclusive as palavras de seu livro - ficou embaralhado.

Ele não sabia o que fazer, nem para onde ir.
Então, começou a andar a esmo.

E andou e andou.

Um feliz acaso, então, aconteceu.
Em vez de olhar para baixo, como havia se habituado, Modesto Máximo olhou para o alto. Viajando pelo céu, bem acima dele, Modesto viu uma linda moça. Ela era levada por um festivo esquadrão de livros voadores.

Modesto se perguntou se o seu livro podia voar.
Mas não podia.
Apenas caía no chão com baque surdo e deprimente.

A moça que voava sabia que Modesto só precisava de uma boa história. Logo, enviou para ele a que ela mais gostava. Esse livro, que era uma companhia agradável, convidou Modesto a segui-lo.

O livro o levou a um prédio fantástico onde aparentemente muitos livros de "aninhavam".

Modesto entrou devagar e descobriu a sala mais misteriosa e convidativa que já vira. Estava tomada pelo farfalhar de uma infinidade de páginas e ele podia ouvir o cochichar de mil histórias diferentes, como de cada livro sussurrasse um convite à aventura.

Em seguida, o seu novo amigo voou até ele e pousou em seu braço. E lá permaneceu, aberto, na expectativa de ser lido.
A sala gorjeava de tanta vida.

E assim, a vida de Modesto entre os livros começou.

Modesto tentava manter os livros em algum tipo de ordem, mas eles sempre se misturavam. As tragédias, precisando de alegria, iam visitar as comédias. As enciclopédias, exaustas de tantos fatos, relaxavam com os quadrinhos e os livros de ficção. No fim, até que a bagunça fazia sentido.

Modesto sentia grande prazer em cuidar dos livros.
Restaurava delicadamente as encadernações frágeis de uns e alisava os cantos dobrados das páginas de outros.

Acontecia de Modesto se perder dentro de um livro e não ser visto por dias a fio.

Modesto gostava de compartilhar os livros.
Certas ocasiões, escolhia um favorito, aquele que todos amavam. Noutras, descobria um volume pequeno e solitário, com uma história raramente contada.

-A história de cada um é importante - disse Modesto.

E todos os livros concordaram.

À noite, após todas as histórias que precisavam ser contadas terem sido contadas e todos se ajeitarem em seus lugares certos nas estantes, o grande dicionário tinha a última palavra:

ZZZZ ZZ zz zzz zzZZ z zzZ zz zzzzZZZ

Era nesse momento que Modesto Máximo voltava a escrever seu próprio livro. Escrevia as suas alegrias e trsitezas, tudo o que conhecia e todas as suas esperanças.

Os dias passaram.

E os meses.

E os anos.

E mais anos . . .
. . e Modesto Máximo ficou encurvado e enrugado.

Mas os livros nunca mudaram. Suas histórias continuavam lá. Agora seus velhos amigos cuidavam de Modesto como um dia ele cuidou deles. Liam a si mesmos todas as noites para ele.

Um dia, ele completou a última página de seu livro. Olhou para cima e disse, com um suspiro doce e pesaroso:
- Acho que chegou minha hora de seguir em frente.

Os livros ficaram tristes, mas entenderam. Modesto pôs o chapéu e pegou a bengala. Ao se aproximar da porta, voltou-se e sorriu, depois acenou um adeus.
- Levo vocês todos aqui dentro - disse ele, e apontou para o coração.

Os livros acenaram suas páginas e Modesto voou para longe. E, ao voar, ele voltou a ser como era naquele longínquo dia em que todos se encontraram pela primeira vez.

Os livros aquietaram-se por algum tempo. De repente, perceberam que Modesto Máximo havia deixado algo para trás.
- É o livro dele! - disse o amigo mais antigo.
Dentro estava a história de Modesto.
Todas as suas alegrias e tristezas, tudo o que conhecia e todas as suas esperanças.

Em seguida, os livros ouviram um som baixo, em tom quase ansioso. À porta, havia uma garotinha. Ela olhava ao redor, encantada. Foi quando uma coisa fantástica aconteceu. O livro de Modesto Máximo voou até ela e abriu suas páginas.

A menina começou a ler.
E assim, a nossa história termina como começou . . .
. . com um livro sendo aberto.

FIM

Palavrinha interessantes:

- Reviravoltas: efeito de desfazer as voltas.
- A esmo: sem rumo.
- Baque: Queda, choque,
- Farfalhar: Falar com excesso de palavras (muitos falando juntos)
- Sussurrasse: dizer em voz baixa,
- Gorjeava: Cantarolava.
- Longínquo: Distante.

Livro Disponível na Biblioteca Cidadã de Paulo Frontin
Digitação: Flávia Renata Schroh - Gestora Telecentro

Carinhosamente à todos os Educandos e Educadores de nossa Cidade! E à todos aquele que cuidam das nossas crianças!

Flá e Karol

18/09/2017

Endereço

Rua Dos Estados
Paulo Frontin, PR
84635-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+554235431804

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Biblioteca Pública Cidadã Hália Retcheski Popia posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria